Linguagem corporal

Luis Carlos Torres/Shutterstock Saber decifrar a linguagem corporal é importante para nos comunicarmos com efetividade

O corpo fala e nossa linguagem corporal diz muito sobre o que estamos pensando e sentindo em cada momento. Tanto é que mesmo sem dizer nada, todos conseguem perceber quando nós estamos muito felizes ou então bem insatisfeitos com alguma coisa.

Entender que a comunicação vai além das palavras é muito importante em nossa carreira e vida pessoal. Digo isso porque podemos compreender as intenções e os sentimentos do outro quando expandimos nossa percepção, ou seja, a forma de ler a outra pessoa, e por vezes, a nós mesmos.

Para entender os bebês, por exemplo, os pais precisam aprender a identificar a linguagem corporal das suas crianças no que diz respeito, a saber, compreender suas vontades e necessidades. Isso é importante para entender quando os pequenos estão sentindo dor, fazendo manha, querendo chamar a atenção para a hora da troca da fralda, de brincar ou comer. Isso tudo sem que nenhuma palavra seja dita, só a partir da interpretação de seus sinais físicos, faciais e dos diferentes sons por eles emitidos.

Coaching na Compreensão da Linguagem Corporal

Nem todas as pessoas tem a facilidade para expressar verbalmente o que pensam e sentem.  Para compreendê-las é importante decifrar os sinais de seu corpo, sua postura corporal, o movimento provável dos olhos, os gestos com as mãos e os reflexos de suas emoções que são visíveis em suas ações como, por exemplo, roer as unhas, suar em excesso ou manter as mãos inquietas.

Em meu curso de Coaching, eu trabalho muito neste sentido, uma vez que uma das principais habilidades de um coach deve ser aprender a ouvir além das palavras. Para isso, apresento ferramentas e técnicas para que o profissional compreenda melhor a mente humana e as diferentes formas de se comunicar de seu cliente.

Dominar este conhecimento é essencial para desenvolver os recursos que permitam acessar o coachee e oferecer-lhe um processo de Coaching completo. Isso quer dizer com todos os subsídios que precisa para desenvolver suas habilidades, um novo mindset, eliminar crenças e comportamentos negativos e chegar ao seu estado desejado, seja na carreira ou sem âmbito pessoal.

PSC

A linguagem não verbal corporal revela uma infinidade de informações importantes sobre as experiências, personalidade e até mesmo sobre os traumas ainda não superados. Nossas memórias são como marcas corporais e do mesmo modo que ficam em nossa mente, também se mostram em nosso corpo e dizem muito sobre nós.

Quanto melhor compreendemos tudo isso, mais condições nós temos de vencer nossas dificuldades, superar limitações e conquistar nossos sonhos e objetivos. Por isso, como coach, líder, profissional e ser humano, busque compreender o que está por trás da sua e também da expressão corporal do outro e comunique-se de forma mais efetiva.

Para isso, reflita, e avalie se a sua forma de se expressar é realmente positiva, clara, transmite coisas boas ou é agressiva, distante e precisa ser revista. Quanto mais conhecemos o outro, mais entendemos a nós mesmos e mais crescemos em todos os sentidos.

Portanto, se você quer ampliar sua visão e compreender as diferentes formas de linguagem corporal, invista na formação Professional & Self Coaching – PSC e desenvolva e amplie sua capacidade de leitura corporal e aprenda a ser muito mais assertivo na forma de ver, entender e se comunicar. Faça o PSC!