Por que eu me sinto assim? Por que não consigo me alegrar? Você pode ter tudo na vida que alguém poderia desejar e precisar: amigos, uma família carinhosa que sempre lhe quis bem, educação, saúde, amor. Pode ter tudo aquilo que é mais básico e imprescindível para que um ser humano sinta-se satisfeito, contente, completo e mesmo assim ainda pode não se sentir-se infeliz. Você pode pensar: Por que a desânimo e o sofrimento fazem parte da minha vida? Você, como todos os seres humanos, não gosta e não quer sofrer. Mas talvez você sinta que não tem força ou capacidade para reagir a isso, não é mesmo? O que tem de errado comigo?

Estes pensamentos podem passar na cabeça de uma pessoa com depressão, e talvez nem mesmo ela possa explicar sua origem e a razão dessas ideias. Se você nunca sofreu de depressão, talvez nunca possa entender com total precisão o que sente e o que significa sofrer deste transtorno. A dor e o sofrimento podem ser inexplicáveis. Inclusive pode estar tudo bem na vida dessa pessoa, mas ela não deixa de sentir-se mal, triste e pesarosa.

Por que estou aqui? Qual o sentido de tudo isso? Eu não valho nada e a vida também não. Quando eu não estiver aqui, ninguém sentirá minha falta. Eu não tenho importância. Esses pensamentos negativos e tenebrosos são comuns ao depressivo. Ele não vê valor em sua vida, as coisas perdem a graça, nada lhe dá prazer, tudo é extremamente pesado e difícil de carregar.

Isso tudo é muito triste. Você consegue imaginar o desespero que o depressivo sente? Muitas vezes ele não vê saída. A morte é contemplada como solução desta dor infinita que o acompanha a todo momento. Não sentir mais nada parece melhor do que continuar neste martírio.

Mas ouça bem, com atenção! Você vale a pena, você é importante, único, um ser de luz que merece ser feliz, amado e cuidado. A sua vida faz diferença na vida de muitas pessoas. O seu valor é imensurável. Há muitas pessoas que te amam profundamente, que desejam a sua melhora e recuperação, que precisam de você. Pense nas pessoas que a sua vida faz diferença: a de seus pais, irmãos, amigos. A sua vida traz mais alegria a todos. Até mesmo seus colegas de escola, de trabalho, seus professores e chefes. Você impacta a existência de todos eles. Mesmo que você não saiba e até que eles não percebam, sua presença marca e impacta a vida deles também. Se você se fosse certamente eles sentiriam muito pesar, acredite nisso.

Eu sei que é difícil. A vida é muito dura. Alguns sofrem mais que outros, passam por mais dificuldades e traumas. Mas você não está sozinho, há muita gente boa neste mundo que deseja te ajudar, te acolher, compartilhar suas experiências em busca de uma cura coletiva.

Eu não sei o que aconteceu com você, porque você se sente assim. Quais caminhos o levaram a ver a vida deste modo, ou quem te feriu. Talvez você simplesmente passou a se sentir triste, para baixo, e aos poucos esse peso tornou-se insuportável. Você já fez de tudo, mas nada parece dar certo. Você continua fingindo, dando sorrisos falsos para os que te cercam, mas um dia, pode não aguentar mais.

PSC

Não desista! Peça ajuda. Peça a Deus, ao Universo, a uma Força Maior, mais persistência, mais calma, mais paz, mais força, mais pessoas iluminadas que te guiem em direção a Luz e a Evolução. Se você tentou cem vezes e falhou cem vezes, ótimo! São cem aprendizados, cem maneiras de você fazer as coisas diferentes. Talvez a 101ª seja o momento que tudo vai mudar. E como você vai saber se não tentar?

Procure ajuda médica especializada, enfrente seus medos, seu passado, sem julgamento. Se você errou, se perdoe, você não sabia as coisas que sabe agora, então como poderia ter feito diferente antes. Se seus pais erraram com você, perdoe-os. Eles te deram a vida, o bem mais precioso e somente por isso você nunca poderia pagá-los pelo que fizeram por você. Seus pais também são seres humanos, eles também têm medo e ficam perdidos, igual a você. Perdoe-os e a todos que possivelmente lhe fizeram mal, pois o perdão liberta. Perdoar certamente contribuirá para a sua felicidade duradoura.

Mas qual é o sentido da vida? Por que eu devo continuar lutando? O sentido da vida é a própria vida. Você só aprenderá a viver, vivendo. Lute por você! Você é a pessoa mais importante na sua vida, sempre estará aí, para o bem e para o mal, por isso é tão importante você aprender a se escutar, a se entender, a se amar. Cuide de si como você cuidaria de uma pessoa amada. Preste atenção na maneira como fala com si mesmo. Você falaria dessa maneira com um amigo, principalmente se ele estivesse triste e sofrendo? Certamente não! Seja gentil consigo! Cultive paciência, permita-se errar e perdoar-se.

De manhã se você não conseguir levantar da cama, permita-se, entenda-se, não se martirize. E quando conseguir sair, escovar os dentes, os cabelos, tomar banho, trocar de roupa, parabenize-se. Às vezes as tarefas mais banais para os outros, são um desafio diário. E hoje você conseguiu, você é um vencedor.

Rodeie-se daqueles que te querem bem, que te colocam para cima, que te fazem rir, que entendem o seu desânimo, que não vão te pressionar a ir naquela festa que você sabe que não lhe fará bem, que não acham que os seus sentimentos é frescura, porque eles não são. Só você sabe o quanto você gostaria que tudo isso fosse só uma tristeza passageira, e que sua força de vontade e otimismo fossem o suficiente.

Eles certamente serão, no futuro, juntamente com outros tratamentos, com outras ajudas. Você é mais forte do que imagina e provará a si mesmo. Você saberá o quão corajoso e valoroso verdadeiramente é, o quanto a sua alma brilha, o quanto é capaz, no momento em que atingir seu ponto mais baixo, no momento em que mais necessitar. E sim essa força pode significar não desistir, aguentar mais um dia, um momento difícil de cada vez, uma tarefa doméstica que você realizar, sair de casa, uma consulta sincera com seu terapeuta, tomar os remédios diariamente, o convívio social, trabalhar. Você é incrível. E por conseguir tudo isso e por ter chegado até aqui, seus feitos são extraordinários.

Olhe para trás com orgulho daquilo que você realizou, de sua história, de sua perseverança, e de ter humildade para pedir ajuda. E mesmo que seus episódios voltem, não tenha medo. Novamente você certamente se preparará para enfrentar essa doença.

Você não essa doença, ela não te define. É um distúrbio, uma falta de equilíbrio nas substâncias de seu cérebro. Não é sua culpa. Você não fez nada para merecer isso. Sua vida é maior que tudo isso. Você será vitorioso nesta batalha, acredite você é incrível, sua vida vale muito!

Copyright: 667435318- https://www.shutterstock.com/pt/g/romrf