A metodologia DISC é o resultado dos estudos realizados por William Moulton Marston, PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard, que na década de 1920 mapeou as emoções e padrões comportamentais de indivíduos que não apresentavam nenhum tipo de deficiência mental. Essa teoria divide os perfis comportamentais em quatro grupos: Dominance (Dominância), Influence (Influência), Steadiness (Estabilidade) e Conscientiousness (Conformidade). E é exatamente através das iniciais de cada uma dessas palavras que surgiu o nome DISC.

Continue acompanhando para entender melhor o que é a metodologia e como ela é utilizada.

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O que é a Metodologia DISC?

As bases dessa teoria estão no livro “As Emoções das Pessoas Normais”, de 1928, escrito por William Moulton Marston, que, a partir de estudos do comportamento de indivíduos que não apresentavam nenhuma deficiência mental, detectou quatro fatores de influência principais que são: Dominance (Dominância), Influence (Influência), Steadiness (Estabilidade) e Conscientiousness (Conformidade).

Hoje, inúmeras empresas usam a metodologia DISC como uma ferramenta para melhorar a gestão de pessoas, obtendo, dessa forma, o aumento da produtividade e a redução da rotatividade de colaboradores, que é algo prejudicial e que deve ser evitado. Também oferece excelentes resultados quando empregada em processos seletivos e de recrutamento, pois tem como foco a identificação dos perfis mais assertivos para cada cargo. Assim, é possível otimizar as contratações e evitar que precisem ser realizadas com frequência.

Entenda os 4 fatores comportamentais da Metodologia DISC

A metodologia DISC permite que o colaborador entenda melhor qual é o seu perfil, podendo fazer um bom uso de suas melhores qualidades, assim como que a companhia direcione para ele tarefas que estão mais alinhadas com as suas principais características. A seguir, vou explicar em detalhes os quatro fatores comportamentais que funcionam como base dessa metodologia.

Dominance (Dominância)

PSC

Indivíduos que têm esse perfil, se mostram mais competitivos, pois estão focados em obter resultados e têm como seu combustível os desafios, que os estimulam a darem o seu melhor. São profissionais que têm facilidade em assumir posições de liderança e chefia, pois gostam de estar no centro e da posição de gerência.

Influence (Influência)

Indivíduos que têm grande facilidade de influenciar aqueles que estão à sua volta pela sua facilidade de comunicação e de estabelecer relacionamentos. A popularidade elevada é um dos traços mais marcantes daqueles que fazem parte do perfil ligado à influência.

Steadiness (Estabilidade)

Os indivíduos deste grupo são mais estáveis e têm facilidade para se adaptar a rotinas. Conseguem estabelecer um bom ritmo de trabalho, mas podem ter problemas para lidar com mudanças muito bruscas.

Conscientiousness (Conformidade)

A conformidade no âmbito profissional pode acarretar em problemas para assumir riscos. Os indivíduos desse grupo tendem a ser mais perfeccionistas e adeptos à adoção de métodos sistemáticos.

Dicas de como aplicar a metodologia DISC na sua empresa

As companhias podem aplicar a metodologia DISC de diferentes formas. A seguir, você poderá conferir alguns exemplos de como isso pode ser feito com sucesso e excelentes ganhos.

Processo de recrutamento e seleção

A Metodologia DISC é uma ferramenta bastante útil para a realização do mapeamento do perfil dos candidatos inscritos para concorrer à vagas dentro da sua organização. Além de ser bastante assertiva, permite acelerar o processo de escolha dos contratados. Com um perfil ideal traçado, basta aplicar o teste para todos os indivíduos, selecionando os que estiverem melhor alinhados com o que se espera do cargo.

Um ponto bastante interessante a ser destacado, é que o teste DISC pode ser feito online, facilitando a aplicação para mais pessoas e permitindo armazenar os resultados no banco de dados da organização. Dessa maneira, caso determinado candidato não seja escolhido para o processo em questão, poderá ser contatado futuramente caso surja uma demanda por um profissional com o seu perfil.

Definição de promoções

Além das contratações externas, as companhias realizam processos seletivos internos, para que colaboradores que já fazem parte dos quadros de funcionários possam ascender de cargo. O teste DISC permite conhecer os perfis dos funcionários, podendo identificar os que estão mais bem preparados para o desafio. A possibilidade de ser promovido e ter seus talentos bem empregados, também contribui para a retenção de bons profissionais e os estimula a se dedicarem cada vez mais.

Treinamentos mais assertivos

O conhecimento a respeito dos perfis dos funcionários ajuda a identificar o que pode ser potencializado e o que precisa ser melhorado em médio e longo prazo. Isso se reflete em treinamentos mais relevantes para as equipes, atendendo às demandas de atenção dos perfis distintos, como o uso de recursos visuais para os influenciadores, proposição de desafios para os dominantes, objetividade para aqueles que têm maior conformidade e linearidade para quem é estável.

O uso de métodos que observam as características comportamentais dos indivíduos, torna mais simples que eles absorvam os conteúdos e, dessa forma, apliquem em seu dia a dia. Tenha a certeza de que esse cuidado evitará o grande número de olhares desatentos durante os processos de capacitação.

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Estabelecimento de melhores políticas de RH

Um dos papéis do setor de RH das companhias é oferecer um ambiente de trabalho agradável e satisfatório para os seus colaboradores. Mas, para que isso seja possível de concretizar, é válido saber quais são os perfis que a organização possui para determinar quais os tipos de recompensa que terão maior impacto na motivação dos funcionários.

Além disso, contribui para saber quem são os profissionais que se darão melhor em situações de mudanças ou que demandem mais estratégia para resolução. O trabalho de gerir pessoas se torna bem mais simples com o conhecimento em detalhes de quem são essas pessoas que estão sob o seu comando.

Cada indivíduo é único, com seu perfil e suas características, como uma peça de um quebra-cabeças. Através da Metodologia DISC é possível entender exatamente como ela se encaixa em relação a outros tipos de pessoas e situações. Assim, fica mais fácil juntar várias peças para formar figuras e atingir diversos tipos de objetivos.

Gostou de saber mais sobre a metodologia DISC e como aplicá-la em sua empresa? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo com amigos que também tenham interesse na área de gestão de pessoas!

 

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