Quando estão iniciando uma nova fase de suas vidas, geralmente as pessoas se sentem animadas e cheias de energia. Contudo, conforme o tempo passa, muitas começam a experimentar um sentimento de desestímulo e desânimo, como se a energia do início estivesse se esgotando. Além disso, existem os casos em que esse desestímulo vem de fatores externos, como quando as circunstâncias começam a se mostrar desafiadoras demais ou há influências negativas repetindo crenças limitantes e te desanimando, por exemplo.

Se você está passando por isso, saiba que é perfeitamente possível colocar um ponto final ao desestímulo que está sentindo e transformá-lo em força e vontade de agir. A verdadeira motivação é aquela que nasce dentro de cada um, então, aprenda a construir e alimentar a sua e verá que ela independe de fatores externos. Você é o seu poder!

As Causas do Desestímulo

Uma pessoa pode se sentir desestimulada por diversas razões. Um profissional da área da saúde que trabalha no sistema público, por exemplo, pode se sentir desestimulado por conta da falta de recursos para atender seus pacientes e cumprir todas as demandas. Assim como alguém pode se sentir desanimado por não contar com o apoio da família para abrir um negócio ou realizar algum outro tipo de mudança em sua vida.

Esse sentimento de desmotivação também pode ser fruto da insegurança e do medo de não ser capaz de ousar e ir além. Então, o indivíduo começa a se sentir cada vez mais desanimado, criando ideias negativas em sua mente, que fazem com que ele se mantenha cada vez mais inerte e, preso à sua zona de conforto. Basicamente, o desestímulo acontece quando não há estímulos, nem internos e nem externos.

Dicas Poderosas Para Vencer o Desestímulo

Através das dicas poderosas que compartilharei a seguir você conseguirá colocar um fim ao desânimo que está sentindo e encontrará o caminho para realizar tudo o que deseja e ser feliz!

1 – Busque o Estímulo Dentro de Si

O estímulo está dentro de você, basta que o encontre e saiba alimentá-lo. Nesse sentido, comece a se atentar mais para si, seus sentimentos e o que faz com que se sinta desestimulado. Apenas olhando para o seu interior será capaz de encontrar as respostas que procura. Então, através do autoconhecimento descobrirá quais são as suas paixões, o que faz com que se sinta estimulado e motivado a prosseguir, enfim, o seu propósito.

Quando há segurança a respeito de quem se é e do que se deseja realizar, o estímulo se torna algo que vem de dentro e que nada e nem ninguém será capaz de abalar. Por isso, é importante que encontre o caminho para a sua motivação e tenha sempre em mente quais são as razões que te trouxeram até aqui e fazem com que deseje continuar caminhando.

2 – Tenha um Planejamento

Após se conhecer e entender o que te motiva, é necessário organizar todas essas ideias e transformá-las em planejamento para agir e realizar. Faça uma lista com todas as metas que deseja alcançar e o caminho que irá seguir para cada uma delas. Essa medida, além de ser útil para deixar a sua vida mais organizada e produtiva, irá te ajudar a manter o foco.

A forma com a qual irá registrar esse planejamento pode ser tanto física quanto digital, o importante é que seja um meio de fácil acesso e que possa te acompanhar diariamente. Contudo, na primeira fase, em que irá fazer um esboço dos seus objetivos, acredito que a boa e velha dupla: papel e caneta ainda seja a melhor opção. O simples ato de escrever cada palavra irá te ajudar a refletir melhor e, assim, aperfeiçoar os detalhes do seu plano.

3 – Aproxime-se de Pessoas Positivas

Como disse, a motivação é algo que vem de dentro, entretanto, contar com a influência de pessoas positivas certamente irá agregar à sua vida. Olhe ao seu redor no trabalho, na sala de aula, caso esteja fazendo algum curso, ou mesmo em família, na vizinhança ou no seu círculo de amizades e se aproxime de indivíduos que tenham interesses semelhantes aos seus e te inspirem de alguma forma.

Assim como a presença de seres negativos pode te prejudicar, a de pessoas positivas pode somar. Além de se beneficiar com isso, aproveite para retribuir, estimulando-as da mesma forma que fazem contigo. Ter essa rede de apoio será maravilhoso para todos os envolvidos, que saberão que poderão contar uns com os outros para se aconselhar; desabafar, e, claro, comemorar as conquistas.

4 – Comemore Cada Passo Dado

Quando os seus planos incluem metas mais ousadas, de longo prazo, é importante saber valorizar e comemorar cada uma das etapas dessa conquista, para se manter estimulado e motivado. Essa é uma forma de mostrar para si mesmo que, embora os objetivos ainda não tenham sido alcançados, a cada passo dado estará mais perto deles. E então, estará apreciando a viagem tanto quanto a chegada ao destino.

Dividir uma meta maior em etapas também é importante porque evita que se sinta sobrecarregado ao ver apenas uma lista enorme com tantas obrigações a serem cumpridas. É uma forma extraordinária de substituir o desestímulo de achar que falta muito para o objetivo ser alcançado pela motivação de se alegrar com cada etapa vencida. Siga em frente e aproveite sua jornada!

5 – Apenas Faça!

Mesmo se esforçando para se manter motivado a continuar vão existir momentos em que se sentirá desanimado e isso é natural. A diferença estará em como irá agir quando se sentir assim. Ao invés de esperar que a motivação apareça, concentre-se em fazer o que é preciso. A sensação de realização fará com que se sinta estimulado novamente e volte a ter energia para prosseguir.

Lembre-se que nem sempre as condições serão as mais favoráveis, e é a sua atitude nesses momentos que irá possibilitar que mostre a sua força e vontade de agir. Por isso, não espere o melhor momento chegar, prefira criar as oportunidades, controlar as circunstâncias e assim estará assumindo o controle sobre a sua vida e escrevendo a sua história. O poder para transformar a sua vida está em suas mãos! Quanto mais se conhecer, melhor irá conseguir resolver as suas questões internas e, assim, se potencializar.

Copyright: 524865799 – https://www.shutterstock.com/pt/g/minervastudio