É um propósito, uma função específica que se atribui a alguém para realizar algo. É um compromisso, dever e obrigação que precisam ser realizados. É um agrupamento de pessoas que recebe uma obrigação a cumprir – missão empresarial, missão científica, missão diplomática etc.
A missão de vida de cada pessoa é uma lembrança de quem elas são e do impacto que elas geram no Universo. Esse fato faz com que a vida se torne completa e feliz. Visões são representações mentais que inspiram as pessoas a agirem e a tornarem realidade àquilo que sonham.
É a missão que estabelece o que as pessoas fazem e qual é o motivo que as levam a fazer. Sendo assim, a missão está diretamente ligada aos talentos, às ações e aos objetivos de uma pessoa. É possível que uma pessoa identifique a sua missão através de perguntas como:
- Por que eu estou vivo e habitando este planeta?
- O que eu faço que mais me completa? E para quem eu faço?
Definindo a Missão da Empresa
A missão dentro de uma organização está diretamente ligada à visão e aos valores da empresa. Ambas são funções planejadas de uma empresa, são ferramentas essenciais para a definição de regras, como decidir em que se apoiar.
É através da missão que se torna possível definir uma direção para a empresa, começando pela motivação até as execuções que guiam todos os comportamentos e atitudes dos colaboradores, assim como o futuro dessa empresa.
O Coaching também considera essas características da missão, dos valores e da visão, mas articula-os com outros campos, não servindo apenas para falar sobre empresas. E é justamente por isso que o Coaching possui vários nichos, para que não se restrinja apenas a uma área.
Uma pessoa que tem dentro de si qual é a direção da vida que quer seguir, as atividades que direcionam os seus comportamentos e atitudes, enxergando o seu ponto atual e o ponto desejado, pratica a missão.
A missão é propósito de uma empresa, assim como pode ser o propósito de uma pessoa. É a razão de ser da “empresa/pessoa”, o que esse negócio faz e para quem é direcionado, o que uma pessoa faz e para onde quer ir. Essas características fazem com que a missão possa sofrer mudanças no decorrer do tempo. Dessa forma, a missão de uma empresa serve para defini-la, sendo a descrição do futuro desejado para a empresa ou pessoa.
Isto é, é a situação em que uma pessoa ou empresa almeja alcançar dentro de um determinado período de tempo, rumo a metas e a conquistas.
Exemplos de Missão:
Missão do Instituto Brasileiro de Coaching– Despertar e desenvolver nos seres humanos seu potencial infinito.
Minha Missão – Crescer estimulando minha mente com novos aprendizados, ver a vida e meu trabalho como meu grande laboratório para me manter calmo e tranquilo. Com a ajuda de Deus, aceitar o que não pode ser mudado, ter coragem para mudar o que deve ser mudado e saber distinguir uma coisa da outra. Alcançar profissionalmente uma posição de respeito, reconhecimento e excelência, utilizar essa posição para ajudar os outros e ser um grande mestre, um grande guru para ensinar, aprender e motivar.
Plantar sempre uma semente da visão nos outros, esse é meu legado. Viver em equilíbrio com os meus papéis originados em minha missão, visão, valores e princípios. Ter profundo equilíbrio em viver, amar, aprender, ensinar e deixar meu legado criando uma avenida sinergética para cumprir minha missão. Manter o foco e determinação.
E você, qual é a sua missão pessoal e e a missão de sua empresa? Comente e compartilhe!
Deixe um comentário