O carisma de uma pessoa é a sua capacidade de atrair os outros para perto de si, geralmente por sua empatia e por sua simpatia. Pessoas carismáticas se comunicam bem e “seduzem” as outras pessoas, que gostam de estar na presença daquele indivíduo. Trata-se de uma característica desejável em diferentes áreas da vida, inclusive na vida profissional.

Mas quais são os benefícios que o carisma pode trazer à carreira das pessoas? Será que existe algum aspecto negativo em ser carismático na vida profissional? As respostas para essas perguntas você vai conferir no artigo a seguir. Boa leitura!

Como o carisma beneficia a carreira?

Ser uma pessoa carismática realmente é algo que abre muitas portas. Como se sabe, quanto mais portas estiverem abertas para nós, maior é a chance de obter sucesso na carreira. Nesse sentido, há 7 vantagens que o carisma proporciona para a vida profissional. Confira!

1. Favorece o relacionamento no dia a dia

Toda pessoa que trabalha depende, em maior ou menor grau, do relacionamento com os outros. O carisma faz com que as pessoas sejam mais educadas, gentis e receptivas às suas ideias. Se você tiver dois colegas precisando de ajuda ao mesmo tempo, certamente vai optar por ajudar o que for mais carismático, não é mesmo?

Por isso, o carisma favorece um bom relacionamento interpessoal. Assim, se você ajuda alguém com um sorriso nos lábios e com bom humor, conseguirá que outras pessoas façam o mesmo por você mais facilmente. Isso evita os conflitos e favorece a amizade no ambiente de trabalho e o espírito de equipe.

2. Estimula o otimismo

Quem tem o carisma no DNA consegue ser mais simpático, agradável e bem-humorado. É claro que todo mundo tem os seus dias difíceis, em que a alegria não está em alta. Contudo, para os carismáticos, esses dias são uma exceção. Na maioria das vezes, eles conseguem superar os momentos difíceis sem perder o entusiasmo.

PSC

Essa postura se torna uma inspiração para os colegas, que também tentam enxergar o lado positivo das coisas. É uma espécie de “otimismo contagioso”, em que o bom humor de um eleva o humor dos outros, sucessivamente. Isso produz um efeito bacana sobre o clima organizacional, que se torna mais leve e alegre.

3. Transmite confiança

As pessoas carismáticas têm um aperto de mão firme, alegria na voz, sorriso nos lábios e brilho no olhar. Não é à toa que dá vontade de passar muito tempo ao lado delas, mesmo que seja em tarefas complexas de trabalho. Com todas essas características, o carisma também produz autoconfiança.

Além de confiarem em si mesmos, os carismáticos também conseguem que os outros confiem neles. Mesmo nas adversidades, essas pessoas não perdem a resiliência e a coragem, o que ajuda a transmitir essa confiança em suas próprias competências e habilidades. É por isso que o carisma, já em uma entrevista de emprego, pode ajudar a transmitir essa boa impressão de motivação e responsabilidade.

4. Torna o indivíduo mais acessível

As pessoas arrogantes ou muito fechadas são vistas como pouco acessíveis. São indivíduos que não dão muita atenção aos outros, não ajudam os colegas, dão respostas atravessadas e frequentemente agem de forma egoísta. Já uma pessoa verdadeiramente carismática tenderá a ser um pouco mais acessível.

Isso não quer dizer que ela sempre estará disposta a ajudar a todo mundo, mas ela certamente conseguirá ouvir o que você tem a dizer de forma atenta, fazendo o possível para lhe dar atenção. Se não puder ouvi-lo naquele momento, ela vai, com muito jeitinho, pedir que você volte em outro momento, mais tranquilo, para dar a atenção que você merece.

5. Ensina a lidar com as críticas

Outro aspecto que chama atenção nas pessoas carismáticas é que elas sabem lidar adequadamente com as críticas. As críticas construtivas são recebidas com positividade, afinal de contas, essas pessoas são autoconfiantes e entendem que o feedback que chega é útil para que elas progridam ainda mais.

Com relação às críticas que não agregam valor algum, as pessoas carismáticas simplesmente as ignoram. Elas sabem que o carisma pode desagradar a algumas pessoas, que só criticam aquilo que não conseguem ter/ser. Por isso, elas não se abalam, mas sabem defender a si mesmas, caso seja necessário.

6. Facilita a concretização de parcerias

Um vendedor carismático conquista os clientes com a simpatia e fecha mais vendas. Um funcionário carismático conquista a simpatia dos colegas e líderes, conseguindo apoio para fazer um trabalho cada vez melhor. Um líder carismático conquista a confiança e o respeito dos liderados, obtendo uma equipe criativa e produtiva. Já um empreendedor carismático consegue conquistar clientes, colaboradores, sócios, parceiros, fornecedores, enfim, pessoas dispostas a contribuir de alguma maneira.

O carisma abre portas, pois as pessoas querem estar ao lado de quem é simpático, agradável, confiante e cheio de energia. Isso se vê na vida pessoal, mas também pode gerar parcerias valiosas na vida profissional. Ninguém quer saber de trabalhar ao lado de quem é arrogante ou desmotivado, não é mesmo?

7. Induz o surgimento de lideranças

Por fim, é fato que as pessoas que exibem carisma no dia a dia de trabalho conseguem conquistar o respeito, a confiança e a amizade daqueles que circulam ao seu redor. Nas empresas, isso pode significar o surgimento de lideranças, mesmo que informais.

Contudo, que tem de fato o objetivo de ocupar um cargo de liderança consegue alcançá-lo com muito mais facilidade e rapidez se mostrar o seu carisma desde cedo. Essas pessoas levam a sério a ideia de que devemos nos portar de acordo com o cargo que desejamos, e não com o cargo que já temos.

Há alguma desvantagem nesse sentido?

Em meio a todas as vantagens que o diferencial do carisma proporciona, podemos nos questionar: será que há algum ponto negativo em ser carismático? Em alguns casos, sim — não por culpa da pessoa carismática, mas dos outros.

Alguns indivíduos que, por seu carisma, estão sempre ajudando os outros, podem acabar sendo “explorados” por sua boa vontade. É aquela história de “fulano é gente boa, vamos pedir para ele!”, o que pode gerar abuso da simpatia e da bondade daquela pessoa.

Além disso, se essa pessoa que costuma ser carismática estiver em algum dia ruim, qualquer postura mais fechada ou desanimada surpreenderá os colegas. Para quem sempre diz “sim”, dizer “não” uma vez é visto com maus olhos. Infelizmente, ainda há muita gente que acredita que uma pessoa carismática e otimista precisa estar alegre o tempo todo, o que não é verdade.

Por fim, não podemos deixar de citar que o carisma pode despertar a inveja de alguns indivíduos. Uma pessoa simpática e agradável pode despertar ciúme de outros, que acham que aquela postura não passa de uma estratégia para se promover na empresa. Portanto, é bom ficar de olho nos invejosos de plantão.

Como você pode perceber, ser de luz, há muito mais vantagens do que desvantagens em ser uma pessoa carismática. Portanto, invista nesse lado do seu ser e veja quantas portas vão se abrir nos caminhos da sua carreira!

E você, querida pessoa, se considera alguém carismático? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!