Ser líder é estar no comando de alguma empresa, departamento ou projeto. O líder é a pessoa responsável por tomar decisões, orientar os funcionários, atribuir funções e monitorar os resultados. No entanto, dependendo da personalidade do indivíduo, da estrutura de sua organização e do tipo de projeto em que esteja envolvido, diferentes tipos de liderança podem ser exercidos.

Os principais tipos de liderança são: liderança autocrática, democrática, liberal e de coaching. Cada uma delas tem suas características próprias. Vamos conhecê-las melhor?

Liderança autocrática

A liderança autocrática, também conhecida como autoritária, é focada no chefe. Nesse estilo, o líder é bastante centralizador e toma todas as decisões sem consultar suas equipes. Ele afirma o que deve ser feito, delega as funções e deve ser obedecido com pouco ou nenhum espaço para dúvidas e sugestões.

Essa obediência toda pode ser produtiva no início, porém, com o passar do tempo, a tendência é que os colaboradores adquiram medo da figura do líder. O grande volume de trabalho e o medo de dizer não frequentemente provocam problemas como: tensão, estresse, frustração, agressividade e desmotivação. É um ambiente que costuma gerar muitos conflitos.

Liderança democrática

A liderança democrática é caracterizada por um líder que dá voz e vez aos seus colaboradores. Ele compreende que os membros de sua equipe possuem diferentes expertises, de modo que as decisões são tomadas coletivamente. As pessoas têm espaço para mostrar suas opiniões e agir com criatividade.

O líder se faz presente não apenas na distribuição de tarefas, mas também no auxílio e orientação durante todo o processo. Ele é acessível, interage e incentiva a participação de todos para alcançar seus objetivos.

Neste tipo de liderança, tanto a quantidade quanto a qualidade do trabalho são valorizados. O clima de trabalho é marcado por cooperação, comprometimento, liberdade e criatividade.

Liderança liberal

Este estilo de liderança é o extremo oposto da liderança autocrática. Aqui, o foco é 100% no grupo. O líder confere total liberdade de ação e de decisão para o grupo, interferindo apenas quando solicitado. Ele acredita que todos os membros de sua equipe possuem maturidade, responsabilidade e conhecimento para agir, sem uma supervisão constante.

As pessoas passam a desenvolver autonomia. No entanto, a falta de necessidade de prestar contas produz queda no rendimento dos profissionais e uma postura mais individualista. O líder é omisso e sem firmeza, sem demonstrar muita preocupação com a quantidade e com a qualidade de trabalho. Isso causa descontentamento e desinteresse em seus liderados, que não respeitam a figura do líder.

Liderança de coaching

O coaching tem constituído mais recentemente um quarto tipo de liderança. Neste caso, o líder atua como um mentor, checando a produtividade e a evolução de cada um de seus liderados. Ele acompanha de perto a execução das tarefas, presta auxílio e identifica as forças e pontos de desenvolvimento de cada membro. O feedback é frequente para que cada indivíduo progrida em sua área de atuação.

Este líder é também um grande motivador de sua equipe, construindo um clima de cooperação, confiança e crescimento. Ele compreende que o todo é sempre mais do que a simples soma das partes e, por isso, vislumbra ótimos resultados por meio da melhora constante de cada pessoa.

E aí, qual é o estilo de liderança em que você se encaixa? Ou você é adepto da chamada “liderança situacional”, variando entre os estilos, conforme as circunstâncias exijam? A dica é estudar o contexto para compreender qual é o estilo que melhor se aplica.