Quem trabalha com redes sociais, ou mesmo com outras atividades que demandem criatividade, certamente já passou por um momento em que simplesmente não temos ideia do que postar. Parece que tudo aquilo que surge como ideia já foi dito, e não há nada de novo a ser publicado.

Essa sensação, por mais frequente que seja, não passa de uma impressão. A verdade é que conteúdo, ideias, novidades, informações, imagens e frases são recursos infindáveis, independentemente do seu nicho de atuação. Por isso, se você estiver passando por esses períodos de escassez de ideias, entenda que isso é absolutamente comum. Contudo, é preciso agir para sair desse deserto de criatividade.

Neste artigo, reunimos 8 dicas práticas para que você possa se organizar e evitar que esses bloqueios ocorram. Continue a leitura e confira!

1. Tenha clareza de quem você é

Quando uma pessoa não sabe ao certo quem ela é, de que ela gosta, qual é a sua missão no mundo, quais são os seus valores e de que forma os seus talentos e conhecimentos podem ajudar a sociedade, dificilmente ela terá algo construtivo a dizer ou a postar.

Sendo assim, o primeiro passo para evitar esses bloqueios é justamente o autoconhecimento. Questione-se: por que você está nas redes sociais? O que você tem a oferecer às pessoas? O que o torna único, isto é, diferente de todas as outras pessoas? Reflita!

2. Defina um nicho

A pior ideia que uma pessoa pode ter para trabalhar com redes sociais é achar que pode falar um pouco de tudo. Seja sincero: você se interessaria por um perfil que fala de saúde, advocacia, Big Brother Brasil e animais de estimação ao mesmo tempo? Provavelmente, não.

Isso acontece porque as pessoas seguem determinados perfis justamente porque sabem que ali encontram conteúdos específicos sobre um determinado assunto. Quanto mais especialização houver, mais credibilidade o influenciador terá junto ao público. As pessoas que alegam que sabem um pouco de cada assunto não conquistam essa credibilidade, justamente porque quem sabe um pouco de tudo não sabe muito de nada, como se diz popularmente.

3. Consuma conteúdo e tenha referências diversas

Assim como a gasolina é o combustível para o funcionamento de um carro, as referências de conteúdo são o combustível para uma mente criativa. Isso significa que a criatividade não vem “do nada”, ao contrário do que muita gente pensa, mas de todo o repertório mental da pessoa.

Esse repertório é construído por cada livro ou revista que a pessoa lê, cada site que ela acessa, cada filme ou série a que ela assiste, cada conversa que ela tem, cada passeio que ela faz, cada viagem que ela realiza, cada exposição que ela visita, cada perfil de rede social que ela segue, e por aí vai. Assim, alimente o seu repertório com todos esses itens. Quanto mais diversificado ele for, mais rico será, o que tende a facilitar e enriquecer também o seu processo produtivo.

4. Acompanhe os concorrentes

Na hora de consumir conteúdo, é importante inclusive acompanhar os concorrentes. Isso não quer dizer que você deve copiá-los, o que seria um grande tiro no pé. Contudo, vale a pena monitorar as suas ações justamente para que você possa fazer melhor do que eles.

Além disso, entenda que é possível inspirar-se até mesmo em perfis que não fazem parte do seu nicho. É possível, por exemplo, que um produtor de conteúdo sobre arquitetura veja uma ideia legal em uma página sobre esportes. Sendo assim, deixe os preconceitos de lado e diversifique as páginas que você segue. Nunca se sabe de onde uma ideia interessante pode sair!

5. Ouça o seu público

Uma dica extremamente útil para aqueles momentos em que você não faz ideia do que postar é checar os comentários e mensagens inbox recebidos. No meio deles, você certamente encontrará dúvidas de algum seguidor sobre a sua área. Entenda que a dúvida de uma pessoa pode ser, na verdade, a questão de muita gente.

Dessa forma, anote essas dúvidas e crie posts de esclarecimento sobre cada uma delas. A melhor maneira de criar um conteúdo útil é compreender quais são as dores, dúvidas, desejos e necessidades da sua audiência. Por isso é tão importante ouvir (ou ler!) atentamente as palavras de quem o segue.

6. Organize o seu processo criativo

Muitos empreendedores deixam para criar um post às 9h da noite, quando já estão exaustos e sem energia para pensar em algo criativo. Não faça da criação de conteúdo para as redes sociais uma mera atividade burocrática. Não é assim que a criatividade funciona.

Precisamos de tempo, organização, referências e de um calendário de pautas a serem abordadas ao longo do mês. Sendo assim, organize em uma planilha todas essas questões, de modo que você tenha tempo, com antecipação, para criar algo bacana. Se necessário, peça ajuda a outras pessoas que possam contribuir com ideias, mas não trate o trabalho nas redes sociais como uma tarefa obrigatória qualquer.

7. Pratique com frequência

O processo criativo é como um exercício físico. Quanto mais você praticar, mais ele vai se fortalecer e, consequentemente, mais fácil ele vai se tornar. Sendo assim, publique algo em suas redes sociais diariamente.

Além do mais, fique atento a todos os conteúdos que você consumir ao longo do dia, identificando tudo aquilo que pode ser utilizado em sua página. Por isso, é uma boa ideia ter sempre o bloco de notas do celular ou papel e caneta por perto. Como citamos acima, as boas ideias podem surgir em horários inesperados e em momentos inimagináveis. Fique atento!

8. Reaproveite o que você já publicou

Por fim, é necessário ressaltar que repetir alguns temas é inevitável. Sendo assim, faça uma análise dos assuntos que promoveram mais engajamentos em sua página e aborde-os novamente, desde que já tenha se passado algum tempo desde a última ocasião em que o tópico foi trabalhado.

Contudo, entenda que não se trata apenas de fazer uma republicação, mas sim de “repaginar” o conteúdo, fazendo revisões e atualizações das informações. Lance sobre o tema um novo olhar, um novo formato de conteúdo, uma nova imagem, uma nova linguagem ou acrescente dados novos. É possível repetir temas, mas de uma maneira diferente!

Como você pode perceber, querida pessoa, não faltam estratégias para que você vença os seus bloqueios criativos e consiga manter a frequência em suas publicações. Tudo é uma questão de acumular referências e de organizar o seu processo criativo. É um pouco trabalhoso, mas vale a pena, se o seu objetivo realmente for o de crescer nas redes sociais.

Gostou das dicas? Quais delas você considera as mais úteis em seu caso? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!