No decorrer da vida precisamos lidar com diversas pessoas diferentes, cada uma com sua personalidade e outras particularidades. Entender mais a respeito do perfil daqueles com quem convivemos de maneira mais próxima é essencial para conseguirmos ter relações positivas e superar os obstáculos que surgirem. No artigo de hoje falarei a respeito daqueles que apresentam comportamento agressivo, algo que deve ser olhado com atenção para evitar que o temperamento do outro comprometa o seu bem-estar e equilíbrio emocional.

Principais Características do Comportamento Agressivo

Nem sempre é possível identificar imediatamente que uma pessoa apresenta comportamento agressivo, pois, em grande parte dos casos, elas apenas mostram esse seu lado para aqueles com quem têm maior proximidade. Por esse motivo, é bastante comum encontrar indivíduos que são tranquilos ao lidar com colegas de trabalho, por exemplo, e agressivos com familiares e amigos mais próximos.

Alguns dos principais sinais da agressividade incluem:

  • As pessoas agressivas se zangam com facilidade, por isso os indivíduos ao seu redor parecem estar sempre medindo palavras ao falarem com elas;
  • Quando começam a ficar nervosas, é possível identificar sinais marcantes em sua aparência, o que pode incluir respiração ofegante, olhar fixo e vermelhidão no rosto;
  • Estão sempre em busca de ganhar, não por realização pessoal, mas sim para mostrarem que são os melhores;
  • Quando exaltadas, não deixam o outro falar, interrompendo-o com frequência;
  • São autoritárias e fazem de tudo para impor suas ideias;
  • Em alguns casos mais graves de descontrole, podem chegar às vias de fato.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Dicas Para Lidar Pessoas de Comportamento Agressivo

Lidar com alguém que apresente um comportamento do tipo agressivo é um tanto quanto delicado, principalmente quando se tem um relacionamento mais próximo ou de subordinação no trabalho, como nos casos em que o chefe é quem age dessa maneira. Contudo, existem formas de contornar essa situação e evitar que os ataques alheios te atinjam. Continue acompanhando e saiba como agir.

1 – Mantenha a Tranquilidade, Mas Seja Firme

Por mais desafiador que pareça, a primeira medida que se deve tomar ao ser confrontado por uma pessoa agressiva é manter a calma. Entendo que, em um primeiro momento, a primeira reação seja revidar e dar uma resposta à altura, contudo isso apenas irá piorar as coisas. Respire, conte até dez mentalmente e, até mesmo, se prepare antes para se manter centrado e não ceder às provocações. Entretanto, isso não significa que deva ficar à mercê do indivíduo agressivo, responda educadamente, mas com firmeza.

2 – Não Leve Para o Pessoal

Se uma pessoa agressiva te ataca gratuitamente isso diz mais a respeito dela do que de você. Nesse sentido, jamais leve qualquer coisa que ela disser no calor do momento para o lado pessoal. Tenha a consciência de quem é, das suas qualidades e também dos seus pontos de melhoria, pois todos possuem características a serem desenvolvidas. Assim, nada do que terceiros disserem de forma rude irá te abalar, porque saberá qual é a sua verdade e a sua essência.

3 – Dê Respostas Curtas e Diretas

PSC

Uma pessoa que está apresentando comportamento agressivo dificilmente irá parar para dar toda a atenção para o que está dizendo. Além disso, qualquer coisa a mais que diga pode servir para que ela continue com os ataques. Por isso, prefira dar respostas curtas e diretas. Dessa forma, se o seu chefe fala de forma autoritária que precisa de um relatório hoje e pergunta se você será capaz de fazer, responda: “Sim, estará na sua mesa às 15 horas” ou “Não, estou trabalhando em outro projeto hoje”.

4 – Coloque-se no Lugar Dela

Pode parecer estranho, em um primeiro momento, sugerir que tenha empatia por alguém que está te tratando de forma grosseira. A verdade é que ser empático é sempre uma atitude positiva, pois permite que obtenha uma nova visão a respeito dos fatos e encontre formas mais construtivas de lidar com eles. Talvez o seu chefe esteja agindo dessa forma por estar passando por uma situação delicada na família ou esteja sofrendo uma grande cobrança por parte da empresa, por exemplo. Pensar de forma mais ampla poderá te dar maior serenidade para agir.

5 – Repense a Relação Que Tem Com Ela

É importante que procure repensar a relação que tem com essa pessoa. Se for um relacionamento pessoal, como um namoro, casamento ou mesmo uma amizade, é necessário refletir para ver se realmente vale a pena insistir e continuar. O diálogo também se mostra como essencial, para que demonstre ao outro o quanto aquele comportamento te faz sofrer. Nesse caso, opte sempre por expor o seu lado de forma tranquila, sem acusações, apenas mostrando que aquilo está te fazendo mal.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

6 – Foque em Controlar o Seu Comportamento

Nós não temos o poder de controlar o comportamento do outro, porém podemos assumir o controle sobre a forma como agimos e nos comportamos. Dessa forma, mantenha sempre o foco em si e em como pode agir para que a agressividade de terceiros não comprometa a sua serenidade e o seu bem-estar. Jamais responda a provocações ou permita que sua autoestima e autoconfiança sejam abaladas. Mantenha o seu comportamento da forma que acredita ser a certa e seja sempre fiel aos seus valores.

7 – Procure Ajuda

Nos casos em que o comportamento agressivo parte do seu chefe ou de um colega de trabalho, por exemplo, é necessário buscar ajuda caso a situação comece a fugir do controle. Certas situações de agressividade de um superior em relação ao seu subordinado podem configurar assédio moral, algo que é condenado pela justiça. Por isso, procure algum outro responsável dentro da empresa com quem possa se abrir e pedir ajuda, como o departamento de Recursos Humanos, ou, se não houver, considere buscar apoio jurídico.

Por mais desafiante que seja lidar com pessoas de comportamento agressivo, através da prática e das experiências vividas conseguirá se manter cada vez mais firme e não irá se abalar. No mais, esteja ciente do seu próprio comportamento e sempre faça questão de ser gentil e educado com todos, seja no trabalho, no dia a dia com estranhos ou nos relacionamentos pessoais. Assim, terá a consciência de que também merece ser tratado com cordialidade e respeito.

 

Copyright: 658068103 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes