Um coach profissional é o indivíduo responsável por ajudar o seu cliente, conhecido como coachee, a alcançar um objetivo específico. Dessa forma, existem coaches atuando em diferentes temas, mas você sabia que esses profissionais podem fazer muito pela sua saúde?

No artigo a seguir, você vai entender melhor quem é o coach, o que ele faz e como a saúde das pessoas pode ser beneficiada durante o processo. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o tema!

Coach: quem é esse profissional?

Coach é o nome dado ao profissional que conduz o processo de coaching. Esse processo, por sua vez, consiste em um conjunto de sessões, geralmente semanais, que têm como objetivo ajudar o cliente, ou coachee, a alcançar um objetivo específico. As sessões têm como base uma metodologia planejada e organizada, que sistematiza e até mesmo acelera o encontro desse estado desejado.

Infelizmente, existem pessoas que se autointitulam coaches, mas que não têm a formação adequada. Um coach de verdade e de sucesso é alguém que estudou e que estuda muito para se formar e se qualificar, especialmente pelo IBC — Instituto Brasileiro de Coaching, que é a grande referência nacional no ramo.

Em geral, os coaches bebem de diferentes fontes na hora de construir o seu conjunto de conhecimentos, o que inclui noções de psicologia, administração, gestão de pessoas, gestão do tempo, e por aí vai. Os institutos do setor oferecem formações que englobam diferentes técnicas e métodos que, em conjunto, ajudam os clientes a alcançarem aquilo que tanto desejam.

As áreas de atuação de um coach podem ser extremamente diversas. Na vida pessoal, existem coaches especialistas em família, relacionamento amoroso, espiritualidade, comunicação, entre outros. Já na esfera profissional, há coaches especializados em vendas, liderança, planejamento de carreira, desempenho de equipes, desempenho de empresas, empreendedorismo e até performance esportiva.

De que formas um coach pode beneficiar a sua saúde?

PSC

Além de todas as áreas já citadas, um coach bem-sucedido também pode auxiliar na saúde dos coachees de maneira geral. Confira, na sequência, de que maneiras isso ocorre.

  • Definição de metas

Se há algo em que um coach pode ajudá-lo é na hora de definir metas com clareza e sem fugir da realidade. Isso inclui metas relacionadas à área da saúde, como perda de peso, melhora na aptidão física, redução do estresse, entre outros fatores. Dentro da metodologia do coaching, uma boa meta segue a sigla em inglês SMART: específica, mensurável, alcançável, relevante e com um prazo de tempo definido. É claro que as metas podem ser flexíveis, mas elas são o ponto de partida de um bom trabalho.

  • Desenvolvimento de um plano personalizado

Depois de definir a meta a ser alcançada, o coach, em conjunto com o coachee, define um plano personalizado. Esse plano é, na verdade, um conjunto de ações estratégias que conduzem o coachee do estado atual ao estado desejado. Por exemplo, se o objetivo a ser alcançado for a perda de 10 kg, como isso vai acontecer? Quais mudanças de hábito serão necessárias? Quais comportamentos nocivos precisarão ser deixados de lado? O plano personalizado deve responder a essas perguntas.

  • Motivação

A motivação é um fator muito importante para que as pessoas tenham uma vida mais saudável, tanto na parte física quanto no aspecto mental. Um estilo de vida mais saudável sempre envolve uma reeducação alimentar, uma hidratação adequada e a prática regular de atividades físicas. Para quem não está acostumado a esse estilo, adotá-lo pode ser complexo, especialmente no início. Nesse sentido, o coach ajuda o cliente a superar as suas dificuldades, medos, inseguranças e momentos de desmotivação.

  • Educação e informação

Um bom coach sempre atuará também como um educador do seu coachee. Isso significa que ele trabalhará continuamente para manter-se atualizado e levar até o cliente informações de qualidade e credibilidade, que contribuam com o seu progresso. No caso dos coaches de saúde, essas informações quase sempre envolvem os benefícios dos exercícios físicos, noções de nutrição adequada, a importância do sono, o gerenciamento do estresse, entre outros dados relevantes de saúde física e mental.

  • Bem-estar geral

Hoje em dia, até mesmo a OMS (Organização Mundial da Saúde) define o conceito de saúde como um estado de bem-estar físico e mental, e não como apenas a ausência de doenças. Nesse âmbito, os coaches de saúde auxiliam os coachees a encontrar essa saúde e essa qualidade de vida de uma forma geral, o que inclui não apenas o alcance das metas em questão, mas também o sentido de propósito pessoal, bons relacionamentos interpessoais, mudanças nos padrões de crenças e hábitos etc.

Quais cuidados devem ser tomados ao contratar um coach em saúde?

Ao contratar qualquer coach, precisamos conhecer a fundo quem ele é, qual é a sua formação e qual é a sua experiência no assunto em que atua. Quando falamos em saúde, essa pesquisa precisa ser ainda mais profunda e criteriosa.

A esse respeito, a área de coaching de saúde — que também pode ser conhecida como health coaching ou wellness coaching — tem formações específicas para quem deseja atuar nela. No entanto, é importante ressaltar que o objetivo é sempre orientar as pessoas a terem uma vida mais saudável de maneira geral.

Pessoas com doenças, sejam físicas, sejam mentais, precisam recorrer aos profissionais desses setores, ou seja, aos médicos e psicólogos. O coaching de saúde é uma atividade complementar, focada em mudanças de estilo de vida, mas que não deve submeter ninguém a tratamentos médicos — como o uso de medicamentos.

Trata-se de um processo de conscientização e motivação, mas que sempre deve se pautar na ética e nas diretrizes do National Board for Health and Wellness Coaching (NBHW), que publica diretrizes gerais de ética e atuação para quem deseja ser um coach nessa área.

Em conclusão, é possível melhorar a sua saúde com a ajuda de um coach profissional, pois ele o auxiliará a organizar um plano individual e a encontrar motivação para colocá-lo em prática. Todavia, tenha sempre em mente que não se trata de um substituto da medicina e/ou da psicologia.

Gostou deste conteúdo? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!