Merchandising é o nome dado a um conjunto de técnicas de marketing que podem incluir ofertas especiais, apresentação de produtos, propagandas e outros tipos de estratégia que têm como objetivo aumentar as vendas de determinados produtos ou serviços. Seu conceito é baseado na apresentação dos produtos na hora certa, no lugar certo, na quantidade certa e com o preço certo para obter bons resultados.

Para saber mais a respeito do assunto, os tipos de estratégia mais utilizados atualmente e exemplos de como algumas empresas fazem, é só continuar a leitura.

Tipos de Merchandising mais usados

Quando o assunto são as estratégias de merchandising, é preciso ressaltar que são ações bem variadas, o que inclui tanto a aparição de um produto em uma novela quanto uma seção temática do supermercado, como volta às aulas, churrasco, datas comemorativas, entre outras. No fim das contas, o objetivo é sempre o mesmo: atingir uma meta específica, fidelizar o cliente e tornar uma marca mais conhecida.

Entre as ações de merchandising mais comuns estão:

Visual Merchandising

Também chamado apenas de VM, é usado para destacar produtos em vitrines e prateleiras, de forma a valorizá-los e chamar a atenção dos clientes. É uma estratégia que apela para os aspectos visuais e é aplicada até mesmo em lojas virtuais, na forma como os produtos são apresentados nas imagens.

Merchandising de varejo

O Merchandising de Varejo inclui ações que acontecem em lojas físicas com o objetivo de promover determinados produtos e aproximar a marca do consumidor. São demonstrações e degustações que costumam acontecer em lojas, supermercados e até em locais públicos.

Digital Merchandising

PSC

Essa é a versão digital do Merchandising de Varejo, que inclui anúncios em sites, nas redes sociais, e-mail, programas de afiliados, entre outros. São estratégias indispensáveis para se destacar no mercado online e ser a principal marca lembrada pelo consumidor.

Merchandising de Produto

O Merchandising de Produto é voltado especificamente para um item, que pode ser um produto físico ou digital. A forma como ele será realizado depende do que se deseja vender. Se é em uma loja física, por exemplo, são usados banners e outras formas de destacar o produto em questão. No caso da venda de um curso online, as ações podem acontecer através das redes sociais e e-mail.

10 Dicas para usar estratégias de Merchandising da forma certa

Existem inúmeras estratégias de merchandising que uma empresa pode usar para divulgar seus produtos e impulsionar as vendas. Confira dicas de como usar algumas das mais eficazes.

1 – Explore os cinco sentidos

Apesar de existir um tipo de merchandising voltado para o aspecto visual, é importante destacar que você pode explorar os outros sentidos, que são audição, tato, olfato e paladar, claro, considerando os produtos que deseja promover. Inclusive, muitas lojas utilizam um aroma específico que também é encontrado em suas embalagens, que fica na memória dos clientes.

2 – Considere seu público

Toda estratégia de marketing deve ser definida considerando o público a ser atingido e com o merchandising não é diferente. Como é o seu cliente ideal? O que ele procura? Esse deve ser o seu ponto de partida para escolher todos os detalhes.

3 – Escolha cores considerando as emoções que deseja gerar nas pessoas

As cores possuem um forte apelo com o ser humano e, por isso, devem ser bem escolhidas para serem usadas em ações de merchandising. Veja, a seguir, as principais cores e seus efeitos.

Branco: paz e tranquilidade.

Preto: mistério e elegância.

Vermelho: paixão e intensidade.

Azul: harmonia e calma.

Verde: natureza e saúde.

Laranja: energia e vitalidade.

4 – Conte uma história

Se ainda não se atentou a isso, comece a observar as vitrines de lojas que investem em visual merchandising, geralmente, elas contam uma história, que pode estar relacionada à estação do ano ou datas comemorativas, por exemplo. Isso envolve o consumidor e aumenta as chances de obter resultados positivos.

5 – Tome cuidado com excessos

Ao fazer uma vitrine ou realizar outra ação de merchandising, tome cuidado com os excessos. Embora os elementos que compõem o cenário sejam importantes, eles não devem nunca roubar a atenção do produto. Tudo deve ser escolhido de forma a se complementar, mas sempre deixando o foco no produto que está sendo promovido.

6 – Agrupe produtos semelhantes

Essa dica vale tanto para lojas físicas quanto virtuais e pode fazer com que uma venda gere outras. Nas prateleiras, crie áreas temáticas com produtos que se complementam, como itens relacionados ao verão, por exemplo, como protetor solar facial, labial e corporal, bronzeador, hidratante pós sol, entre outros. Em sites, utilize a opção chamada como “compre junto” para fazer isso.

7 – Invista em uma boa iluminação

De nada adianta criar estratégias fantásticas de merchandising para estabelecimentos físicos se a iluminação não é boa o suficiente para valorizar. Em muitos casos, vale a pena investir em uma iluminação especial, porque esse é um detalhe que faz toda a diferença.

8 – Defina temas para as ações

É interessante que as ações de merchandising tenham temas, que podem tanto estar de acordo com as estações do ano quanto datas comemorativas. Estude o seu público, claro, considerando o seu segmento, e defina temáticas que sejam relevantes.

9 – Peça ajuda aos fabricantes

Se você tem uma loja, pode pedir ajuda aos seus fornecedores para realizar ações de merchandising. Muitas marcas oferecem displays para promover produtos em lojas e supermercados. Nessa parceria, todos saem ganhando, já que o objetivo é impulsionar as vendas.

10 – Acompanhe os resultados

Toda ação de marketing precisa ter sua eficácia medida para verificar se está trazendo os resultados esperados, se existe algum detalhe que precisa ser alterado e assim por diante. Portanto, encontre uma forma de fazer isso, assim, poderá direcionar seus esforços para as estratégias que estejam realmente dando certo.

O merchandising, quando usado da maneira certa, pode atrair muitos clientes e aumentar significativamente as vendas de uma empresa. Encontre as estratégias certas, considerando seu segmento e o público que deseja atingir, e certamente alcançará resultados extraordinários!