A abundância é um estado em que nada falta. Essa palavra pode ser empregada em diversos contextos. No entanto, ela aparece com mais frequência quando falamos em situação financeira e em bens materiais. Uma pessoa abundante é quase sempre entendida como aquela que possui uma casa de grandes dimensões, o carro do ano, um emprego bem remunerado e roupas de marca.

Entenda que não há nada de errado em desejar prosperar materialmente. Contudo, saiba que a prosperidade material é uma consequência de outros tipos de abundância: a abundância intelectual, a abundância de relacionamentos, a abundância espiritual, a abundância amorosa, a abundância moral.

A meditação a seguir foi criada como um grande exercício de visualização, em que você ativará suas energias pessoais para concretizar todas as visualizações. Assim, você obterá abundância em seu ser, em sua saúde, em seu lar, em sua família e também em sua vida material.

Prepare-se para meditar

Primeiramente, vá para um local tranquilo, em que você não será incomodado pelos próximos 10 minutos. Encontre uma posição confortável, de preferência sentado, no chão ou numa cadeira. Para entrar em estado meditativo e trazer a sua consciência para o momento presente, vamos desacelerar a mente.

Preste atenção em cada parte do seu corpo: os dedos dos pés, calcanhares, canelas, joelhos, coxas, cintura, glúteos, coluna, abdômen, tórax, pescoço, braços, mãos, cabeça. Procure relaxar cada uma dessas partes. Sinta seus músculos repousando completamente, sem qualquer esforço. Preste atenção nos pontos de tensão, em que seu corpo entra em contato com sua cadeira, ou com o chão.

Esteja consciente sobre seu corpo. Procure sentir as batidas de seu coração. Fique atento também à sua respiração. Inspire e expire com tranquilidade e profundidade. Sinta o oxigênio abastecendo seu ser com toda a energia de que você necessita. Aos poucos, esse ritmo mais lento de respiração comunica a sua mente de que você está num estado de paz e meditação, longe de toda a ansiedade.

Visualização de abundância na natureza

PSC

Imagine agora que você está caminhando por uma floresta. A mata está seca e você quase não vê animais. Você chega então à nascente de um rio, completamente seca. Você observa o leito do rio, barrento e sem vida. O sol está intenso e resseca a terra cada vez mais.

Você volta seu olhar para as pedras que estão na nascente do rio. Do meio delas, começa a surgir uma pequena corrente de água. Ela desliza pelas pedras e começa a umedecer o leito do rio. Esse pequeno fio de água começa a ganhar mais intensidade. Cada vez mais água brota por entre as pedras.

Forma-se então, uma pequena cachoeira, que começa a alagar o leito do rio. Essa pequena cachoeira ganha grandes proporções, e o que era um pequeno córrego logo volta ao seu estado de rio, poderoso e abundante.

A vegetação seca do entorno ganha uma coloração verde cheia de vida. As plantas crescem, as flores surgem numa diversidade incrível de cores. Pássaros, borboletas e diversos outros animais aparecem para desfrutar da vida que aquele rio abundante oferece novamente. Peixes de diferentes tipos e tamanhos surgem e são vistos através da água, limpa, pura, clara.

A natureza possui ciclos de escassez e de abundância. Eles são essenciais para que saibamos descartar tudo aquilo que já não produz frutos, de modo que vida nova surja no lugar. Assim também é em nossas vidas, há períodos de escassez, que trazem grandes aprendizados. É por meio desses aprendizados que conseguimos dar valor a tudo aquilo que possuímos. A gratidão é o fator que abre as portas, enfim, para um ciclo de abundância.

Mentalização da abundância em sua vida

Você é um ser vivo que faz parte desse ciclo da natureza. Você é um ser humano, e o universo provê tudo o que é necessário para a manutenção da sua vida e para a realização de seus sonhos.

Continue respirando de forma profunda e contínua. Sua respiração está totalmente conectada com o fluxo das ondas, com a força das marés, com a intensidade dos ventos, com a energia do sol e de todas as outras estrelas. Você possui raízes energéticas que se conectam com o solo. Por meio delas, você extrai da Terra tudo o que precisa.

O ritmo de sua respiração está conectado ao ritmo da sua vida. O dia e a noite. As quatro estações. Tudo na natureza tem seu tempo. As energias que você obtém do universo constituem um fluido intenso e revigorante que a natureza lhe dá. Ele compõe sua beleza, sua força, sua harmonia. Permita que a plenitude da natureza entre em você e trabalhe por meio de seu corpo e de sua mente.

O ar que entra em seus pulmões, a luz que invade seus olhos, o sangue que corre em suas veias. Você possui um corpo perfeito, que funciona de forma milagrosa. Sua saúde é abundante e cada uma de suas células está abastecida com aquilo de que necessita para funcionar corretamente. Ao mesmo tempo, sua mente funciona de forma plena. Milhões de sinapses conectam seu cérebro ao seu corpo, fazendo com que ele obedeça a cada comando.

Você é um ser humano abundante em conhecimento. Cada dia que você viveu, cada pessoa que conheceu, cada emoção que sentiu, cada lugar que visitou, cada conversa que protagonizou constituem o indivíduo único e rico que você é hoje.

Você possui uma rede familiar vasta, composta por pessoas que te amam. Você possui amigos, que, independentemente da quantidade, são leais, honestos, dignos e te oferecem suporte nas horas boas e nas horas difíceis.

Por fim, você possui uma vida material abundante, que permite que as suas necessidades como ser humano sejam supridas. Você tem acesso aos alimentos, à água, à roupa que te veste, à casa que te abriga, ao emprego que te sustenta, à tecnologia que te conecta às outras pessoas e, acima de tudo, à sua energia pessoal. Essa energia é a responsável por você estudar, trabalhar, relacionar-se com as pessoas, tomar decisões e, dessa forma, ser autor de sua própria história.

O poder da atração

Esse fluxo é libertador e sempre muito abundante. Esta é a energia do próprio ser, que sustenta a sua vida. Continue inspirando e expirando continuamente. Permita que essa força vital penetre em cada célula do seu ser. Tudo é intenso. Tudo é abundante. Nada lhe falta.

Quando concentramos a vibração de nossa energia em um nível de gratidão e de abundância, estamos comunicando o universo de que estamos prontos para receber mais e mais. Mais saúde física, mais inteligência emocional, mais conhecimento, mais amor, mais amigos, mais avanços na vida profissional, mais prosperidade financeira, mais paz interior, mais felicidade.

Visualize todas essas imagens. Guarde-as em sua mente, sentindo a sua energização. Inspire e expire lentamente, voltando a integrar-se com sua forma física e com o ambiente em que você se encontra. Mantenha essa imagem viva, sabendo que você pode voltar a ela a qualquer momento.

Essa imagem de abundância fortalece a regeneração de todo o seu ser. Esse exercício de visualização te lembra de que a capacidade de criar uma realidade abundante já está dentro de você. Você só precisa acessá-la.

Confie em suas próprias capacidades. Confie no poder da atração universal. Faça essa mentalização sempre que sentir necessidade. Resultados ainda mais abundantes do que você imagina serão obtidos em todas as áreas da sua vida.