Mahatma Gandhi foi uma pessoa de grande valor para a humanidade e que lutou pelos direitos civis do povo indiano sempre de forma pacífica, mostrando que é possível defender o que se acredita sem precisar usar a violência. Sua história é extremamente inspiradora e, por isso, resolvi compartilhá-la, para que mais pessoas a conheçam a se inspirem nesse exemplo de ser humano que Gandhi foi.

Biografia de Mahatma Gandhi – Luta pela paz

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no ano de 1869, na cidade indiana de Porbandar e pertencia à casta dos comerciantes, chamada de vaixás. Para quem não sabe, na Índia a sociedade era dividida através de um sistema de castas, em que a população era oficialmente classificada entre: sacerdotes e letrados, guerreiros, comerciantes e servos.

Sua mãe era analfabeta, mas mesmo sem saber ler era uma mulher muito sábia e também religiosa. Seus ensinamentos tiveram um grande impacto na formação de Gandhi e contribuíram para que ele se tornasse um grande homem. Na escola, ele era extremamente tímido e não mostrava qualquer dom para liderar, o que torna sua história ainda mais surpreendente, já que ele se tornou um dos maiores líderes do mundo anos depois.

Após o falecimento de seu pai, Gandhi foi para a Inglaterra, onde cursou a faculdade de direito. Nesse período, ele desenvolveu um grande interesse pelo Bhagavad Gita, um texto religioso hindu, e, também, pela bíblia sagrada cristã. Para ele, ambos os textos continham ensinamentos valiosos, os quais levou por toda a sua vida.

Após concluir a faculdade de direito, Gandhi voltou para a Índia, mas logo foi trabalhar como advogado na África do Sul. No país africano, ficou impressionado com o nível de discriminação racial e injustiça que os indianos sofriam e foi lá que ele começou a realizar os protestos não-violentos que se tornariam sua marca registrada e seu maior legado. Foi nessa época que passou a ser chamado de Mahatma, que em sânscrito significa “de grande alma”.

A luta pela independência indiana

Após 20 anos vivendo na África do Sul, em 1915 Gandhi voltou para seu país de origem e se tornou líder do movimento nacionalista, que lutava pela independência da Índia, que, por sua vez, havia sido colonizada pela Inglaterra. Sempre realizando protestos não violentos, o governo inglês acabava sem ter como proibir ou contra-atacá-los, o que tornou o movimento do povo indiano cada vez mais forte.

PSC

Apesar disso, muitos indianos não concordavam com sua postura pacifista e tentavam realizar ações mais incisivas. A fim de evitar isso, sempre que percebia que existiam pessoas com intenções de se revoltar em meio a seus protestos, ele os cancelava, porque sabia que a paz era o melhor caminho para que o objetivo de todos fosse alcançado.

Em 1930, Gandhi liderou a famosa Marcha do Sal, um ato em protesto contra a lei imposta pelos britânicos de que os indianos não poderiam mais extrair sal do mar. Milhares de pessoas caminharam ao lado dele por 20 dias até chegarem ao litoral para, então, extraírem seu próprio sal. Infelizmente alguns manifestantes usaram de violência contra os soldados britânicos, levando-o a encerrar o protesto.

A independência indiana aconteceu, mas não como ele gostaria, pois ficou decidido que o país seria dividido entre Índia e Paquistão, separando muçulmanos e hindus. Gandhi fez o possível para mostrar que os dois povos poderiam conviver em paz, no entanto, como percebeu que era a vontade da maioria, aceitou a divisão e passou o dia da independência orando em luto.

A luta de Gandhi contra o sistema de castas indiano

Como disse no início do artigo, a população indiana era dividida por um sistema de castas, em que cada um tinha a sua importância. Porém, além das castas, existiam os dalits, também chamados de intocáveis, que eram totalmente marginalizados. Indignado com essa divisão, Gandhi iniciou uma série de campanhas para acabar de vez com essa classificação.

Embora suas campanhas tenham recebido muita resistência por parte dos indianos conservadores, elas contribuíram bastante para que houvesse uma mudança nesse preconceito que durava séculos. Hoje, a constituição da Índia proíbe o sistema de castas, contudo, existem algumas regiões do país em que a população continua classificando as pessoas através delas.

Legado de Mahatma Gandhi

Sua postura ativa contra a separação da Índia e do Paquistão desagradou os hindus nacionalistas radicais. Nathuram Godse era um deles e acreditava que Gandhi havia favorecido os muçulmanos. Então, no dia 30 de janeiro de 1948, esse homem cometeu um atentado que colocou fim à vida do líder pacifista, que tinha 78 anos. Até hoje, ele é lembrado pelos indianos como um libertador e o dia do seu aniversário (2 de outubro) é comemorado todos os anos por eles.

10 Citações de Mahatma Gandhi sobre a vida

Gandhi deixou um legado fantástico de paz para o seu povo e para toda a humanidade. Uma forma de saber mais a respeito do ser humano extraordinário que ele foi é através de suas citações. A seguir, veja as que considero mais marcantes e reflita sobre a mensagem poderosa que cada uma delas carrega.

1 – “Um homem é produto de seus pensamentos. Tudo aquilo que ele pensa, ele se torna.”

2 – “Ninguém será capaz de me ferir se eu não permitir.”

3 – “Felicidade é quando existe harmonia entre aquilo que você pensa, diz e faz.”

4 – “Uma pessoa fraca nunca consegue perdoar verdadeiramente, pois o perdão é um atributo dos fortes.”

5 – “Um grama de prática vale muito mais do que um milhão de palavras.”

6 – “Viva de modo como se fosse morrer amanhã. Aprenda como se fosse viver eternamente.”

7 – “Um serviço que é prestado sem alegria não ajuda verdadeiramente nem aquele que serviu e nem o que foi servido.”

8 – “A verdadeira glória está na tentativa de alcançar um objetivo e não em, de fato, alcançá-lo.”

9 – “Sempre que uma pessoa lhe confrontar, conquiste-a através do amor.”

10 – “Não sabemos quem são as pessoas mais importantes para nós até que as perdemos.”

Você já conhecia a biografia de Mahatma Gandhi? Qual passagem mais te marcou? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo, levando o legado desse líder fantástico adiante!

Copyright: 716404120 – https://www.shutterstock.com/pt/g/StockImageFactory