Quando falamos em liderança colaborativa, o líder deve ser percebido como um ente colaborati­vo. Isso porque o seu trabalho está na conexão do grupo, atuando de forma coletiva. 

O líder que colabora é também aglutinador, como é o caso da atuação do coach, sobretudo no processo de Coaching Group. Isso porque colaborar, no âmbito da liderança, é reforçar a relação entre as pessoas, a fim de que os relacionamentos sejam seguros o suficiente, para que as solicitações sejam atendidas com empenho e alta performance.

No artigo de hoje vamos falar sobre este perfil de liderança, para que você entenda como ele funciona e de que maneira você pode aplicá-lo em seu dia a dia profissional. Continue conosco e confira!

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

O Perfil no Líder Colaborativo

O líder colaborador é aquele que vai além da cobrança de me­tas. Ele contribui diretamente para o alcance dessas metas. Trata-se de um profissional, que está inserido no processo, e que faz questão de fazer parte dele. Ele abomina a posição do chefe, que vê tudo de fora, como um investigador de erros, pois acredita que essa postura distancia a equipe e gera frustrações.

Colaborar pode significar bem mais do que simples­mente oferecer ajuda. Na comunhão de propósitos, propos­ta em um processo de Coaching em grupo, por exemplo, seus participantes são mesmo convi­dados a mergulhar em um horizonte comum, pertencente a todos e que, no fim das contas, faz pouco sentido para quem depois o observa de fora.

PSC

Ele é um todo partilha­do, cujos códigos só são decifrados por quem está imerso naquela lógica, por quem, enfim, é também um partic­ipante daquele processo de Coaching. Por isso, diante de alguns olhares externos, as peculiaridades daquele grupo podem inclusive não ser facilmente compreendidas em um primeiro momento.

A lógica a reger esse tipo de liderança é bastante fran­ca, ao assumir que coach e coachee estão todos no mesmo barco. O esforço de condução da embarcação para o seu porto seguro ou destino final passa, nesse momento, a ser uma tarefa a quatro mãos, sem que o suposto líder a bor­do se veja apenas como um viajante ocasional, mas como alguém, que tem como missão influenciar diretamente nas mel­hores soluções e iniciativas.

Como funciona a liderança colaborativa?

A liderança colaborativa tem potencial de gerar resultados extraordinários para os mais diversos tipos de empresas. Para isso, é preciso que o seu bom funcionamento seja verdadeiramente respeitado. 

A seguir, vamos descobrir de que forma este tipo de liderança funciona, para aplicarmos seu conceito em nosso dia a dia:

Não tem medo de mostrar vulnerabilidade

O líder colaborativo sabe que não está acima do bem e do mal e, exatamente por isso, entende que é totalmente passível de falhas. Por esta razão, ele mantém-se sempre aberto às críticas, procurando melhorar constantemente. Além disso, quando erra, admite que errou, sem nenhum medo ou receio de julgamentos, pois sabe que são os erros os melhores professores que podemos ter.

É flexível

Este perfil de líder sabe que mudanças acontecem o tempo todo, principalmente no mercado empresarial. Por isso se apresenta como um profissional flexível, que entende a necessidade de se adaptar às mais variadas situações que surgem em sua rotina e na rotina da sua equipe. 

Incentiva a participação de todos

Além de colaborar com a evolução e crescimento de todos, o líder colaborativo também incentiva a participação das pessoas ao seu redor, nos processos organizacionais. Ele estimula todos a contribuírem com ideias, opiniões e sugestões, pois sabe que é exatamente daí que podem surgir as melhores soluções para os alcance de resultados extraordinários. 

Gera senso de pertencimento

Este incentivo à colaboração, gera nas pessoas ao seu redor senso de pertencimento, que é um excelente combustível para o bom desempenho de todos. Fazer isso, é MARAVILHOSO, pois, dessa maneira, consegue estimular todos a se unirem e trabalharem em prol do alcance das metas e objetivos individuais e coletivos. 

Compartilha o que sabe

Não há liderança colaborativa sem compartilhamento. É por isso que esse líder se empenha ao máximo em compartilhar tudo aquilo que sabe, principalmente com a sua equipe. Isso acontece, porque ele gosta de ajudar a todos no que for preciso, para que, dessa forma, os resultados extraordinários sejam alcançados de maneira muito mais acelerada. 

A Importância da Colaboração no Processo de Coaching

Esse é um diferencial, aliás, do processo de Coaching de qualquer outro auxílio, orientação, aconselhamento ou qualquer coisa do tipo a que possamos recorrer eventual­mente. O coach, promotor e desencadeador das mudanças realizadas pelo seu coachee, não é apenas um profissional que a tudo enxerga e interpreta com os olhos impassíveis e distantes de quem prefere manter-se imune ao outro. Exercendo um papel bem mais completo, o coach está vo­cacionado a se deixar levar também por certa dose de emoção e proximidade, afinal o interesse e os objetivos do coachee passam a ser, em certa medida, também seus.

A colaboração de que falamos, pois, é precisamente isso. Uma mão a mais no esforço, uma força externa a per­mitir a viabilização de um projeto ou conduta. Quando somada à liderança, ela se estabelece como um norte, um horizonte para o qual se deve canalizar o esforço e a energia despendidos.

Liderança Colaborativa Porque Colaborar é Sempre Preciso!

A liderança colaborativa tem muito de Coaching individual ou em grupo, em razão de o líder que assim se estabelece e apresenta não fazer uma linha de à meia distância, sem permitir que os respingos da atuação dos seus liderados o atinjam.

Ele bebe das fontes do Coach­ing ao se firmar não como uma central de comando que simplesmente emite ordens e diretrizes como seria o caso de um chefe clássico, mas por se assemelhar a uma espécie de foro natural de discussão, reflexão e busca de soluções. Ao contrário de dizer como deve ser feito, a liderança colaborativa chama as partes a um mergulho reflexivo de onde se extrai a melhor saída.

Além disso, o líder colaborador está interessado na relação que ele estabelece com sua equipe e igualmente interessado na relação que as pessoas da sua equipe esta­belecem entre si. Isso porque entende que seu resultado está diretamente vinculado à colaboração gerada por essas relações.

Gostou deste conteúdo? Já conhecia este tipo de líder? Deixe nos comentários a sua opinião e continue me acompanhando, para ficar por dentro dos melhores artigos sobre liderança. 

Imagem: Por Natnan Srisuwan