No dia a dia de uma empresa, liderança e comunicação são praticamente sinônimos, uma vez que ambas impactam diretamente nos resultados uma da outra e são essenciais à boa gestão de pessoas. Por isso mesmo, estas são duas competências-chave que devem sempre caminhar lado a lado. Como tal, devem ser desenvolvidas pelos líderes com a intenção de que os resultados de sua gestão empresarial e de pessoas sejam sempre positivos.
Comunicar-se bem é essencial para que o líder possa expressar suas ideias com clareza e para que saiba se relacionar bem com seus colaboradores, colegas e clientes. Já a liderança é essencial para inspirar seus profissionais, incentivá-los a colaborar, motivá-los, mantê-los engajados e produtivos, além de delegar as tarefas com assertividade e dar feedbacks e orientações aos liderados.
O grande problema é que mesmo com todos estes benefícios, muitos gestores ainda subestimam a necessidade de desenvolver e aprimorar continuamente sua liderança e comunicação. Com isso, eles acabam deixando de lado estas importantes competências profissionais e limitando seus resultados junto à sua equipe.
É importante dar atenção a este ponto, pois se esta mentalidade não for mudada, esse comportamento pode também prejudicar a carreira do líder como um todo, sabotando sua vida profissional em vários aspectos.
Para evitar que isso aconteça, convidamos você a continuar nos acompanhando, para, assim, compreender a importância de desenvolver bem a liderança e a comunicação, e, dessa maneira, alcançar o sucesso, de forma definitiva.
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Entenda Porque é Importante Desenvolver Liderança e a Comunicação
Tanto para entender a importância da comunicação na liderança, como da liderança na comunicação, precisamos ampliar nossa visão do que é a gestão do capital humano dentro de uma organização, já que empresas são feitas de pessoas, por pessoas e para pessoas. O líder tem, portanto, um papel decisivo e, ao guiar seus liderados, deve buscar fazer isso da melhor forma possível.
Na prática isso quer dizer que, por meio de uma expressão clara e assertiva, ele pode realmente agregar valor ao seu grupo, proporcionando crescimentos e aprendizados aos seus profissionais e direcionando-os à conquista de grandes resultados, ao unir o poder da comunicação com uma boa liderança.
Ainda sim é comum esbarrarmos, dentro das organizações, com líderes que literalmente pararam no tempo no que concerne o seu próprio desenvolvimento como gestor, ou seja, deixaram de evoluir, sofrendo da chamada Síndrome de Gabriela, que repetem velhos erros e pecam em sua forma de se comunicar.
Como tal, são gestores erráticos em sua comunicação interpessoal e gerencial, bem como na forma de delegar tarefas e cobrar resultados. Porém eles não assumem suas responsabilidades neste processo, o que leva a muitos transtornos, retrabalhos e grande desmotivação profissional na equipe. Por isso mesmo, para eximir-se de sua culpa, eles acabam culpando sempre os seus liderados pelos erros causados por sua falta de clareza.
Este, entre diversos outros, é o perfil de líder que mais precisa desenvolver a sua comunicação, não só para evitar prejuízos à sua própria carreira, mas também para seus colaboradores e para a empresa onde trabalha.
Comunicação Assertiva
Trata-se de um elemento-chave para todos os tipos de líderes. Isso porque ela permite que eles desenvolvam uma boa gestão e conquistem resultados extraordinários. Quando o líder se comunica assertivamente, ele consegue também indicar os melhores caminhos, corrigir as falhas, reconhecer seus colaboradores e colaborar com seu próprio desenvolvimento, além de ouvir seus liderados e integrar todos os conhecimentos em prol da conciliação dos objetivos das empresas e dos seus profissionais.
Como desenvolver uma comunicação e uma liderança assertivas?
Depois de entendermos profundamente como a liderança e comunicação se influenciam mutuamente, aqui vão algumas dicas, para que você desenvolva ambas e alcance resultados extraordinários em sua carreira.
Para começar, autoconhecimento
O ponto de partida para o desenvolvimento de uma boa liderança e comunicação assertiva é o autoconhecimento. Aqui, o ideal a se fazer é uma análise sobre si mesmo, buscando entender os pontos que você tem mais fortes e aqueles que ainda precisam ser melhorados.
Com a visão mais clara sobre si mesmo, você consegue compreender onde precisa trabalhar, para se tornar um líder cada vez melhor para seus liderados e para a empresa onde trabalha.
Diálogo sempre
Para começar, algo pelo qual o líder deve prezar, tanto para desenvolver uma liderança, quanto uma comunicação assertivas é o diálogo. Cada vez que ele opta por este caminho, ou seja, por conversar com seus colaboradores, bem como com todas as pessoas que o rodeiam, ele ganha a confiança dessas pessoas, pois as entende melhor e aprende a se comunicar com elas com assertividade.
Aprimoramento constante
Não é porque você chegou a um cargo de liderança que não precisa se desenvolver mais, pelo contrário. O seu processo de aprimoramento deve ser constante. Por isso, procure cursos, leituras, palestras, entre outros meios, de compreender de que maneira você pode se tornar um líder melhor do que já é e como pode ter um contato mais efetivo com seus liderados, através da comunicação assertiva.
Ao fazer isso, com certeza você logo vai perceber os resultados extraordinários surgindo em sua jornada.
Orientação
Além das formas que apresentei a você até aqui, algo bastante eficaz que você pode fazer é buscar orientação, conversando com outros líderes e gestores. Caso você se sinta à vontade, procure um mentor, porque a experiência vivida por outras pessoas pode ajudá-lo a melhorar a sua desenvoltura no dia a dia e, consequentemente, ter uma liderança e uma comunicação ainda mais assertivas.
Coaching
Por fim, se você deseja ser um líder com habilidades de comunicação, invista em seu desenvolvimento profissional por meio do Coaching e agregue também esta poderosa ferramenta a sua gestão de pessoas e empresas.
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