O processo de mentoria é aquele em que uma pessoa menos experiente obtém aconselhamento e instruções de alguém mais experiente para alcançar um objetivo específico. Esses processos podem ocorrer em diferentes áreas, como a vida pessoal, a prática de um esporte, a administração financeira e também a vida profissional.

Mas como a mentoria pode contribuir positivamente com a carreira de um indivíduo? Para você que ainda tem dúvidas, separamos 7 contribuições que essa ferramenta oferece aos seus adeptos. Preparado para conhecê-las? Então, siga em frente e boa leitura!

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

1. Conhecimentos técnicos

O primeiro e mais óbvio dos aspectos em que uma mentoria é útil é o conhecimento técnico. Toda carreira deve ser pautada em conhecimentos sólidos e atualizados, pois, sem eles, é impossível que um profissional obtenha um bom desempenho. Por este motivo, o mentor pode e deve compartilhar tudo aquilo que sabe sobre a profissão com o seu mentorado, ensinando-lhe as temáticas relevantes à área.

Indicações de livros e cursos, técnicas de trabalho, temas que precisam ser dominados, ferramentas, programas de computador, enfim, tudo aquilo que pode fazer daquele profissional alguém mais capacitado deve ser compartilhado pelo mentor.

Um jornalista em início de carreira, por exemplo, pode conversar com um jornalista mais experiente sobre como apurar uma informação, como selecionar fontes fidedignas, como redigir uma notícia, como adaptar a linguagem escrita para a linguagem falada, como estruturar uma entrevista, enfim, todos os saberes técnicos referentes a essa profissão.

2. Experiência prática na área

PSC

Além dos conhecimentos técnicos, é fato que há muitos saberes profissionais que não estão nos livros ou nos cursos de formação tradicionais. Toda profissão tem os seus macetes, ou seja, as recomendações de melhores práticas para que bons resultados sejam alcançados. No entanto, esse tipo de conhecimento não aparece em nenhuma bibliografia, pois é fruto da experiência.

Um estudante de pedagogia, por exemplo, aprenderá no curso como alfabetizar uma criança e como ensinar-lhe a fazer cálculos simples. No entanto, como lidar com a criança no dia a dia, como despertar-lhe o interesse por aprender e como fazer uma aula atrativa e criativa são conhecimentos que só a prática é capaz de proporcionar.

Dessa forma, a mentoria é muito importante, já que os profissionais mais experientes podem ensinar as suas técnicas aos mais novos. Por isso é tão importante selecionar um mentor que tenha não apenas o conhecimento teórico, mas também uma vivência prática comprovada.

3. Resolução eficaz de problemas

Em toda e qualquer profissão, existem problemas. A ideia de um emprego dos sonhos em que tudo é perfeito simplesmente não existe. Sendo assim, é natural que os profissionais mais jovens se deparem em alguns momentos com situações complicadas para resolver na empresa, sem saberem ao certo o que fazer.

Quando isso ocorre, vale a pena ter um mentor. Recorrer a ele é importante, pois esse profissional mais experiente certamente já passou pelo mesmo problema. Assim, ele muito provavelmente sabe quais atitudes são mais eficazes para resolver a situação, com base em suas próprias vivências.

Dessa forma, pode-se afirmar que os processos de mentoria reduzem a ocorrência de erros no trabalho. Além disso, eles fortalecem no profissional iniciante a sua autoconfiança e a sua capacidade de superar desafios, aprendendo com as próprias falhas. Isso potencializa o crescimento do indivíduo em sua vida profissional.

4. Planejamento estratégico

Outro aspecto muito importante da mentoria é ajudar o mentorado a planejar a sua vida no trabalho. Ainda hoje, existem profissionais que simplesmente não têm objetivos para as suas carreiras. Eles “tocam o barco” e aproveitam as oportunidades quando surgem, mas não são proativos na hora de lutar pelo que realmente desejam.

Esse tipo de profissional que espera as coisas “caírem do alto” dificilmente prospera. Por isso, um bom mentor é aquele que questiona o seu mentorado sobre o que ele quer para a sua carreira.

Retomando o exemplo do aluno de pedagogia, é importante que ele determine qual é o seu objetivo nessa carreira. Ser um educador do ensino infantil? Ser um professor de ensino fundamental? Assumir a coordenação pedagógica de uma escola? Oferecer consultoria a diferentes instituições de ensino? Ministrar cursos? Produzir materiais didáticos?

Cada área profissional oferece um conjunto de possibilidades de carreira que podem ser seguidas. Assim, o mentor deve apresentar essas possibilidades ao mentorado, auxiliando-o a fazer a sua escolha. Uma vez determinado este objetivo, é hora de planejar estrategicamente o seu alcance, ou seja, definir quais ações são necessárias para que o sonho se concretize.

5. Networking

Especialmente no início da carreira, é muito importante construir e alimentar uma rede de contatos profissionais. Essas pessoas podem ser extremamente valiosas na vida de um profissional, seja como mentores, como possíveis parceiros de negócios, como empregadores, entre outros.

Este ato de manter uma rede de contatos profissionais recebe o nome de networking. Um bom mentor ajuda o seu mentorado nesse processo, o que pode ocorrer de diversas maneiras. Ele pode apresentar profissionais que possam auxiliar o indivíduo em sua carreira, pode recomendar eventos relevantes naquela área de atuação e pode estimular o mentorado a conhecer outros profissionais da mesma área, com os quais possa trocar conhecimentos.

Além disso, o mentor também pode oferecer ao profissional iniciante alguns materiais de apoio, sugestões de leituras e cursos, entre outras ferramentas.

6. Inteligência emocional

Quando falamos em planejamento estratégico, falamos em encontrar o ponto atual, definir o ponto desejado e traçar ao caminho que os une, por meio de ações estratégicas. Falando assim, pode parecer que esse caminho é uma reta ascendente, quando na verdade é uma sucessão de altos e baixos e de momentos em que é preciso recalcular a rota.

A trajetória do sucesso é marcada por dificuldades que precisam ser superadas. É assim para todo mundo. Por isso, além dos conhecimentos técnicos, o mentor também deve ser um porto seguro ao mentorado no que diz respeito às suas emoções. Há momentos em que queremos desistir, quando o desânimo ganha força diante de tantos obstáculos no caminho.

Nessas horas, um mentor eficaz é aquele que não esconde as adversidades do seu mentorado, mas o estimula a enfrentá-las, demonstrando que confia nas capacidades do seu pupilo. Portanto, uma mentoria também cumpre um objetivo motivacional, estimulando a inteligência emocional e a resiliência para que o indivíduo lide adequadamente com as suas dificuldades.

7. Diferencial competitivo

Por fim, como um resultado do somatório de todas as contribuições apontadas até aqui, não é nenhum mistério ressaltar que o indivíduo que tem um mentor experiente tem um importante diferencial competitivo. Esse jovem profissional tem inteligência emocional, conhecimentos teóricos, técnicas práticas, redes de contatos, planejamento estratégico e habilidade de resolver problemas — tendo desenvolvido todas essas competências com alguém mais experiente.

No mercado de trabalho, isso é visto com muito bons olhos, pois se trata de um conjunto de habilidades extremamente enriquecedor. Por isso, não é exagero afirmar que os processos de mentoria ajudam na formação de profissionais cada vez mais capacitados para um exercício eficiente das suas respectivas profissões, o que fortalece a sociedade como um todo.

E você, já passou por um processo de mentoria? Tem vontade de conhecer esse método? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo. Por fim, lembre-se de que todo conhecimento importante merece ser dividido com amigos, colegas e familiares. Sendo assim, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Imagem: Por Song_about_summer