Se compararmos uma empresa ao corpo humano, eu poderia dizer que a equipe de vendedores é o coração, pois é responsável manter a constância dos batimentos sustentando a saúde financeira da organização. Para cumprir com a frequência de resultados, o time precisa de um incentivo e é nesse momento que começa o desafio do gestor. Um dos modos de estímulo bem interessante é a criação de um texto motivacional.

Uma redação bem escrita, associada à cultura da corporação e com tom bem animador pode ser a chave para encorajar um time. A inspiração deve servir para os momentos ruins, em que muitos problemas precisam ser resolvidos ao mesmo tempo. E a força também deve estar presente nos momentos de felicidade, afinal, eles precisam ser reconhecidos.

Tenho certeza de que o texto será importante para alavancar seu desempenho de todos e garantir que resultados extraordinários sejam conquistados. Continue lendo para saber como fazer um texto motivacional!

Alinhamento de ideias

Como você leu acima, o texto motivacional é uma poderosa mensagem que estimula a autoconfiança e que evita a desmotivação da equipe de vendas. Nada mais justo de que dedicar um tempo no planejamento e na redação desse texto, não é mesmo?

Só que antes de começar a escrever loucamente, lembre-se de que o ingrediente para construir uma redação com esse perfil está no alinhamento da mensagem com a missão, visão e os valores da empresa. Não adianta nada escrever uma composição que a audiência aplaude, mas que é feita com somente 50% de verdade. Ou pior: prometer fatos que não irão acontecer. Um bom líder não promete o que não pode cumprir ou joga a culpa nos outros.

Tenha seu objetivo sempre em mente: motivar os colaboradores. Com isso na cabeça, comece a alinhar fatos e projetos futuros que realmente irão acontecer. Não tenha medo de expor a verdade das situações por meio de metáforas e colocar exemplos práticos por meio da história do grupo. Sempre com a meta e a verdade ao seu lado será mais fácil escrever.

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Dicas para escrever um texto motivacional

Para muitas pessoas, escrever não é uma tarefa fácil. E vou confessar que escrever um texto motivacional não é um trabalho simples, pois ele deve muito bem feito. Porém não é impossível e, no fim das contas, você vai ver o quão bacana e gratificante foi redigir!

Para facilitar sua redação, eu reuni 5 passos simples que você pode seguir para escrever seu texto. Leia!

1º passo

Inicie a composição relembrando a todos a trajetória da equipe e da empresa. A intenção é fazer uma viagem no tempo e trazer o grupo para aquele momento importante, que deu origem a tudo que construíram depois. Voltar às raízes é sempre uma maneira de comprovar o quanto evoluímos!

Para não se perder entre os fatos, desenhe uma linha do tempo e vá incluindo os fatos mais relevantes para a organização e especificamente para o time de vendas. Para não se esquecer de nada, mostre os acontecimentos com outro gestor que também conheça a história da corporação.

2º passo

Em seguida, escreva sobre as dificuldades que todos tiveram que superar. Nesse trecho não se esqueça de deixar bem claro que foi o trabalho em equipe que tirou os obstáculos do caminho. Isso contribui para estimular emoções positivas e o sentimento de pertencimento e realização. Nada como relembrar o quanto o grupo é forte e o quanto eles podem superar quando estão em sinergia!

Assim como falei acima, faça uma lista com os pontos inconvenientes mais significativos para a empresa e para a equipe.

3º passo

Na sequência, redija sobre as passagens divertidas envolvendo, por exemplo, um profissional-chave bem-humorado que seja admirado pelo grupo. Pense naqueles momentos de alegria em que todos riram e se divertiram juntos.

Procure por situações do cotidiano do trabalho que todos ainda lembram com carinho. Se quiser, também pode acrescentar alguns acontecimentos de momentos de descontração, como happy hour ou festas. Só tome cuidado para não deixar ninguém com vergonha!

4º passo

Depois escreva sobre as melhorias que a empresa trouxe, inserindo exemplos reais. Isso ajuda a criar a imagem de que a organização está comprometida com o desenvolvimento dos seus vendedores, assim como o bem-estar dele.

Faça uma lista com todos os benefícios que a organização levou para os funcionários no geral e, principalmente, para a equipe de vendas. Pode ser uma nova plataforma que facilitou o dia a dia, a contração de um novo funcionário ou o desenvolvimento do planejamento de metas em conjunto.

5º passo

Por fim, apresente quais são os projetos que a empresa está planejando engatar e quais são os objetivos com eles. Conte das projeções a curto, médio e longo prazo para que o grupo realmente entenda a ordem de prioridade. Nesse trecho também é interessante mostrar como essas metas serão importantes para a carreira de cada vendedor.

E aproveite para contar a eles se tiver novidades bacanas, tais como o investimento em uma nova formação ou ainda um jantar especial para o time.

Dica geral

Não fique acanhado se você não for o melhor redator do mundo. Ninguém precisa ser um escritor de sucesso para compor um texto estimulante. Caso se sinta inseguro, mostre a redação para um colega de trabalho que tenha mais facilidade em escrever. Além de revisar, ele pode dar dicas interessantes sobre construção textual.

O poder de um líder

Antes de começar a escrever qualquer tipo de redação, o líder ou gestor deve estar preparado tecnicamente e emocionalmente para desenvolver as ferramentas concretas. Ele deve estar com sua motivação em alta e ter ações e comportamentos que realmente inspirem e gerem engajamento entre seus liderados. O objetivo é que assim ele possa fazer planejamentos mais efetivos e traçar estratégias assertivas para potencializar o desempenho de seus profissionais.

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), há uma capacitação excelente para quem quer se desenvolver como líder, chamada Leader Coach Training (LCT). Nessa formação, o coachee irá aprender habilidades que poderão ser aplicadas imediatamente no dia a dia. Além disso, também terá dispositivos para desenvolver uma filosofia humanizada de obtenção de dados, como se comunicar de maneira mais efetiva, retenção de talentos e métodos que podem aumentar o índice de satisfação e qualidade de vida no trabalho.

Converse sobre essa capacitação com o seu gestor! Isso irá mostrar que você está interessado em evoluir e entregar resultados ainda melhores para a empresa. Se bobear, até ele vai querer fazer também!

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho motivacional da equipe!
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Mãos a obra

Agora você viu que escrever um texto motivacional para a equipe de vendas não é um bicho de setes cabeças! A partir das dicas que escrevi é possível construir um texto de motivação extraordinário para mobilizar novas ações e comportamentos entre os profissionais e alavancar os resultados. Talvez essas sejam as palavras que a sua equipe precisava ler para sentir que está fazendo um bom trabalho e pode seguir nesse caminho. E ainda melhorar!

Agora é sua vez: coloque o seu melhor neste texto e tenha mais uma ferramenta poderosa para motivar os seus profissionais de vendas! Só não se esqueça de fazer isso constantemente. Sempre que houver um ponto positivo ou negativo importante para discutir siga a tática do texto motivacional.

Se ainda tiver dúvidas ou gostaria de acrescentar algumas dicas não deixe de comentar. Vou adorar ler e poder evoluir com a sua opinião!

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