Liderança

Jirsak/Shutterstock Os líderes são os guias das pessoas e dos resultados na empresa!

A Liderança é a capacidade de conduzir pessoas a alcançarem, com êxito, os resultados objetivados. Liderar envolve muitas competências comportamentais e um conjunto de habilidades técnicas. Neste contexto, o líder é o exemplo a ser seguido e, este deve: ensinar, conduzir, delegar, motivar, estimular bons relacio­namentos, inspirar e influenciar pessoas a desenvolverem suas atividades da melhor maneira e, com isso, alcançarem os resulta­dos extraordinários.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?Clique aqui e baixe agora meu ebook
“Leader Coach”! É um presente!

Benefícios e Características da Liderança

  •  Líderes têm o talento nato para influenciar pessoas e fazê-las segui-los.
  • O líder tem a inteligência emocional e social desen­volvidas.
  • Apresenta determinação, carisma, empatia, disciplina e criatividade.
  • A desenvoltura na forma de comunicar-se o diferencia dos demais.
  • Líderes têm visão futura, inspiram e formam no­vas lideranças.
  • Autenticidade e honestidade são características de um bom gestor.

 

Revelações sobre o Perfil de Líder!

 

Este indivíduo se reconhece como um líder nato e sabe que possui características que o diferenciam das demais pessoas. Pode desde a infância apresentar esta habilidade ou tê-la desenvolvido a partir de experiências que exigiram uma postura mais atuante neste sentido. Por isso, mostra-se muito à vontade em situações nas quais sua liderança é exigida e no ato de conduzir pessoas.

PSC

O indivíduo, cuja força pessoal é a liderança, além da co­municação apurada possui as inteligências emocional e social desenvolvidas. Junte a isso uma visão holística, que lhe confere a capacidade de compreender, com assertividade, os processos que dizem respeito às relações humanas e a formação do comporta­mento dos indivíduos, por ele liderados.

Reflexões sobre a Liderança

 

  • Quais características o fazem crer que tem o perfil de líder?
  • Como você definiria sua liderança?
  • Quais atitudes atestam que você é um bom guia?
  • Em que situações você acredita que sua condução é fundamental?
  • Como ter este perfil influencia as pessoas ao seu redor?
  • Quais aspectos de seu comando precisam ser melhorados?

 

Subutilização da Habilidade

Esta pessoa se reconhece como um líder; tem a consciência de suas habilidades e competências diferenciadas para lidar com pessoas e para ela é muito natural ter uma postura de liderança e fazer com que os outros sigam suas ideias e seus comandos.

 

Entre­tanto, quando não pode assumir oficialmente o controle de uma situação pode ficar inclinado a não colaborar com outro líder. Esta resistência acaba tornando-se negativa para o seu desenvolvimen­to como líder, uma vez que não se permite colaborar e aprender com outra pessoa.

Dicas Para Ser um Bom Líder

  • Faça de sua liderança um modelo a ser seguido e inspire através de seus exemplos.
  • Use o ato de liderar para desenvolver pessoas e torná-las mais confiantes e produtivas.
  • Ao conduzir pessoas procure não só oferecer conhecimentos, como também aprender com seus liderados.
  • Busque evoluir continuamente e pautar sua liderança pela valorização das pessoas.
  • Procure estabelecer laços de confiança com seus liderados para que estes colaborem com você por prazer, e não obrigação.

A felicidade é imprescindível para uma boa liderança!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

 O Que Evitar na Liderança?

 

Toda liderança imposta é vista como uma “ditadura” que representa a vontade exclusiva de alguém. Assim, mesmo tendo o dom para liderar, a pessoa não deve impor seu poder e oprimir o direito das outras pessoas de assumirem a posição de líder, ainda que situacional.

 

Uma liderança não existe se não é capaz de mobilizar pessoas e fazer com que estas a sigam. Impor a liderança a quem não deseja ser liderado é uma forma de aplicar em excesso esta força e torná-la desnecessária. O líder precisa cativar as pessoas e buscar sua cooperação. Assim, deve dispor de uma sensibilidade apurada para decidir em que situações e momentos sua habilidade é exigida e, especialmente quando esta não se faz necessária.

 

Fique atento a isso e construa uma liderança diferenciada. Para isso, minha dica é – inclua as ferramentas de Coaching em sua gestão. Conheça, então, a formação Leader Coach Training- LCT e torne-se um líder de alto desempenho!