Microlearning vem do inglês e significa microaprendizagem. Trata-se de uma abordagem de ensino em que o conhecimento é adquirido através de sessões curtas. Basicamente, conteúdos complexos são divididos em pequenas etapas, o que facilita sua memorização.

As sessões de microlearning costumam ter curta duração e contarem com uma linguagem acessível. A cada encontro, os participantes adquirem uma pequena parcela do conhecimento, então, ao final de um período, conseguem aprender questões significativas sem grande esforço.

Quer saber mais sobre a tendência do microlearning e seus benefícios? É só continuar a leitura e conferir!

O que é Microlearning?

Podemos comparar o microlearning com o processo de montagem de um quebra-cabeça. Em vez de uma pessoa se posicionar em frente às peças e passar horas insistindo em encaixar todas as peças corretamente, ela irá dedicar apenas poucos minutos por dia para realizar o encaixe de cinco. Assim, sem precisar dedicar tanto tempo, ao final de uma ou duas semanas terá a imagem completa.

Agora, trazendo esse exemplo para o aprendizado, a junção de cinco peças representa a aquisição de uma parte do conhecimento sobre um conteúdo complexo. Com sessões curtas e objetivas é possível aprender um tópico por vez. Então, a cada encontro novas informações são apresentadas, ligando-se umas às outras.

Além de ser um método interessante e eficaz, o microlearning combina com o momento atual, em que as coisas são ágeis. Permite que as sessões sejam realizadas online, no tempo livre, tornando o conhecimento acessível e descomplicado.

Recursos utilizados no Microlearning

PSC

No microlearning o conteúdo pode ser apresentado de diferentes formas, inclusive muitas delas já fazem parte do nosso dia a dia, como publicações nas redes sociais e vídeos compartilhados no YouTube. Confira alguns exemplos de recursos.

  • Videoaulas curtas;
  • Trechos de palestras;
  • Jogos;
  • Infográficos;
  • Slides.

Microlearning e a Curva de Esquecimento

Hermann Ebbinghaus, primeiro autor da área da psicologia e desenvolver testes de inteligência, criou em 1880 uma teoria chamada Curva do Esquecimento. Ao longo de suas pesquisas, ele realizou testes com o objetivo de avaliar as capacidades e funções da memória.

O pesquisador observou que a memória não permanecia consistente durante os testes, pois aumentava, diminuía e regredia muitas vezes. Essa oscilação dependia não apenas do assunto que estava sendo aprendido, mas também dos métodos utilizados.

Com isso, Ebbinghaus também descobriu o fenômeno da economia de memória. Trata-se do conhecimento antes mantido fresco na mente, com precisão total ou relativamente completa, e a retenção da informação que ocorre depois disso.

Ele descobriu que informações estritamente memorizadas podem ser lembradas com muito mais facilidade depois de serem novamente aprendidas, mesmo depois de um tempo significativo sem usá-las. É como se as revisões revivessem as memórias, tornando-as mais fortes.

De acordo com a curva de esquecimento de Ebbinghaus, as pessoas normalmente perdem 80% do conhecimento que aprendem em um mês. Quando uma grande quantidade de conhecimento é aprendida, ele é retido por um certo tempo. No entanto, se essas informações não forem consideradas essenciais para as tarefas do dia a dia, o aprendizado tende a se degradar ao longo dos dias.

O conceito de microlearning pode ser usado para resolver esse problema. Dividir o conteúdo em pequenas partes e relembrá-las ao longo do tempo, pode ajudar a melhorar a retenção de conhecimento e a produtividade.

Essa abordagem pode realmente melhorar o treinamento em empresas porque os colaboradores aprendem em um curto período de tempo e sem interromper suas tarefas diárias. Assim, o microlearning trabalha o cérebro para priorizar informações que podem ser mais relevantes para as atividades profissionais diárias.

Principais benefícios do Microlearning

Veja quais são os principais benefícios que a abordagem microlearning pode oferecer.

1. Requer pouco tempo para ser aplicado

O principal fator que leva profissionais a não buscarem novas qualificações é a falta de tempo. Afinal, após enfrentar um expediente de oito horas ou mais e ainda ter que realizar outras atividades pessoais, fica realmente complicado fazer cursos com aulas extensas.

Com o microlearning, como cada aula tem duração de poucos minutos, é possível otimizar o tempo. Dá para acompanhar o conteúdo na pausa para o cafezinho ou mesmo dentro do transporte na volta para a casa.

2. Aumenta o envolvimento dos participantes

O ser humano precisa de estímulos para se manter motivado e é por isso que objetivos grandiosos precisam ser divididos em etapas, pois o cumprimento de cada uma se torna estimulante.

O mesmo vale para a aquisição de conhecimento. Os participantes se sentem instigados a aprender a cada dia uma parte de um conteúdo, o que os motiva a esperar pela próxima aula.

3. Melhora a retenção de conhecimento

Conforme explicado anteriormente, é mais provável que o conhecimento seja retido quando o lembramos repetidamente. No microlearning, cada pequena etapa apresentada retoma a anterior, formando o grande quebra-cabeça. Assim, a curva do esquecimento é superada e as chances de memorização são aumentadas significativamente.

4. As aulas podem ser acompanhadas em qualquer hora e lugar

O microlearning é aplicado online na maioria das vezes porque não é viável reunir pessoas presencialmente para apresentações tão curtas, de apenas poucos minutos. Assim, se tem mais um benefício, que é a liberdade para acompanhar as aulas em qualquer hora e lugar, sem barreiras que possam impedir ou desestimular.

5. Permite que cada um siga no seu ritmo

Por fim, outro benefício do microlearning é permitir que cada um siga no seu ritmo. Se, por exemplo, uma pessoa não absorver bem o que foi apresentado na aula, ela pode rever ou até retomar aulas anteriores para tirar suas dúvidas.

O fato de as apresentações serem curtas, faz com que não haja preguiça ou outros impedimentos para a realização de revisões. Sempre há o pensamento de “o vídeo é tão curto, não custa nada rever”, especialmente porque há o estímulo de saber que a explicação será objetiva e com linguagem acessível.

Gostou de conhecer a nova tendência de aprendizagem? Com o microlearning o conhecimento se torna mais democrático, o que faz dessa abordagem muito interessante para empresas.

Aproveite para deixar sua opinião sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar a informação adiante!