As redes sociais fazem parte da vida de uma parcela significativa da população, que as utiliza para se comunicar, compartilhar fotografias, opiniões, entre tantas outras coisas. Se antes, quando uma pessoa queria deixar de falar com outra, ela apenas cortava relações, hoje ela pode lançar mão do bloqueio virtual, um recurso existente em todas as plataformas, capaz de eliminar alguém por completo dos seus contatos.

Esse momento pode ser muito desagradável, afinal de contas, ninguém gosta de saber que alguém não quer mais ter contato conosco, não é mesmo? Se isso aconteceu com você e está confuso e com ideias do tipo “fulano me bloqueou, o que devo fazer?”, continue a leitura deste artigo. Vamos compreender os motivos que podem levar alguém a ser bloqueado e o que é possível fazer diante dessas situações. Confira!

Alguém me bloqueou: quais podem ser os motivos?

A primeira pergunta que vem à mente de alguém que percebeu que foi bloqueado por uma pessoa em uma rede social é para entender o motivo. É claro que cada situação é diferente, contudo, existem algumas razões mais comuns. Veja quais são elas.

  • As suas publicações incomodam a outra pessoa: existem usuários que utilizam as redes para compartilhar imagens e assuntos que podem ser vistos como inadequados por terceiros. Então, muitos veem no bloqueio o melhor caminho para evitar se chatear vendo o que não desejam.
  • Ela está se sentindo sufocada: quando uma pessoa bloqueia alguém, o bloqueado deixa de ver qualquer indício da existência dela na rede social, o que inclui também não conseguir enviar mensagens. Por essa razão, é uma alternativa àqueles que estão se sentindo sufocados por alguém. Eles utilizam o recurso para evitar serem incomodados, ao menos virtualmente.
  • Ela não quer que você acompanhe a sua vida: algumas pessoas costumam expor bastante a vida nas redes sociais e, por isso, podem querer selecionar bem aqueles que poderão acompanhar as publicações. Desse modo, é natural que desejem eliminar aqueles com os quais tiveram algum tipo de desavença ou que, por algum motivo, não simpatizam mais ou perderam contato.
  • Ela não aceita suas opiniões: diversos assuntos são polêmicos, como crenças religiosas, políticas etc., o que pode levar várias pessoas a bloquearem alguns contatos. Essa atitude pode ter sido tomada por alguém que não sabe respeitar opiniões diferentes e prefere se afastar para evitar discussões.
  • Ela quer tentar esquecer você: muitos indivíduos que terminaram um relacionamento, por exemplo, recorrem ao bloqueio nas redes sociais para tentar esquecer o outro. Continuar acompanhando as publicações daquela pessoa, saber o que está fazendo, com quem está saindo, se está se divertindo, pode tornar o processo de superação ainda mais doloroso.

Se você deseja identificar a razão de ter sido bloqueado, é importante que reflita a respeito do relacionamento que tem ou teve com a outra pessoa. Assim, saberá se existe algo pelo qual deve pedir desculpas ou se o melhor a fazer é ignorar e continuar a viver sem se preocupar com isso.

O que fazer ao ser bloqueado em uma rede social?

Após identificar o motivo, você tem algumas opções de como agir, contudo, é preciso considerar a razão para adotar a postura mais correta. Veja as hipóteses a seguir e escolha a atitude que considerar mais adequada.

Quando é necessário pensar nas suas ações

Se alguém bloqueou você, é importante respeitar a decisão da pessoa, mesmo que você não concorde ou não entenda o motivo. Cada pessoa tem o direito de controlar quem tem acesso às suas redes sociais. Além disso, evite levar o bloqueio para o lado pessoal. Às vezes, as pessoas bloqueiam outras por motivos que não têm relação direta com elas. Pode ser uma questão de privacidade, necessidade de espaço ou até mesmo um mal-entendido.

PSC

Por outro lado, se você suspeita que tenha feito algo que possa ter levado ao bloqueio, é uma oportunidade para refletir sobre as suas ações e considerar se há algo que você possa aprender com a situação. Se necessário, peça desculpas ao outro se as suas ações tiverem sido inadequadas. Todavia, evite confrontos ou tentativas de contornar o bloqueio. Agir de forma agressiva ou tentar contornar as configurações de privacidade pode piorar a situação e afetar a sua reputação ainda mais.

Quando é importante tentar falar com a pessoa

Caso o bloqueio tenha sido fruto de algo que você fez e que magoou a outra pessoa, pode ser importante tentar falar com ela — claro que não pela rede social, já que isso não é possível. 

A maneira ideal para realizar essa comunicação depende do que aconteceu. Se for algo mais sério, que tenha magoado a pessoa profundamente, talvez seja melhor dar um tempo para que ela possa “digerir” melhor o ocorrido e começar aos poucos, enviando um recado por meio de um amigo em comum, um bilhete etc. e se aproximar gradativamente.

No entanto, se for algo mais leve, e o outro alguém for muito importante na sua vida, procure-o para conversar presencialmente, dar a sua versão dos fatos e pedir desculpas. Faça isso para evitar que mal-entendidos sem tanta importância estraguem uma amizade ou relação especial. Nessas horas, deixar o orgulho de lado é essencial para repensar atitudes, se responsabilizar pelas suas ações e ter relacionamentos positivos.

Quando o melhor a fazer é ignorar

Caso não tenha feito nada para a outra pessoa bloquear você e esteja com a consciência tranquila, o melhor que pode fazer é ignorar e seguir adiante. Contudo, é importante que faça isso de verdade, de todo o seu coração, sem ficar comentando o ocorrido a todo o momento com os seus conhecidos e fazendo especulações, pois, ao agir assim, estará mostrando que isso realmente o afetou.

Desapegue-se de tentar entender um tipo de bloqueio sem motivo aparente, pois são grandes as chances de ser um livramento, e não uma perda. Se a outra pessoa o fez, é porque teve os motivos dela, mas eles não pertencem a você. Então, evite se desgastar com isso e prefira ser grato pelos amigos que tem na vida real e que estão sempre ao seu lado.

Quando é necessário respeitar o tempo do outro

Se a pessoa que bloqueou você for alguém com quem você viveu um relacionamento amoroso, é fundamental que respeite o tempo dela. É natural que possa existir um desejo da sua parte de manter uma amizade, por ser alguém por quem você conserva um grande carinho e estima. Contudo, se do outro lado ainda há amor, busque entender o luto de alguém que não tinha a intenção de terminar.

Ter ou não essa pessoa como contato nas redes sociais não vai alterar o carinho que sente por ela. Portanto, dê o espaço de que ela precisa e concentre-se em enviar energias positivas, de modo que ela logo se recupere e volte a ser feliz. Esse é um gesto nobre e uma grande demonstração de amor, afinal, esse sentimento poderoso pode se manifestar de diversas maneiras e não precisa, necessariamente, estar relacionado a um namoro ou casamento.

As redes sociais são ferramentas fantásticas para manter contato com aqueles que estão distantes fisicamente, trocar ideias, se divertir e se distrair depois de um dia cansativo de estudos ou trabalho. Por outro lado, devemos tomar bastante cuidado para evitar que o virtual acabe se tornando mais relevante nas nossas vidas do que o real. Portanto, em vez de sofrer com um bloqueio, mude o foco e valorize aqueles que estão ao seu lado — os seus amigos, familiares e todos aqueles que lhe querem bem.

E você, querida pessoa, já bloqueou ou já foi bloqueado por alguém nas redes sociais? Como lida com esse tipo de situação? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!