Você acredita que tem problemas relativos à ansiedade porque confere a cada 20 minutos seu smartphone para saber se chegaram novas mensagens ou porque não consegue parar de pensar no compromisso do final de semana? Saiba que, do ponto de vista clínico, os transtornos de ansiedade se configuram em sentimentos extremos que dificultam a manutenção do ritmo normal da vida pelo indivíduo. Então, vale a pena saber um pouco mais do assunto antes de achar que possui realmente um problema.

Conheça as manifestações clínicas dos transtornos de ansiedade

Um estudo realizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) detectou que 9,3% dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade. O novo estilo de vida da sociedade moderna é um dos fatores preponderantes para um número tão elevado. A seguir, vou apresentar as principais manifestações clínicas dos transtornos de ansiedade. Caso se identifique com alguma delas, é fundamental que procure ajuda de um especialista.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

O indivíduo acometido pelo Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) apresenta uma preocupação demasiada ou possui uma expectativa muito elevada e fora de controle em relação a diferentes aspectos de sua vida. É importante ressaltar que o diagnóstico prevê a necessidade de persistência dos sintomas por um período de por volta de seis meses, para que seja realmente considerado um transtorno.

A ocorrência dessa condição tem relação com a junção de fatores genéticos facilitadores e fatores externos, que são o que despertam essa ansiedade. A pessoa passa a ter a sua vida girando em torno da própria ansiedade, desenvolvendo o que os especialistas chamam de pensamentos disfuncionais. Pode até ser que o indivíduo identifique que tem medos não condizentes com a realidade, mas, mesmo consciente, não consegue evitá-los, perdendo o controle das suas atitudes.

Tratamento: quem acredita ter um quadro clínico de TAG deve contar com o acompanhamento de um psicólogo e/ou de um psiquiatra. O tratamento pode se valer do uso de medicamentos, como ansiolíticos, antidepressivos e inibidores de receptação de serotonina, além de sessões de psicoterapia com foco cognitivo-comportamental. Cada caso é um caso, então, consulte um especialista e saiba qual é o melhor para você.

Desenvolvimento de fobias

PSC

Fobias são medos irracionais desencadeados por situações, animais ou objetos. A simples visualização de uma foto do elemento que causa a fobia já pode ser o suficiente para despertar um ataque de pânico no indivíduo.

Alguns exemplos de fobias são a acrofobia (fobia de altura); claustrofobia (fobia de lugares fechados), aracnofobia (fobia de aranhas), coulrofobia (fobia de palhaços), entre outras. O desenvolvimento desse medo exacerbado pode ter ligação com uma situação traumática vivida na infância ou em outras fases da vida.

Tratamento: o objetivo principal do tratamento de uma fobia é reduzir a ansiedade que esse medo irracional causa no indivíduo, em muitos casos, inclusive atrapalhando a sua vida, caso o elemento gerador faça parte de sua rotina. O tratamento pode ser feito por meio de psicoterapia, uso de medicamentos ou ambas as soluções em usadas em conjunto. Tudo depende da avaliação do especialista.

Transtorno ou Síndrome do Pânico

Uma das manifestações clínicas mais intensas dos transtornos de ansiedade, a Síndrome do Pânico pode gerar crises de medo intenso e paralisante, que duram entre cinco e dez minutos, tempo mais do que suficiente para devastarem o indivíduo afetado. Essas pessoas também sofrem com sintomas físicos, como falta de ar, taquicardia, náuseas, tremores, sudorese, formigamento, entre outros.

O comportamento de uma pessoa que sofre dessa síndrome inclui agitação, falta de coerência na fala, perda de memória, problemas para se concentrar, impaciência, nervosismo, entre outros. O ponto que desencadeia o medo tem a ver com a sensação de que se está perdendo o controle de uma situação ou que vai morrer. Inclusive algumas pessoas confundem os sintomas físicos desse transtorno com um infarto, podendo agravar o pânico.

Tratamento: o tratamento da síndrome do pânico se concentra em reduzir o número de crises e a intensidade de cada uma delas. Assim, o indivíduo começa a ter mais controle sobre si mesmo, ficando menos vulnerável. Podem ser usados medicamentos e/ou psicoterapia, o acompanhamento com um especialista torna mais simples a tarefa de manter o problema sob controle.

Transtorno de Ansiedade de Separação

Trata-se de um transtorno de ansiedade que pode afetar crianças e adolescentes que passam por uma situação traumática de separação na família. Dentre os fatores desencadeantes, estão mudanças bruscas na vida desses jovens ou a exposição a intensos conflitos. Adultos que tiveram sua infância marcada por um trauma envolvendo uma separação e não tiveram o devido tratamento podem manifestar sintomas de ansiedade em seu cotidiano.

Tratamento: indivíduos que estão passando por um momento conflituoso no seio familiar e demonstram comportamentos ansiosos como resposta, devem ser acompanhados por um especialista, que pode utilizar psicoterapia, terapia familiar e terapia comportamental como métodos de reordenação dos pensamentos. Com o passar do tempo, é possível encontrar uma forma mais saudável de se adequar à nova realidade.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Procure ajuda e cuide da sua mente!

Como mencionei ao longo do artigo, as manifestações clínicas dos transtornos de ansiedade têm tratamento, os indivíduos afetados podem ter uma vida normal com o devido acompanhamento. Quem se identificou deve procurar ajuda para se restabelecer. E o mesmo vale para quando se nota os sintomas em um amigo, um familiar, pois o apoio dos entes queridos é crucial, tanto para que a pessoa perceba que tem um problema, quanto para que siga o tratamento corretamente.

Estamos vivendo uma época em que muito se fala sobre saúde mental e sua importância e, mais do que compartilhar posts informativos nas redes sociais, é preciso também que cada um faça a sua parte no dia a dia, se cuidando e se atentando às pessoas ao redor. Assim, através de uma poderosa rede de apoio, atenção e cuidado conseguiremos nos fortalecer e sermos pessoas cada vez mais equilibradas e saudáveis.

Ninguém precisa se conformar em viver com um transtorno de ansiedade ou de qualquer outro tipo. Portanto, se cuide e incentive as pessoas que ama a fazerem o mesmo, pois todo mundo merece ser feliz.

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes1309145014 –