O processo de motivação organizacional tem o propósito de fazer com que as metas de uma organização sejam definidas e conseguidas. Para conseguir atingir esse objetivo, é fundamental que as empresas motivem seus colaboradores através de estímulos e incentivos para que eles fiquem satisfeitos e consequentemente produtivos.

Para que as necessidades básicas sejam supridas, o colaborador deve estar motivado tanto na vida pessoal quanto na profissional, ou seja, motivação interna e externa. Ambas levam a pessoa para o mesmo lugar, o diferencial é a forma com que elas são estimuladas.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Características das Motivações Interna e Externa

Motivação interna – quando o colaborador se mobiliza para mudar seu comportamento a fim de conquistar algum objetivo. É uma atitude difícil demais de ser tomada, é individual e exige determinação e autossuficiência para fazer suas próprias escolhas. No entanto, tanto na vida pessoal como no trabalho, a motivação interna ajuda a pessoa a ter autocontrole e a traçar suas próprias metas.

Motivação externa – Parte do ambiente em que o colaborador está inserido. Diferente da motivação interna, onde o indivíduo precisa de um sentido na vida para se sentir motivado enquanto que na externa ele necessita de um ambiente que estimule motivação para enfrentar desafios e atingir suas metas.  

O Impacto da Motivação nas Organizações

Com o passar dos anos e o aumento da competitividade no mercado de trabalho em todas as áreas, tornou-se obrigatório nas organizações a discussão e implementação de processos que motivem seus colaboradores.

As organizações são formadas por colaboradores e são eles que agem para que a empresa opere gerando resultados. Essa motivação poderá impactar a organização e seus negócios de uma forma muito positiva e assertiva.

PSC

A criação de um ambiente profissional saudável, em que cada um tem um papel e trabalha produtivamente, está diretamente relacionada à forma como a organização trabalha e à motivação das equipes.

Para construir satisfatoriamente esse clima de motivação e cooperação, é necessário que haja transparência entre os líderes e toda a equipe. Todos devem ter condições de se comunicar e discutir questões pertinentes ao desenvolvimento da empresa. Dessa forma, os colaboradores têm certeza de que suas opiniões são avaliadas e suas necessidades profissionais são atendidas. Atitudes como esta levam à autoconfiança, a um entendimento da relevância de cada profissional nos processos da organização e ao aumento da produtividade.

Outro aspecto que colabora significativamente para a motivação do funcionário é a perspectiva real de evolução profissional. Isso porque, quando a pessoa sente que pode dar passos mais largos em sua carreira, ela dificilmente fica acomodada.

Um plano de carreira inibe a acomodação na medida em que demonstra aos colaboradores que ainda há objetivos a serem perseguidos. Sendo assim, os bons profissionais vão sempre trabalhar visando o melhor rendimento, obtendo resultados acima do esperado. (Leia mais sobre a relação entre motivação e desempenho neste post)

Como Manter a Motivação de Seus Colaboradores?

  • Promova atividades de confraternização: Essas atividades darão oportunidade para que os profissionais se conheçam em um nível mais humano, também é de grande valia para uma organização. Isso porque quando as pessoas trabalham com pessoas com quem se importam, a atividade ganha um valor que vai além do financeiro.
  • Respeito e cordialidade: é importante que haja respeito e cordialidade entre todos, seja qual for o cargo que a pessoa ocupe na empresa. Valorizar os relacionamentos pessoais dentro da empresa faz com que os colaboradores se sintam confortáveis para desenvolver suas tarefas. Para ser valorizado pelo mercado é importante primeiro ser valorizado por seus colaboradores. Faça como as grandes organizações, dê atenção a esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença.  Afinal, o seu primeiro cliente é o seu colaborador.
  • Identifique pontos fortes: Encoraje sua equipe a identificar seus pontos fortes e descobrir suas habilidades. Isso fará com que sintam reconhecidos e motivados.
  • Valorize a criatividade: ofereça ferramentas que motivem e estimulem a criatividade. Essa atitude ajuda a criar o processo de pertencimento do colaborador e toda a equipe, estimula o pensamento, valida o trabalho desenvolvido, fazendo-os acreditarem em si mesmos.
  • Estimule o trabalho em equipe: Sentir que fazem parte de um grupo e que são importantes para a empresa fará com que cada colaborador se sinta à vontade em ajudar o colega dentro do propósito da equipe. A motivação será uma rotina espontânea dentro da empresa se ele se sentir importante.
  • Recompensas: Estabeleça um sistema de recompensas que estimule a motivação do time, permitindo um ambiente agradável e com dinamismo.
  • Estabeleça Feedback: importante fazer um levantamento (pesquisa) sobre a satisfação dos colaboradores e suas sugestões. Saber se eles estão satisfeitos, se sugerem mudanças.
  • Ambiente saudável: O clima de trabalho reflete diretamente na motivação dos funcionários da empresa. Para descobrir como a equipe está se relacionando é importante fazer uma pesquisa e agir no foco do problema, quando houver. Um bom clima organizacional é vantajoso para todos, para colaboradores e empresa.

Leia também sobre os principais motivos que levam à desmotivação em “As causas da baixa motivação no trabalho“.

 

Quer Saber o Que Causa a Falta de Motivação Organizacional?

Veja algumas dessas causas que acontecem na maioria das organizações:

  • Falta de suporteAlguns funcionários se sentem desmotivados por conta da falta de atenção dos seus superiores e isso ocorre com grande frequência em muitas empresas, porque em muitos casos os funcionários precisam de um auxilio e não encontram as pessoas capacitadas para lhes auxiliar e aí acontece a desmotivação no trabalho.
  • Sem expectativa de crescimento – A falta de resultados para a empresa se dá quando ela não se atenta para o crescimento do colaborador. A consequência disso é um colaborador desmotivado e acomodado, sem a preocupação na geração de resultados da empresa.
  • Salários baixos – Um salário justo é o mínimo que uma empresa pode oferecer aos colaboradores para que eles se sintam valorizados no que faz e motivados. Manter esses pagamentos em dia também é uma obrigação da empresa. Trabalhar e não receber não é algo muito motivador. É claro que a motivação não se faz apenas pelo dinheiro mas, não ter uma remuneração compatível com o desempenho e qualificação do colaborador faz com que ele perca a motivação e trabalhe preocupado com seus compromissos financeiros.
  • Falta de reconhecimento – Sem dúvida alguma, o reconhecimento é um dos principais fatores que contribuem ou não para a motivação dos profissionais. Colaboradores que merecidamente recebem reconhecimento, tanto profissional quanto financeiro, trabalham mais satisfeitos e, consequentemente, produzem mais resultados também.
  • Acúmulo de funções – Outro fator que contribui para a desmotivação de profissionais é o acúmulo de funções e a não remuneração “justa” por isso. Muitos colaboradores, ao iniciar um novo trabalho, podem pegar, além das tarefas compatíveis a seu cargo, outras adicionais, seja por falta de gente, seja por causa das muitas demandas que precisam ser atendidas, entre outras coisas, o que não pode acontecer. O ideal é que, ao contratar um funcionário, deixe bem claro quais serão suas atividades e remunere-o devidamente por isso. Caso necessite de demandar outras tarefas, lembre-se da “hora extra”.
  • Trabalho fora do expediente – Realizar tarefas fora do horário de trabalho, além de ser “errado” diante das leis trabalhistas, pode causar desmotivação nos profissionais senão cumprido da maneira correta. O ideal é que, se houver a necessidade de realizar atividades depois do trabalho, remunere o profissional à parte ou adicione horas extras positivas a ele.

 

Papel do RH na Motivação das Organizações

Sabe-se que a maior preocupação de Departamento de Recursos Humanos das organizações é o recrutamento e a retenção de empregados. Entramos num futuro no qual – graças ao crescimento individual do campo de RH – a auto realização  no ambiente de trabalho é algo tangível.

Sabemos que se as pessoas envolvidas numa tarefa estiverem suficientemente motivadas, elas conseguirão superar quaisquer tipos e graus de dificuldades. Existe um ditado que diz: “O maior patrimônio de uma empresa são seus colaboradores”. Essa é a mais pura realidade apesar de muitos empreendedores não estarem atentos a isso.

Neste sentido, Abraham Maslow deixou um enorme legado para aqueles que trabalham com a psicologia organizacional, os profissionais de Recursos Humanos e atualmente todos os gerentes e executivos. “Quanto mais saudáveis nós somos emocionalmente, mais importantes se tornam nossas necessidades de preenchimento criativo no trabalho.”

Muitas organizações estão despertando para o fato de que seus colaboradores não são máquinas destituídas de emoções. Estamos na década do gerenciamento de processos e especialmente o meio ambiente se destaca a cada dia a medida que as pessoas, os gestores, comunidades e governos se conscientizam que a vida está acima de tudo e não subordinada a tudo. As organizações tem que se adequarem a empresas mais humanizadas.

 

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho motivacional da equipe!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Como o Coaching Poderá Ajudar na Motivação de Seus Colaboradores?

Equipe motivada é extremamente essencial tanto para a organização que necessita das metas alcançadas, como para os colaboradores que é a ferramenta principal para alcançar os objetivos junto à organização, para que ambos satisfaçam as suas necessidades.

Um modelo de conduta muito eficaz e funcional para desenvolver a motivação de colaboradores na sua organização é a aplicação do coaching.

Motive sua equipe através das ferramentas do coaching, para a melhoria da relação interpessoal, para impactar seus negócios, na eficácia ao alcance dos objetivos e no clima da organização.

Pense nisso!  

 

Copyright: 680882875 – https://www.shutterstock.com/pt/g/photographeeeu