Seis Sigma

Lucky Business/Shutterstock A metodologia Seis Sigma ajuda a empresa a desenvolver um trabalho de forma mais assertivo e tonar seus processos produtivos cada vez melhores

A metodologia Seis Sigma (do inglês – Six Sigma) é uma palavra que designa um método empresarial que visa o desenvolvimento de práticas mais efetivas na gestão dos processos, correção de problemas, criação de soluções e controle de qualidade nas organizações. Visa à eficiência operacional para que as empresas possam ser mais efetivas em suas ações e consigam realmente se tornar mais assertivas e fazer mais com muito menos.

O método foi desenvolvimento pela empresa americana Motorola, com o intuito de eliminar as possíveis não conformidades em seu processo de produção.  A intenção ao criar a metodologia “Seis Sigma” é oferecer aos colaboradores parâmetros que lhes permitam identificar possíveis defeitos ou pontos de melhoria num produto ou serviço e corrigi-los rápida e efetivamente.

É esta ênfase na gestão da qualidade e no controle da produção que faz com que a empresa possa crescer; evoluir e potencializar sua produtividade e lucratividade. Também é isso que garante que o cliente possa ter uma excelente experiência de compra e receba apenas o suprassumo da empresa.

Este cuidado faz toda diferença, pois mostra compromisso com a satisfação do consumidor, o que aumenta as chances de fidelizar clientes e fazê-los se tornarem verdadeiros representantes e defensores de sua marca.

Vamos então destrinchar o seis sigma e ver como ele pode ser aplicado no crescimento da sua empresa. Continue lendo e saiba mais!

A Metodologia Seis Sigma na Prática

O sigma ) é a décima oitava letra do alfabeto grego e, na nossa língua corresponde à letra “S”. Também é uma unidade estatística, que nas empresas serve para avaliar e atribuir, numa escala de 1 a 6, diferentes valores à qualidade da produção de seus artigos ou serviços.

O 1 – sigma é o nível mais baixo no que tange à qualidade da performance produtiva empresarial, pois significa que a organização está perdendo dinheiro, desperdiçando insumos e, claro, não sendo nada eficiente. Já o 6 – sigma designa alto desempenho produtivo, alta qualidade e gera maior lucratividade.

Voltando a ideia de eficiência operacional, podemos dizer que a metodologia Seis Sigma consiste em verificar a quantidade de insumos que foram usados para produzir determinado item, bem como o que foi perdido ou desviado neste processo. Por exemplo, na produção de camisetas, no tamanho G, quanto de material (tecido e linha) foi utilizado e desperdiçado? Qual escala se atribuiu a isso?

DMAIC e Seis Sigma

Como tal, a metodologia Seis Sigma é baseada numa estratégia chamada – DMAIC, uma sigla que é representada pelas palavras: Definir – Mensurar – Analisar – Incrementar – Controlar. Vamos ver o que cada termo representa:

Definir – definição de metas e objetivos claros e congruentes em relação à qualidade dos processos produtivos da organização.

Mensurar – avaliar os pontos fortes e de melhoria dos sistemas atuais, visando identificar os gaps e acertos da empresa e corrigir, melhorar os processos e definir com clareza as diretrizes que a tornaram mais eficiente e lucrativa.

Analisar – esta análise deve ser feita baseada em estatísticas e dados sobre a empresa. Tem como objetivo definir as ações que irão ajudá-la a eliminar suas deficiências e avançar na direção planejada.

Incrementar – esta é uma fase essencial, pois é onde a empresa começa implementar as melhorias necessárias à correção de seus problemas, ao desenvolvimento de novas práticas e aplicação das soluções definidas para tal.

Controlar – o controle das ações é muito importante para garantir um padrão de qualidade e para que as melhorias alcançadas possam ser mantidas, os processos produtivos possam continuar a parâmetros claros e, com isso, garantir tanto a eficiência operacional e a alta produtividade da empresa.

Como podemos perceber a metodologia Seis Sigma é uma ferramenta poderosa para identificar, corrigir e orientar a melhoria contínua dos processos produtivos das empresas e fazê-la crescer em todas as direções. Isso é importante para garantir a máxima eficiência que todo negócio precisa para desenvolver a qualidade de seus produtos e serviços, conquistar seus clientes, orientar o trabalho dos seus profissionais de forma assertiva e manter um alto padrão de qualidade sempre.