Muitos estudiosos do desenvolvimento pessoal e da produtividade têm alertado para a importância das primeiras horas do dia. Segundo eles, a maneira como conduzimos nossas atividades logo depois de acordar é determinante para o nosso rendimento e até mesmo para nosso estado de humor no resto do dia.
Nesse contexto, a meditação é uma grande aliada quando praticada pela manhã. Ela produz uma série de benefícios que se fazem sentir por todo o dia, tornando a rotina muito mais tranquila e produtiva. Continue lendo este artigo para saber mais sobre os benefícios da meditação matinal, como praticá-la e como construir uma rotina saudável pela manhã.
Contents
Por que meditar pela manhã?
A meditação é uma prática milenar que tem sido praticada por pessoas em todo o mundo. Quando realizada logo depois do despertar, ela oferece os seguintes benefícios aos seus praticantes:
-
Foco e organização mental
Antes de começarmos o nosso dia, é comum arrumarmos o quarto, a casa e o nosso ambiente de trabalho, não é mesmo? A questão é que, além da bagunça externa, existe também uma bagunça interna, que é composta por todos os nossos pensamentos e sentimentos que ainda estão confusos.
Meditar é um exercício de concentração que, em poucos minutos, oferece mais foco para a mente. Por isso, essa prática organiza a bagunça interna, tornando mais claros nossos pensamentos e sentimentos. A meditação nos ajuda também a planejar o dia que teremos pela frente. Com foco total, não perderemos tempo com atividades irrelevantes, tornando o dia muito mais produtivo desde o início.
-
Bem-estar emocional e motivação
Quantas vezes você acordou e pensou: “Tudo de novo! Não aguento mais, eu só quero dormir!”? Esse pensamento é mais frequente do que imaginamos e revela um descontentamento ou profunda desmotivação. É claro que, se você não está feliz por algum motivo, precisa investigar as causas e promover mudanças em sua vida.
Contudo, a meditação também estimula uma sensação de bem-estar ao acordar. A prática reduz o estresse e a ansiedade e produz um sentimento de harmonia, relaxamento e equilíbrio emocional. Isso nos deixa mais motivados, tranquilos e autoconfiantes para enfrentar os desafios do dia com mais leveza.
-
Gratidão por um novo dia
A vida deve ser encarada como um presente. Todos nós temos um tempo limitado na Terra e, por isso, precisamos aproveitar cada dia da melhor maneira possível. A meditação também é uma forma para que expressemos nossa gratidão por mais um dia que se inicia.
Às vezes, não percebemos quantos motivos temos para agradecer: saúde física e mental, moradia, alimentação, família, amigos, trabalho, estudos – enfim, tudo aquilo que é essencial para uma vida produtiva e feliz. A gratidão diária sobre todos esses itens fortalece a motivação e a garra para um novo dia.
Como meditar pela manhã?
Existem infinitas maneiras de meditar. Você só precisa identificar aquelas que mais correspondem às suas necessidades. A seguir, você confere 3 sugestões de meditação pela manhã:
-
Na cama
A cama pode ser um ótimo local para meditar ao despertar. Assim que você acordar, espreguice-se e alongue seu corpo, afinal de contas, os músculos estiveram em repouso pelas ultimas horas e precisam ser “acordados”. Abra as janelas do quarto, deixe a luz entrar e sente-se na cama com as pernas cruzadas.
Percebe as sensações do seu corpo ao despertar, sinta o toque da pele no colchão e nos lençóis, perceba o quanto você é feliz por ter acordado em um novo dia, repleto de possibilidades de crescimento pessoal. Com as pernas cruzadas e as palmas das mãos sobre as coxas, faça respirações mais lentas e profundas, prestando atenção no próprio corpo. Em apenas 5 minutos, você se sentirá mais tranquilo e bem-disposto.
-
Sob a luz do sol
A luz do sol é uma importante fonte de energia para todos os seres do planeta. Ela é considerada saudável nas primeiras do dia, quando sua intensidade ainda não é tão alta. Logo depois de acordar, sente-se em algum lugar de sua casa que esteja recebendo os raios do sol. Feche os olhos e apenas sinta a luz e a temperatura aconchegante do novo dia que se inicia.
Respire conscientemente e perceba os pensamentos e sentimentos que a luz do sol desperta em você. Sinta essa fonte de energia que paira sobre o mundo. Perceba que a natureza é sábia e oferece a todos nós a luz e o calor necessários para a execução de nossas atividades.
-
Durante o café da manhã
Você sabia que prestar atenção plena nos alimentos enquanto você os consome também é uma forma de meditar? No café da manhã, preste atenção em cada alimento que você consome, observando o sabor, a textura e a temperatura de cada um deles. Observe também os movimentos de seu corpo ao mastigar e digerir os alimentos, além das sensações que essa primeira refeição do dia produz em você.
Longe da televisão, das notícias, do celular e de outras distrações, faça da refeição um momento meditativo, com foco e tranquilidade. Isso te oferecerá benefícios incríveis.
Como ter uma rotina saudável pela manhã?
A meditação é um excelente hábito matinal para que tenhamos um dia mais tranquilo, focado e produtivo. Contudo, existem também outros hábitos extremamente benéficos quando praticados pela manhã:
-
Horários fixos
O corpo e o cérebro precisam de hábitos regulares para que “compreendam” a hora de ser ativo e a hora de relaxar. Em pessoas que dormem e acordam a cada dia em horários diferentes, fica difícil que o organismo construa uma rotina interna.
Por isso, o ideal é que tenhamos sempre um horário determinado para dormir e para acordar. Assim, corpo e mente vão se acostumar com esse padrão e adequarão o seu funcionamento a ele.
-
Meditação
Como citado acima, existem diferentes formas de meditar pela manhã. A prática oferece mais clareza de pensamento, concentração, foco, produtividade, bem-estar e equilíbrio emocional logo nas primeiras horas do dia.
Assim como os alongamentos ativam os músculos e articulações, a meditação ativa o cérebro, tornando-o pronto para um novo dia.
-
Alimentação saudável
Diz-se popularmente que o café da manhã é a mais importante das refeições. De fato, ele é essencial, já que o corpo esteve em jejum nas últimas horas. Assim, essa primeira refeição do dia é o primeiro “reabastecimento” de energia para realizarmos todas as nossas atividades.
Escolha alimentos leves e saudáveis, sem muitas gorduras, para nutrir seu organismo com aquilo que é necessário para viver e ser produtivo.
-
Exercícios físicos
A prática de exercícios físicos pela manhã também é bastante benéfica, pois eles aceleram o metabolismo e deixam corpo e mente mais despertos para os desafios do novo dia. Além disso, a atividade física é repleta de benefícios para a saúde física e mental, desde que praticada regularmente.
Caminhe, corra, nade, alongue-se, faça ioga, pilates, musculação, enfim, encontre o exercício que mais seja prazeroso e confortável para você.
-
Organização
Por fim, um hábito muito importante para se fazer nas primeiras horas do dia (ou mesmo na véspera) é a organização do seu dia. Abra a agenda e organize tudo aquilo que você tem que fazer, determinando os horários de cada atividade. Assim, você estará mais consciente de suas obrigações e do tempo que possui para dar conta de todas elas.
Isso evita que você fique sobrecarregado, estressado ou ansioso – e também que se esqueça de alguma tarefa. Organização e planejamento são as chaves da produtividade.
Conclusão
As primeiras horas do dia são determinantes para a sua produtividade e seu estado mental. Não é à toa que CEOs de grandes empresas do Brasil e do mundo meditam diariamente logo cedo.
Que as dicas acima sejam úteis e promovam melhorias consideráveis em sua qualidade de vida. Agora, é só colocá-las em prática.
Se você gostou das recomendações deste artigo, deixe seu comentário abaixo e compartilhe-o com outras pessoas que também possam se beneficiar deste conteúdo.