O medo é uma reação natural, sendo uma ferramenta do corpo e da mente para se defender de situações, pessoas ou coisas potencialmente perigosas ou que incomodam o indivíduo. Entretanto, quando o medo é muito intenso, a ponto de paralisar as ações, ele mesmo se torna um grave limitador do crescimento individual.

Ao longo da nossa existência, de maneira consciente ou inconsciente, acumulamos diversas experiências ruins que, quando não ressignificadas, tendem a nos tornar indivíduos medrosos e com diversas crenças limitantes em relação a nós mesmos, nossos sonhos e projetos. Na sequência, vamos compreender como lidar melhor com o medo, sobretudo com o auxílio do coaching. Boa leitura!

Você tem medo de que?

Você tem medo da felicidade? Medo de ser grande? Medo de empreender? Medo de sair do emprego que não suporta? Medo de terminar um relacionamento que não o faz feliz? Medo de ser bem-sucedido? Responda sinceramente: quantos medos rondam a sua vida?

Entenda que, para tudo na vida, há um limite — até mesmo para o medo. Ainda que você tema não estar preparado para enfrentar os desafios profissionais e pessoais, vale lembrar que apenas você tem o poder para mudar essa situação e enfrentar os seus medos.

Basta querer sair da zona de conforto e abrir-se para vencer o que o aprisiona e o faz infeliz. Reaja contra os seus medos e busque o equilíbrio. Proteja-se, mas não se aprisione. E, por fim, busque ferramentas efetivas para ajudar a vencer essa luta contra os seus receios.

Como o coaching ajuda a vencer os medos?

Seja qual for o seu medo, o coaching pode ser um excelente aliado na hora de superá-lo. Ao vivenciar o intenso processo de autoconhecimento proporcionado pela metodologia, é possível identificar a origem dos medos e trabalhar, eficaz e objetivamente, para administrá-los.

PSC

Além disso, no processo de coaching, o coachee (cliente) tem a oportunidade de reconhecer as suas crenças limitantes e os comportamentos que sabotam os seus resultados, bem como reconhecer as competências e habilidades que ignora em si mesmo.

Ao visualizar como os seus medos impactam a vida pessoal e profissional, o coachee tem mais condições de trabalhar os aspectos nocivos dos seus temores, traçar um plano de ações efetivo para administrá-los e seguir adiante, livre das suas interferências.

5 dicas do coaching para lidar com os seus medos

Confira, na sequência, 5 ensinamentos do coaching para que você lide melhor com os seus medos!

1. Entenda a função do medo, mas não mergulhe nele

O medo tem uma função biológica fundamental para a sobrevivência. Sem ele, a espécie humana não teria chegado até aqui. Você já parou para pensar em como seria se o nosso ancestral, que morava nas cavernas, saísse para caçar sem sentir um pouquinho de medo? Ele seria devorado por um predador facilmente.

Por isso, a função do medo é justamente nos levar a refletir sobre os riscos que estamos correndo. Em alguns casos, realmente precisamos fugir, mas isso não é regra. Muitas vezes, o simples fato de agir com planejamento já nos ajuda a minimizar os riscos e a superar os obstáculos com mais firmeza. Ouça os seus medos, mas não mais do que o necessário.

2. Conheça as origens dos seus medos

Por que você sente medo? Qual é a origem desses sentimentos? Uma pessoa pode, por exemplo, ter medo de abrir o seu próprio negócio porque o pai tomou essa mesma atitude e teve resultados negativos. Mas o resultado negativo obtido pelo pai é um indicativo de que o filho seguirá o mesmo caminho?

A situação acima é apenas um exemplo de como devemos investigar as origens desse sentimento. Muitas vezes, passando-o pelo crivo da racionalidade, percebemos que ele não faz muito sentido, o que nos ajuda a amenizá-lo. Naturalmente, o diálogo com um coach ou psicólogo auxilia o indivíduo a chegar a essa conclusão.

3. Defina metas realistas

Outro aspecto que ajuda muito a lidar com o medo é definir metas realistas. Por exemplo: se você ainda está aprendendo a falar inglês, não assuma para si o objetivo de conduzir uma reunião com investidores estrangeiros na sua empresa. Respeite o seu momento e assuma projetos compatíveis com o seu preparo no momento.

Outra dica bacana é subdividir um grande objetivo em pequenas metas. Assim, em vez de pensar em escrever uma tese de mestrado de 200 páginas, pense que você escreverá apenas algumas páginas por dia, em um trabalho de meses. Isso ameniza a ansiedade, pois reforça a antiga, mas muito útil, filosofia de “viver um dia de cada vez”.

4. Planeje estrategicamente a conquista dos seus objetivos

A melhor maneira de amenizar o medo é a preparação. Antes de uma prova difícil na escola, o que você fazia (ou deveria ter feito!)? Estudar, ler, resolver exercícios, tirar dúvidas, enfim, recorrer a diferentes estratégias até se sentir confiante para realizar o teste.

Assim também deve ser em todos os nossos objetivos da vida. Antes de tomar decisões, analise o cenário, reúna informações e verifique as melhores maneiras de realizar as suas atividades. Além disso, se a insegurança bater, não tenha medo de pedir ajuda a quem tiver mais experiencia do que você — e é aí que o coaching pode fazer a diferença.

5. Não se desespere ao errar

Por fim, entenda que, mesmo com todo o planejamento e a preparação necessários, os erros podem ocorrer. Nesse momento, não se desespere. As falhas não necessariamente são um indício de que você está no caminho errado.

Na verdade, a maioria das pessoas de sucesso (para não dizer todas) cometeu muitos erros até encontrar a realização desejada. É errando que aprendemos o que não funciona e, por eliminação, aprendemos as maneiras mais eficazes de agir. Portanto, não se puna, mas aprenda com as suas falhas para acertar.

Coloque essas dicas em prática e administre os seus medos. Leve os benefícios do coaching para a sua vida e aprenda a lidar com esse sentimento. Faça a formação Professional & Self Coaching (PSC) e ouse ir além!

E você, querida pessoa, como lida com os seus medos? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!