Persuadir é igual a convencer. Nós praticamos a persuasão em vários momentos da nossa vida: quando crianças tentamos convencer nossa mãe a comprar um brinquedo, quando adultos tentamos convencer nosso chefe a aumentar nosso salário. Embora muitas pessoas acreditem que a habilidade de ser persuasivo é um dom ou uma virtude, é possível aprender algumas técnicas de persuasão.

A persuasão é uma habilidade muito valorizada nos perfis profissionais, uma vez que pessoas persuasivas são fortemente argumentativas, focadas e tendem a conquistar as pessoas a seu redor. Embora muito ligada ao mundo profissional o poder de persuadir e influenciar também pode ser muito utilizado na vida pessoal.

A arte de persuadir consiste na utilização de estratégias de comunicação capazes de prender a atenção de uma pessoa a sua fala e o de saber convencê-la meio de argumentos. A arte de persuadir está muito ligada ao carisma, pessoas que tem o dom de compreender de ouvir na essência, de observar o seu derredor tem maiores chances de conseguir persuadir e influenciar as pessoas que estão a sua volta.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

A palavra tem origem no vocábulo grego khárisma, que significa “graça”, sendo adaptada para o latim charisma, representando “graça divina” um “dom concedido pelos deuses”. E dessa forma, a palavra ainda é entendida até hoje, como um poder “natural” de atrair e cativar todos ao redor.

Max Weber, um dos principais pensadores da história da humanidade, apontou que essa característica, definida por ele como uma “fascinação irresistível”, é um ponto em comum entre os todos principais líderes políticos da história da humanidade. De acordo com o sociólogo, quem possui carisma é seguido naturalmente pelos outros, que o admiram por suas capacidades “acima do normal”.

O carisma no ambiente de trabalho é fundamental para estabelecer uma boa convivência e fortalecer os relacionamentos interpessoais. A falta de cordialidade ou de respeito, por outro lado, cria barreiras que impedem a construção de vínculos positivos.

PSC

No universo corporativo, principalmente no de vendas, a persuasão é muito utilizada. Um profissional de vendas precisa a todo o momento ser persuasivo, apresentar bons argumentos para convencer os seus clientes a se interessarem por seu produto e a fechar a compra.

Na vida pessoal nós a usamos de diversas formas também, quando você quer encantar e seduzir alguém para começar um relacionamento amoroso a lógica é a mesma, é preciso ter atributos convincentes para chamar a atenção da outra pessoa e a despertar nela um interesse maior em conhecê-lo.

Quando estamos em busca de uma recolocação profissional e num processo de seleção e entrevista de emprego, por exemplo, a persuasão é muito importante para nos apresentarmos bem diante dos nossos recrutadores. Também é essencial para saber o modo certo de expressar nossas opiniões e falar de nossas competências, habilidades e experiências na carreira.

Este é um diferencial importante, pois tem a ver desde com a forma como o candidato se porta fisicamente, com o modo de se vestir, comunicar e relacionar ao seu posicionamento nas dinâmicas e frente aos demais.

A persuasão também é essencial na hora de apresentar uma nova ideia ao chefe, no momento de defender o desenvolvimento de um projeto e para vender ao cliente um produto ou serviço da sua empresa. No processo de negociação, quanto mais persuasivo e inteligente o profissional é, melhor ele usa os argumentos para convencer o comprador a levar o que oferece.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Outro ponto onde a capacidade de persuadir é um elemento chave é no momento de pedir um aumento, uma vez que o colaborador precisa ter argumentos congruentes e convincentes para que seu pedido seja pelo menos avaliado. O certo é que modo geral, a persuasão é uma poderosa aliada dos profissionais e também dos líderes, que dispondo desta habilidade conseguem trazer mais a equipe para junto, envolver seus membros, engajá-los e manter sua motivação sempre em alta.

O poder de persuasão faz toda a diferença na forma de apresentar argumentos e expressar ideias que realmente tenham sentido para quem está nos ouvindo. Persuasão é o resultado direto da “Máxima Performance” de alguém.

Neste sentido, posso dizer, sem errar, que a persuasão é essencial em todos os momentos de nossa vida.

 

Copyright: 1086491807 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes