Alcançar seguidores nas redes sociais é um objetivo importante, afinal de contas, quanto mais pessoas conhecerem a sua página, maiores serão a sua comunidade, a sua força na web e, consequentemente, o seu desempenho em vendas. Portanto, é importante conhecer as ações que nos permitem impactar cada vez mais pessoas nesses sites.

No entanto, muita gente ainda acredita que, para alcançar mais gente, basta fazer sorteios, conhecer algum famoso ou seguir para ser seguido. Mas será que essas tão disseminadas “estratégias” realmente funcionam? Lembre-se sempre daquele ditado que diz que tudo o que vem fácil vai fácil também. Além do mais, não se esqueça de que produzir conteúdo, ganhar autoridade e crescer nas redes é essencialmente um trabalho de longo prazo.

Neste artigo, reunimos 9 atividades que podem ou não ser úteis para que você cresça em número de seguidores. Preparado para descobrir os mitos e as verdades? Então, boa leitura!

1. Produzir conteúdo de qualidade: verdade

É importante lembrar que as redes sociais já não são apenas sites para postar fotos e divulgar produtos. É importante atrair as pessoas, demonstrando que você tem um conhecimento relevante para ajudá-las em suas necessidades. Isso se faz por meio de um conteúdo relevante.

Por isso, dicas, tutoriais, notícias relevantes, lives com especialistas e explicações sobre temas típicos da sua área são fatores que atraem seguidores. As pessoas gostam de seguir quem tem algo relevante para dizer, demonstrando que realmente sabe do que fala. Portanto, tenha um calendário de conteúdos, com produção constante!

2. Conhecer alguém famoso: mito

Muita gente acredita que para obter muitos seguidores, basta conhecer alguma celebridade. Bem, se você pedir para a Beyoncé divulgar a sua página, muito provavelmente você terá milhares de seguidores no dia seguinte. A questão é: você conseguirá mantê-los por muito tempo seguindo o seu conteúdo?

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Não adianta ter alguém com uma visibilidade enorme “emprestando” o poder de alcance para a sua página se não houver compatibilidade entre os perfis de seguidores. As pessoas até podem começar a seguir você, mas, ao perceberem que o seu conteúdo não faz diferença na vida delas, elas não hesitarão em abandoná-lo. É um mito!

3. Promover lives com influenciadores de áreas relacionadas: verdade

Ao contrário do item anterior, fazer lives com pessoas de áreas “vizinhas” à sua é, sim, uma boa ideia, exatamente pelo ponto que citamos acima: a compatibilidade de públicos. Se você tem uma página sobre psicologia, por exemplo, fazer uma live com um educador físico a respeito dos benefícios da atividade física para a saúde da mente certamente será um sucesso.

Quando isso ocorre, os seguidores de uma página poderão se interessar pela outra, e vice-versa, já que há uma correlação entre as respectivas áreas. Dessa forma, os dois influenciadores envolvidos poderão ver um crescimento em suas páginas, desde que façam um bom trabalho.

4. Usar automação: mito

Você já ouviu falar que existem pessoas que “compram” seguidores no Instagram? Em uma breve pesquisa pela internet, você encontrará, em poucos cliques, ao menos uns 10 sites que alegam “turbinar” o alcance da sua página com centenas ou milhares de novos seguidores.

Talvez isso funcione em termos estatísticos, mas você realmente quer fazer negócio com gente “comprada”, que não se interessou organicamente pelo seu conteúdo? Dificilmente esse número elevado de seguidores vai se manter ao longo do tempo, pois as pessoas perdem o interesse. Além disso, lembre-se de que de nada adianta ter muitos seguidores se eles não forem uma verdadeira comunidade interessada pelo que você faz. Eles não vão interagir com você e muito menos fechar negócio.

5. Apostar no infotenimento: verdade

Já citamos aqui no blog a importância do infotenimento. Para quem não se lembra, como o próprio nome sugere, o infotenimento é a combinação de informação com entretenimento. Ele é uma tendência muito poderosa nas redes sociais, tendo em vista que essas redes são descontraídas e divertidas por natureza.

Sendo assim, o conteúdo que você produzir para o Facebook e o Instagram, por exemplo, não precisa ser tão sério e formal quanto o do site da sua empresa. Aqui, vale tudo para dinamizar as suas informações: referências à cultura pop, charges, memes, músicas, humor, enfim, deixe a criatividade rolar!

6. Seguir para ser seguido: mito

Essa é uma das “táticas” mais antigas das redes sociais, o popular “SDV — Sigo De Volta”. Foi uma verdadeira febre no Twitter e também tem feito algum sucesso agora no Facebook e no Instagram. Pessoas que utilizam essa “técnica” defendem que o seguimento mútuo fortalece todos os envolvidos.

De fato, isso até pode elevar a quantidade de seguidores do seu perfil, mas isso esbarra no mesmo problema dos mitos anteriores: essas pessoas vão segui-lo por um “acordo entre as partes”, e não por um interesse genuíno no conteúdo que você produz. Assim, não é bacana conquistar seguidores dessa maneira, pois dificilmente eles vão engajar com as suas publicações.

7. Aproveitar os assuntos do momento: verdade

Reality shows, eventos esportivos, escândalos de corrupção, fofocas de celebridades. O que tudo isso tem em comum? São os assuntos mais falados do momento. Bons produtores de conteúdo conseguem abordar esses temas de maneira criativa, relacionando-os, de alguma forma, ao temas que trabalham em suas páginas.

Os assuntos mais comentados do momento são comumente buscados nos mecanismos de busca, inclusive das próprias redes sociais. Dessa forma, se você tem um post que aborda algum desses assuntos, ele será mais facilmente encontrado pelas pessoas que o estiverem buscando. Assim, surfar na onda do momento pode aumentar a visibilidade dos seus conteúdos, o que tende a atrair novos seguidores.

8. Participar de um reality show: mito

Quando pensamos em Juliette e Gil do Vigor, parece tentador participar de um reality show para conquistar milhões de seguidores nas redes sociais, não é mesmo? No entanto, é preciso entender que essa tática é arriscada. Em primeiro lugar, é preciso que as pessoas gostem da sua atuação no reality show. Certamente, há “vilões” e “plantas” que poucas pessoas seguem. É preciso ter carisma.

Em segundo lugar, mesmo que você conquiste milhões de pessoas, deverá pensar no que vai fazer com essa audiência toda. Não adianta nada ter esse mar de gente acompanhando o seu dia a dia se você não tem nada interessante para falar com elas. Aliás, mesmo que você tenha um tema específico, será que esses milhões de pessoas vão se interessar pelo seu conteúdo ou só pela sua pessoa? Pode dar certo, mas é uma tática arriscada.

9. Criar conteúdos compartilháveis: verdade

Um conteúdo compartilhável é aquele que estimula a pessoa que o viu a compartilhá-lo com outras pessoas que também podem se beneficiar dele. Em geral, os conteúdos compartilháveis são aqueles que são informativos, que fazem rir ou que dão aquela “indireta” bacana em quem receber o post.

Quando um seguidor da sua página compartilha a sua publicação com outra pessoa que ainda não o segue, essa ação pode levar a sua página ao conhecimento de mais gente. Assim, você pode obter novos seguidores, desde que essas pessoas impactadas se interessem por aquilo que você publica.

Como você pode perceber, algumas estratégias são muito válidas para obter novos seguidores, enquanto outras não surtem o mesmo efeito. Alcançar mais gente nas redes sociais é um trabalho de longo prazo que se faz, sobretudo, por meio de conteúdos relevantes. Contudo, o que vem fácil vai fácil também. Portanto, desconfie dessas “fórmulas mágicas” que tanto circulam pela web.

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