Como é bom saber que ao longo de nossa existência na Terra, podemos compartilhar conhecimentos, construir e cocriar histórias e informações. Como é bom unir as pessoas e compartilhar com elas, ideias para fazer do mundo um lugar melhor pra se viver, um lugar onde as pessoas se sintam mais felizes…
Fico pensando e imaginando… que mundo será que vou deixar para os meus filhos, quando eu não estiver mais aqui no planeta Terra?
Acredito verdadeiramente que o segredo para uma vida extraordinária, que valha a pena ser vivida, se constrói com muito trabalho e dedicação. Talvez durante o movimento de ajustar nossos passos na caminhada em direção à felicidade, aconteçam algumas crises, algumas dificuldades… Mas devemos sempre nos manter firmes e confiantes, porque essas limitações podem ser superadas e transcendidas, se mantivermos como nosso aliado durante a caminhada, o Amor.
Para mim, o segredo para uma vida extraordinária é o Amor. Ele é a força mais poderosa que existe no mundo.
Eu fico pensando e imaginando, você verdadeiramente se ama? Em uma escala de 0 a 10, o quanto você acredita que verdadeiramente seja capaz de amar as pessoas? Já parou alguma vez para perguntar a elas, o que as faria feliz? Você já se colocou à disposição de alguém para genuinamente ouvir o que ela tinha para compartilhar com você?
A distância que temos do outro é exatamente proporcional à distância que temos de nós mesmos… Muitas vezes, ser ouvido na essência é a única coisa que alguém precisa para ter um dia feliz.
Você já ligou para dar bom dia a alguém e se entregou verdadeiramente à conversa, sem olhar no relógio e anunciar que precisava desligar? Já encontrou com alguém pessoalmente bem cedinho para conversar e saiu energizado dessa conversa?
Você já parou para pensar o que agora, nesse exato instante poderia te fazer realmente e verdadeiramente feliz? O que significa felicidade para você? Se você tivesse 5 minutos apenas para fazer algo que realmente e verdadeiramente te deixa feliz, o que você faria? O que te faria feliz agora?
Aristóteles, filósofo grego, defendia que a felicidade dizia respeito ao equilíbrio e a prática do bem. Confúcio, pensador chinês, entendia que a felicidade se formava no vínculo entre as pessoas.  Já Freud, concluiu que o indivíduo é movido pela busca da felicidade, mas essa busca seria utópica, tendo em vista que para ela existir, não deveria depender do mundo real, onde a pessoa poderia ter experiências frustradas, e viveria uma felicidade parcial.
O budismo acredita que a felicidade ocorra por meio da libertação do sofrimento e pela superação do desejo. E o cristianismo fala sobre o Amor como elemento essencial na direção da paz em todos os níveis, o que tornaria o “Caminho para a Felicidade” mais acessível.
Temos o costume de não pensar nas respostas das perguntas que nos fazem, ou que surgem naturalmente dentro de nós, mas pare por um instante o que quer que esteja fazendo e reflita… Conecte-se com o melhor que há dentro de você e responda verdadeiramente e conscientemente: o que significa felicidade para você?
Felicidade não é apenas a ausência de tristeza. A felicidade está vinculada ao cultivo de certo grupo de emoções e estados cognitivos positivos. É um grande equívoco acreditar que a felicidade pode ser encontrada em fatores externos, embora sejam alguns estímulos externos que desencadeiam a sensação de bem-estar.
Talvez a sua felicidade esteja em algo simples, talvez seja poder respirar, enxergar, ouvir, caminhar… Talvez sua felicidade seja poder ter paz e equilíbrio, talvez seja encontrar um amigo para conversar pessoalmente, talvez seja pedir perdão ou perdoar alguém… Só você sabe o que realmente e verdadeiramente te faria feliz agora.
O autoconhecimento é uma excelente oportunidade de conhecermos o tão procurado “caminho para a felicidade”, mesmo porque, o conceito de felicidade e a influência que ela tem sobre cada um de nós, varia de pessoa para pessoa.
Pessoas mais felizes são aquelas que estão em busca constante pelo aumento da frequência com que as emoções e sentimentos positivos emergem durante sua jornada de trabalho e familiar. Parece cliché dizer que olhar o lado positivo das situações pode nos fazer mais felizes, mas é justamente essa possibilidade que gera em nós o bem-estar, em vez de preocupação, angústia e ansiedade.
Sim, a felicidade exige prática. Não é algo como uma benção ou uma dádiva. Ainda que existam estudos que comprovem a existência do “gene da felicidade”, está também comprovado que é possível, por meio da mudança de comportamento, visão do mundo e linguagem, estar constantemente em situação de bem-estar e prazer.
Por esse motivo, eu convido você a levar esse ser incrível, essa Alma de Luz que é você, a um passeio silencioso, onde finalmente você possa encontrar dentro de si mesmo a “tal da felicidade”.
Valorize tudo o que tem. Valorize as pessoas, os momentos, sejam eles bons ou não tão bons assim. Tire o melhor de cada situação, de cada gesto e lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer que aqueles que não estão felizes com o que têm, não serão felizes quando conquistarem o que gostariam de ter. Pensando nisso, em um breve exercício, reflita agora os motivos pelos quais você pode ser grato, Agora?
Como seres humanos, curiosos e inquietos, buscamos todos os dias melhorar ou criar novas metas para nossas vidas, e isso é maravilhoso! Entretanto, precisamos ter consciência de que viver a felicidade no presente é essencial, pois o caminho para a felicidade não é necessariamente ter mais, mas sim, poder e saber como desfrutar mais de tudo aquilo que já possuímos.
Como você tem aproveitado os seus dias ou horas livres? Quanto tempo você tem dedicado genuinamente a você mesmo e à sua família? Você tem exercido sua espiritualidade? Como anda a qualidade de seus relacionamentos?
Que detalhes da vida você tem perdido? Se pudesse compartilhar uma ideia do que faria você realmente e verdadeiramente feliz nesse momento, que resposta você daria?
A felicidade genuína está escondida em cada momento de nossas vidas. Ela está em cada detalhe que deixamos passar enquanto esperamos por grandes oportunidades.
Créditos da Imagem: Por Monkey Business Images – ID da foto stock livre de direitos: 284519603