O início de um novo ano dá a oportunidade de rever as atitudes do ano anterior, a fim de verificar os comportamentos que precisam ser mantidos, aperfeiçoados ou, mesmo, eliminados da sua vida. Com isso, quero convidar você a iniciar um momento de reflexão sobre o ano de 2017 e todo o aprendizado que adquiriu no período de 12 meses que passou. Tenho certeza de que conseguirá tirar conclusões positivas que vão fazer de 2018 um novo ciclo cheio de conquistas e vitórias e o melhor ano de sua vida.
Contents
A Importância de Ter o Seu Momento de Reflexão
Quando o início do ano se aproxima, é natural que as pessoas comecem a fazer planos e traçar metas que desejam alcançar nos próximos meses. Contudo, para que essas metas sejam definidas com eficácia e possam ser alcançadas, é importante considerar, também o que aconteceu no ano que chegou ao fim. Ao parar para refletir sobre os erros e acertos do período que passou, terá a oportunidade de se conhecer melhor e tomar decisões mais inteligentes.
Como sempre digo: quanto mais você se conhece, mais poderá se curar e se potencializar. O autoconhecimento é fundamental para que você comece a ter gratidão por cada experiência vivida e saiba utilizá-las como fonte de aprendizado, amadurecimento e evolução. Se você passou o ano tentando levar uma vida mais saudável, por exemplo, e não conseguiu, aproveite esse momento para pensar nas atitudes que te tiraram do caminho.
O segredo para conseguir alcançar todas as metas definidas no início do ano começa ainda na fase do planejamento. Apenas parando para refletir e se conhecer é que conseguirá traçar objetivos reais, que estejam de acordo com o que acredita ser o melhor para si e não influenciado por terceiros.
Identificando os Erros e Acertos de 2017
Um dos grandes problemas da sociedade atual está relacionado com o excesso de autocrítica. As pessoas estão sempre se cobrando perfeição e, com isso, deixam de enxergar as coisas boas ao seu redor e as suas qualidades. Por isso, é importante ter um momento de reflexão em relação ao ano anterior, para conseguir analisar tudo o que aconteceu de forma ampla, sem focar apenas nas falhas.
O primeiro passo para refletir sobre o ano que passou é identificar tanto os seus erros quanto os acertos. Para que consiga se lembrar da maioria das situações vividas, é interessante montar uma lista e anotar cada acontecimento recordado. Para tornar o processo mais fácil, pense nas situações em ordem cronológica e inclua, também, os seus sentimentos em relação a cada uma delas.
Depois de criar a sua lista, pare para refletir a respeito dos seguintes pontos:
- Quais são as situações das quais você se orgulha das decisões que tomou e das atitudes que teve? Esse é o momento de enxergar o copo meio cheio e analisar as situações positivas que viveu.
- Quais comportamentos deseja levar para 2018 e quais são aqueles que prefere deixar em 2017? Lembre-se que você não tem a obrigação de manter uma meta que tinha no ano anterior caso ela não faça mais sentido para você.
- Quem deseja ser em 2018, em relação à vida pessoal e profissional, e quais são as mudanças que precisa promover em seu pensamento e comportamento para conseguir isso? É fundamental que considere apenas as suas vontades e não se deixe ser influenciado por fatores externos, pois isso é algo completamente pessoal.
Através dessa reflexão conseguirá basear as atitudes do novo ano naquilo que realmente faz sentido para você e sua vida, respeitando o que tem de mais importante e valioso: a sua essência.
Ressignificando os Erros
Todo ser humano está sujeito a passar por momentos de alegria e outros que podem trazer sofrimento. Contudo, é necessário reconhecer que ambos são importantes e um, provavelmente, não existiria sem o outro. Se teve a oportunidade de se sentir feliz diante de um êxito, certamente foi porque conseguiu conquistá-lo após aprender com uma falha do passado. Assim funciona o ciclo da vida, com erros e acertos, alegrias e tristezas.
Convido você a exercer o autoperdão ao pensar nas suas falhas de 2017, substituindo o sentimento de culpa pela gratidão de ter a oportunidade de aprender e poder agir de forma diferente. Olhe para a sua lista de erros e pense nos retornos positivos que cada um deles te trouxe. Esse exercício simples fará com que adote uma nova visão sobre aquilo que considerava negativo e dê um novo significado às suas falhas.
A gratidão é um sentimento transformador e, ao contrário do que muitos pensam, ela não leva ao comodismo. Ser grato pelo que se tem e por todas as experiências vividas, sejam elas positivas ou negativas, não fará de você uma pessoa que se satisfaz com pouco, mas sim alguém que sabe valorizar todas as oportunidades e se sente capaz de ir além.
Aperfeiçoando os Acertos
Existe um ditado popular que diz que não se deve alterar um time que está ganhando, fazendo referência a uma partida de futebol. Você concorda com ele? Se sim, te convido a pensar sobre essa atitude de se acomodar quando tudo parece ir bem. Imagine se o técnico de um time parasse de investir em medidas para melhorar a performance dos jogadores por acreditar que todos já estão ótimos. Certamente acabariam perdendo para outra equipe que manteve a busca pela evolução e aperfeiçoamento das técnicas do esporte, não acha?
Da mesma forma que os erros devem ser pontuados, os acertos também precisam ser analisados. Sempre é possível aperfeiçoar algo e torná-lo ainda melhor, e isso vale para todos os âmbitos da vida. Se você conseguiu se destacar no trabalho, por exemplo, e foi promovido, pense em como pode se tornar um profissional ainda melhor, para continuar sempre em evolução e contribuindo com o sucesso da empresa da qual faz parte e crescendo com ela.
Se todas as pessoas que aceitassem decidissem parar, não teríamos acesso a tantas soluções inovadoras que temos atualmente. A inovação é resultado da busca pelo aperfeiçoamento e melhoria constantes. Então, procure colocar isso em prática na sua vida, para que não apenas o ano de 2018, mas todos os outros que virão sejam de muito aprendizado e evolução em todos os âmbitos da sua vida.
Espero que esse momento de reflexão sobre o ano de 2017 faça com que se prepare para dar o seu melhor em 2018 e fazer dele um ano de muito aprendizado e sucesso. Ouse agir de forma diferente e conquiste resultados extraordinários. Desejo que o seu ano novo seja de muita luz e que estes novos 12 meses sejam os melhores da sua vida!