Uma liderança assertiva é aquela em que toda a equipe se desenvolve e alcança resultados extraordinários. Naturalmente, isso depende da dedicação de cada liderado, mas, sobretudo, da capacidade do líder de tomar decisões, delegar tarefas e motivar as pessoas.

Esse processo é determinante para o sucesso de qualquer trabalho em equipe, o que se reflete no crescimento de empresas, projetos, organizações etc. Naturalmente, uma liderança assertiva é resultado não de um ou outro efeito, mas de uma série de atitudes que precisam ser desenvolvidas pelo líder. Neste artigo, você vai conferir 8 dessas atitudes. Boa leitura!

1. Definir objetivos

Todo trabalho em equipe deve começar com a definição de um objetivo, que nada mais é do que o estado desejado, isto é, aquilo que se deseja alcançar coletivamente. Cabe ao líder definir esse objetivo, que precisa ser mensurável, específico, realista, relevante e com um prazo de tempo definido.

Também é função do líder comunicar esse objetivo a todos os membros da equipe, de modo que ninguém possa alegar desconhecimento. Isso permitirá que cada um, dentro das suas competências e habilidades, compreenda de que maneira se “encaixa” na equipe para alcançar as metas em questão.

2. Distribuir tarefas e funções

Todo líder precisa conhecer muito bem cada membro da sua equipe, tanto nas competências técnicas como nas características comportamentais. Esse conhecimento da própria equipe permite que o líder seja capaz de distribuir funções e tarefas de forma adequada, isto é, compatível com aquilo que cada um sabe fazer de melhor.

Uma equipe de sucesso é formada por membros com diferentes habilidades, que se complementam e que geram bons resultados. Assim como em um time de futebol, cada um tem uma função estratégica, mas todos são igualmente responsáveis pelos resultados obtidos.

3. Comunicar-se com clareza

PSC

A comunicação é um dos princípios mais básicos e importantes da liderança assertiva. Todo líder precisa comunicar-se a todo tempo com os seus liderados: para divulgar objetivos, explicar tarefas, orientar, corrigir, avaliar o desempenho, dar dicas, ensinar e motivar.

Em todos esses momentos, a comunicação precisa ser extremamente clara, ou seja, sem dar margem a qualquer dúvida. Por isso, o líder deve pensar muito bem antes de falar ou escrever qualquer coisa em direção à sua equipe, sempre tendo como objetivo a obtenção do melhor desempenho possível de todos os colaboradores.

4. Saber ouvir

A comunicação eficaz, contudo, não deve ser unilateral. Isso quer dizer que o líder deve saber falar, mas também deve saber ouvir. Por mais que seja ele o dono da última palavra, é essencial que ele ouça o que os demais membros da equipe têm a dizer, afinal de contas, cada um tem um ponto de vista e um saber distinto, de modo que consultá-los antes de tomar uma decisão é fazer uma escolha mais sábia.

Além disso, o ato de saber ouvir compõe a chamada liderança democrática, que combate o autoritarismo que certos líderes ainda demonstram. Assim, todos os membros da equipe se sentem valorizados e motivados, afinal de contas, a sua voz é ouvida e o seu conhecimento é levado em consideração.

5. Orientar

Um bom líder, portanto, toma as suas decisões baseado em dados, ou seja, considerando as informações que recebe, os dados que pesquisa e as opiniões cedidas pelos demais membros da equipe. É dessa forma que ele define o que deve ser feito e distribui as tarefas.

Quando toda a equipe começa a trabalhar, cabe ao líder fazer-se presente. Ele deve tirar as dúvidas que ainda existirem, orientar, explicar procedimentos, ensinar o que deve e o que não deve ser feito, enfim, oferecer apoio aos liderados. Os colaboradores certamente sentem-se mais amparados e confiantes quando há uma liderança presente que, embora não “roube” a autonomia de cada um, ajuda quando necessário.

6. Motivar

O trabalho do líder não é apenas técnico e focado no alcance das metas. Na verdade, ele também tem a função de construir um clima organizacional harmônico, pautado em cooperação, amizade e bem-estar. Dessa forma, ele deve ser um grande motivador, que demonstra com palavras e atitudes que confia nas competências de cada pessoa.

Assim, cabe a ele levantar o moral, animar e apoiar a sua equipe, especialmente nos momentos mais desafiadores. Mesmo na hora de corrigir e repreender atitudes inadequadas, ele deve fazer isso com um tom de ensinamento, e não de punição.

7. Dar feedbacks

De tempos em tempos, é preciso que os colaboradores da equipe saibam se o seu desempenho na realização das tarefas está ou não dentro do esperado. Para isso, o líder precisa avaliar o desempenho de cada um e conduzir feedbacks, ou seja, reuniões individuais para comentar sobre os aspectos positivos do trabalho que foi feito e os pontos que precisam de melhorias.

Nesse sentido, o líder deve ser firme, mas sempre respeitoso com o liderado, sobretudo no momento das críticas. Elas devem ser feitas de forma construtiva, com sugestões de melhorias. Além disso, o líder também deve ser receptivo ao feedback que parte dos próprios liderados (o que geralmente é feito por meio de avaliações anônimas).

8. Compartilhar saberes e investir no desenvolvimento pessoal

O objetivo da liderança assertiva não é apenas fazer com que os membros da equipe cumpram as suas respectivas obrigações, mas também promover um desenvolvimento contínuo a cada colaborador. Para isso, o líder precisa compartilhar os seus conhecimentos e ensinar os liderados, com base na sua experiência.

Além disso, ele também deve fazer recomendações de atividades, leituras, cursos, treinamentos e participações em eventos com bom potencial para enriquecer as carreiras e os currículos dos seus liderados. Todo líder deve ter uma preocupação genuína com o desenvolvimento de cada membro da sua equipe. Somente assim se constrói uma equipe verdadeiramente vencedora.

Os 8 traços acima são determinantes para a composição de uma liderança assertiva. Ela depende de pilares, como: comunicação, empatia, objetivos, planejamento, organização, estratégias, conhecimento, orientação, motivação, feedback e desenvolvimento pessoal. Colocar esses aspectos em prática é uma ótima maneira de tornar-se um líder assertivo e competente.

E você, querida pessoa, se considera um líder assertivo? Enxerga lideranças assertivas no seu ambiente de trabalho? O que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!