Criada e desenvolvida por Jean Piaget, famoso psicólogo suíço considerado um dos pensadores mais importantes do século XX, a psicologia do desenvolvimento humano é o estudo sobre o comportamento humano e suas mudanças ao longo da vida.
Segundo ele, o desenvolvimento de uma pessoa pode ser dividido em quatro fases:
Contents
1. Período Sensório – motor (0 a 2 anos)
É nesta fase que a criança tem o primeiro contato com o mundo e desenvolve mecanismos de locomoção, como engatinhar e andar, que permitem que ela explorar o ambiente em que está. Ela aprende por meio da observação e imitação. Esta etapa é de fundamental importância para o desenvolvimento futuro da criança, pois quanto mais estimulada ela é durante este período, mais desenvolvida intelectualmente ela será quando crescer.
2. Período Pré-Operatório (2 a 7 anos)
Nesta fase, a criança desenvolve a linguagem e as habilidades que permitem que ela interaja socialmente. Ela também utiliza números, símbolos e palavras para representar o meio que está inserida.
3. Período das Operações Concretas (7 a 12 anos)
Neste período, a criança já desenvolve sua própria personalidade e a capacidade de raciocinar. Adquire, ainda, um pouco mais de autonomia e independência dos adultos.
4. Período das operações formais (12 anos em diante)
É nessa fase que a criança aprende a pensar por si própria e passa a refletir sobre temas mais complexos, como justiça, verdade e a própria existência.
Piaget destaca que todas estas mudanças ao longo da vida acontecem devido à influência da carga genética, aspectos físicos, padrões comportamentais e ao meio em que ele está inserido.
Relação entre o Coaching e a psicologia do desenvolvimento
O Coaching é a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação existente atualmente. Trata-se de um poderoso processo que visa o alcance efetivo de grandes resultados em qualquer aspecto da vida, seja pessoal ou profissional.
Compreender como se dá o processo de desenvolvimento humano de um indivíduo e entender seus comportamentos a partir desta abordagem da psicologia é fundamental para a aplicação eficaz do Coaching, pois a partir dela é possível determinar, de forma assertiva, mudanças de comportamentos negativos gerados desde a infância, essenciais para o alcance dos objetivos almejados pelo cliente.
Este artigo foi interessante para você? Então se lembre de compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.