Os chakras são, de acordo com a cultura hindu, sete centros de energia que todos os seres humanos possuem. Cada um deles está localizado em uma parte específica do corpo e está associado a alguma emoção, doença, hábito ou comportamento.

Para que desenvolvamos saúde física e mental, obtendo prosperidade em todas as áreas da vida, é essencial que cada chakra esteja em equilíbrio, pois eles emitem e recebem energia vital. Esta energia circula livremente quando os chakras estão alinhados.

A meditação a seguir tem o objetivo de desbloquear todos os chakras, harmonizando os sete principais.

Preparação

Sente-se confortavelmente com as pernas cruzadas. Se necessário, sente-se em uma almofada, de modo que seus joelhos fiquem abaixo de seus quadris. Feche os olhos e visualize toda a energia vital fluindo por seu ser. Se você está enfrentando algum problema físico ou emocional, a meditação a seguir tem o poder de solucioná-lo.

Cada átomo de seu ser, cada célula, cada tecido e cada órgão são alimentados constantemente por essa energia poderosa. Por meio da visualização criativa das cores, você conseguirá, ao longo desta meditação, equilibrar cada chakra e desbloquear suas energias. Cada cor tem uma frequência energética vibracional única. Visualize cada cor, conforme as orientações a seguir.

1º chakra: Muladhara

O Muladhara chakra, ou chakra raiz, está localizado na região do períneo. Leve sua atenção para esta região e visualize a cor vermelha. Este centro vital está relacionado à segurança, à f dos medos e à conexão com o seu propósito de vida.

PSC

Inspire e expire tranquilamente. Visualize uma flor vermelha na região, que gira no sentido horário. Esta flor irradia uma energia positiva, estando diretamente ligada ao solo. Equilibrando este chakra, você estará administrando os seus instintos primitivos, os seus impulsos de sobrevivência e o equilíbrio de seu corpo e de sua mente.

2º chakra: Swadhistana

O Swadhistana chakra, ou chakra esplênico, está localizado na região do baixo ventre. Leve sua atenção para esta região e visualize a cor laranja. Este centro vital está associado à nossa vitalidade, equilíbrio emocional, autoestima e sexualidade. Em desequilíbrio, este chakra pode provocar solidão, tristeza, vergonha e desânimo.

Visualize agora uma flor laranja, que propaga sua energia vital com fluidez por todo o seu ser. Inspire e expire tranquilamente, ativando o poder deste centro energético. Você agora está em equilíbrio emocional, longe do estresse e da ansiedade. Você sente sua vitalidade em alta, com criatividade e resiliência.

3º chakra: Manipura

O Manipura chakra, ou chakra do plexo solar, está localizado três dedos acima do seu umbigo. Leve sua atenção para esta região e visualize a cor amarela. Este centro vital está associado a toda a sua energia potencial, poder, conhecimento e inteligência. O desequilíbrio deste chakra pode causar problemas digestivos e de nutrição, além de um comportamento de intolerância.

Visualize uma flor amarela harmonizando este centro de energia e desbloqueando este chakra. Inspire e expire, irradiando toda esta energia por todo o seu ser. Imagine que a flor gira em sentido horário e propaga a sua energia.

4º chakra: Anahata

O Anahata chakra, ou chakra do coração, está localizado no centro de seu peito. Leve toda a sua atenção para está região, onde você deve visualizar a cor verde. O desequilíbrio deste centro vital está associado à tristeza, raiva e mágoa. Em equilíbrio, este centro te ajuda a perdoar e a agir com compaixão, desenvolvendo amor, alegria, bons relacionamentos e equilíbrio emocional.

Ao inspirar e expirar, liberte toda a tristeza, angústia e raiva de seu ser, pois estes sentimentos podem adoecê-lo física e emocionalmente. Visualize, agora, uma flor na cor verde ou rosa claro, que gira rapidamente no sentido horário. A energia deste centro vital te livra de toda a depressão e ansiedade.

5º chakra: Visuddha

O Visuddha chakra é também conhecido como chakra da garganta, onde está localizado. Conduza a sua atenção para esta região. Sempre que mentimos para os outros ou para nós mesmos e sempre que reprimimos aquilo que pensamos, estamos bloqueando o Visuddha chakra. Quando equilibrado, este centro vital desenvolve as nossas capacidades de expressão e comunicação.

Visualize uma flor na cor lilás nesta região. Inspire e expire, visualizando a flor girando e expandindo todo o conteúdo de sua energia. Assim, você consegue ser gentil e claro ao expressar-se, desenvolvendo a comunicação, a honestidade e a escuta ativa.

6º chakra: Ajna

O Ajna chakra, também conhecido como chakra do terceiro olho, está localizado entre as sobrancelhas. Leve sua atenção a esta região e visualize a cor azul índigo. Este poderoso centro de energia vital está associado às nossas capacidades de clarividência, intuição e organização de pensamentos. Em desequilíbrio, este chakra nos deixa confusos, desorientados e indecisos.

Inspire e expire. Visualize uma flor azul belíssima no ponto entre suas sobrancelhas. Ao girar, essa flor irradia uma luz forte, que deixa todos os seus pensamentos mais claros e harmônicos. Sensibilidade, clareza de pensamento e cognição são os pontos desenvolvidos diante do equilíbrio deste chakra.

7º chakra: Sahasrara

O Sahasrara chakra é o chakra das mil pétalas. Está localizado no topo de sua cabeça, para onde você deve dirigir sua atenção. Este chakra é a conexão com o todo, com a energia vital que nos une. Neste ponto, visualize a cor violeta. A energia do universo entra pelo alto de sua cabeça, espalhando-se por todo o seu corpo. Ela equilibra todos os chakras, desenvolve a sua espiritualidade e estimula em você a consciência e a sabedoria superior.

Em harmonia e conexão com as fontes de energias universais, você se sente pleno e completo, com total autorrealização. Transcendência, mediunidade e fraternidade estão entre os aspectos desenvolvidos no reequilíbrio deste chakra.

Para concluir, visualize agora todos os seus chakras e as flores girantes, com suas respectivas cores. Todos eles estão agora em equilíbrio, permitindo que a energia vital flua por todo o seu ser. A flor vermelha na base de sua coluna, a flor laranja em seu baixo ventre, a flor amarela em seu plexo solar, a flor verde em seu coração, a flor lilás em sua garganta, a flor azul em seu terceiro olho e uma luz brilhante no topo de sua cabeça — todos os chakras giram rapidamente, em sentido horário, em plena harmonia.

Eles emitem poderosas energias, do mais sutil ao mais denso, curando seu corpo e sua mente. Sinta-se saudável e renovado. Sempre que preciso, realize esta meditação de harmonização. A prática frequente o levará a melhores resultados.