A figura do empreendedor é carregada de estereótipos, criando no ideário da população que ter um comportamento empreendedor é algo para poucos, quase um lance de sorte de ter nascido com esse comportamento ou de uma oportunidade ter surgido do nada e mudado a vida da pessoa.

A partir da minha experiência de vida e também do contato que tive com as milhares de pessoas as quais tive a oportunidade de conviver, ensinar e também ser ensinado que não há nada na vida que não podemos aprender se tivermos verdadeiro foco e determinação. Eu aprendi a ser empreendedor, aprendi a quebrar com antigas crenças limitantes que me barravam e hoje sou considerado um dos grandes empreendedores do ramo Coaching.

Essas crenças limitantes ou como popularmente são chamadas esses mitos não foram capazes de me barrar rumo ao sucesso, e eu desejo que eles também não tenham essa força sobre a sua vida profissional e/ou sua empresa.

Para isso eu quero apresentar aqui os principais mitos sobre empreendedorismo que devem ser superados:

1. Empreendedor já nasce sabendo

Um dos maiores mitos sobre a arte de empreender é que a pessoa já nasce sabendo como as coisas funciona, o caminho a ser seguido. Essa é uma grande inverdade. Embora exista traços comportamentais, como falado anteriormente, que ajudem no processo de empreender eles não dão uma garantia de sucesso, muito menos invalida todo o arcabouço teórico existente sobre empreender. A busca por informações e pesquisas são fundamentais para ser um empreendedor de sucesso, ninguém nasce sabendo de tudo, é importante ter em mente que estamos em processo contínuo de formação.

2. Sem muito dinheiro não dá!

Um dos pontos que mais impedem as pessoas a se tornarem empreendedoras é sobre o capital. Conheço diversas pessoas que postergam ou até anulam a ideia de abrir seu próprio negócio ou de inovar em algum negócio já existente por não ter todo o capital necessário. O segredo para fazer um negócio dar certo está na criatividade de conseguir fazer mais com menos, garantindo a qualidade. Ser inovador, buscar soluções mais baratas e, principalmente, não ter vergonha de ir atrás de quem pode te ajudar é fundamental para empreender.

3. Ter uma ideia genial

PSC

Muitos pensam que só quando se tem uma ideia genial é que podemos empreender, e que sem essa ideia você está fadado a ficar preso trabalhando para uma empresa. Isso é um grande mito, um mito que precisa ser superado rapidamente. Hoje com todo o acesso a informação que temos não é muito difícil fazer uma análise de mercado, observar quais são as áreas do mercado que estão em crescimento. Pesquisar é fundamental, pois ela possibilita a abertura de olhos para novas ideias e oportunidades de empreendedorismo.

4. Empreendedores são independentes e não dão satisfação a ninguém

Eu não conseguiria mensurar aqui a quantidade de vezes que já ouvi a frase “está na hora de abrir meu próprio negócio, trabalhar para mim e nunca mais ter que dar satisfação a ninguém! ”. Essa é uma das maiores ilusões que alguém pode ter sobre empreendedorismo e ter sua própria empresa. Quando se decide empreender o trabalho quase, ouso dizer que nunca, é feito sozinho sempre há o envolvimento de mais pessoas para fazer um negócio dar certo, fora a relação estabelecida com os clientes. Isso quer dizer que os empreendedores dão sim satisfação para muitas pessoas.

5. Se falhar quer dizer que não sabe empreender

Ao apostarmos em uma ideia, consequentemente, assumimos o risco dessa ideia não dar certo. O caminho para o sucesso na maioria das vezes é cheio de trechos difíceis e armadilhas, um negócio pode falir; o comportamento empreendedor, não! A falência pode ser como combustível da experiência e do aprendizado do empreendedor. Saber aprender com os erros é uma das maiores virtudes que uma pessoa pode ter.

6. Empreender é coisa de rico

Outra crença totalmente errada é que empreendedorismo é coisa de gente rica. A verdade é que muitas pessoas se tornaram ricas como consequência de atitudes empreendedoras, mas não há nenhuma lei que garanta que pessoas ricas terão esse comportamento e isso será garantia de sucesso. Como já disse algumas vezes empreender é um comportamento que pode ser desenvolvido com a ajuda de muito estudo, dedicação e orientação de profissionais.

7. É preciso ser jovem para empreender

Não existe uma idade certa para empreender, hoje podemos ver crianças, jovens e adultos na terceira idade empreendendo e tendo sucesso. A idade não deve ser vista como barreira, pois o que realmente importa é o know-how, a experiência e a forma como as relações são estabelecidas. Independentemente da idade, o empreendedor deve buscar construir uma empresa tendo como foco a realização de um bom trabalho, não na conquista imediata de um grande salário.

8. Abrir uma empresa no Brasil é difícil

Voltando nosso olhar para o cenário nacional, há esse grande mito que no Brasil é muito difícil abrir uma empresa, que demora muito, que é muito burocrático etc. Não é só no Brasil que há uma burocracia para abrir uma empresa e nem por isso outros países deixam de abrir novos negócios. No Brasil há uma variação em relação ao tempo estimado para arrumar toda a documentação de uma empresa, há lugares que podem demorar até 100 dias, em contraposição, há lugares que todo esse processo se dá em 7 dias. Quando um negócio é bem pensado e elaborado a burocracia deve ser encarada como mais um passo a ser percorrido, não como um empecilho.

9. Para ter sucesso é necessário apenas fazer o que gosta

Realmente quando estamos trabalhando em algo que nos dá prazer nos sentimos mais motivados a aprender mais sobre o assunto, nos sentimos mais engajados em fazer dar certo são maiores. Mas isso não é tudo. Fazer análises de mercado, verificar a viabilidade do negócio também são determinantes. Outro fato que é importante saber é que podemos aprender a gostar de algo que jamais pensamos em gostar ou trabalhar. Esteja aberto a novidades, a ser surpreendido e se surpreender com o universo de possibilidades que temos a nossa volta.

Copyright:  623648111 – https://www.shutterstock.com/pt/g/peshkova