Fundamental: essa é a melhor definição para o papel do empreendedor na sociedade. A frente de pequenas, médias e grandes empresas; estes líderes contribuem diretamente para o crescimento da economia do nosso país, para a promoção de emprego e especialmente para a melhor distribuição da renda.
Quando há um cenário propenso, os empreendedores conseguem desenvolver seus empreendimentos e alavancar os resultados de seu negócio continuamente. Quando não há, isso não é problema, eles fazem deste desafio uma oportunidade de ir além e buscam nas adversidades chances reais de atender determinados nichos, capitalizar sua empresa e realizar seus sonhos.
Esta é a grande força do empreendedor na sociedade: fazer acontecer, mostrar sua ousadia, enfrentar as dificuldades com resiliência, ser criativo, inovador para saber transformar suas oportunidades em grandes triunfos. Além disso, quando tudo isso é aliado a fatores como: bom planejamento, conhecimentos do mercado, gestão efetiva do negócio, organização das ações e definição clara de metas e objetivos; suas chances de fazer dar certo são ainda maiores.
Consequentemente, se a empresa vai bem; mais dinheiro entra no caixa; mais funcionários podem ser contratados e mais clientes podem ser atendidos. Tudo isso gera o ciclo de abundância necessário a que a economia cresça e o Brasil possa crescer também.
Os empreendedores geram dinheiro, impostos e arrecadação; o que é essencial para que as finanças do país também possam crescer e, serem revertidas em benefícios para a sociedade, para a nossa população. Além disso, ao abrir um negócio, o empresário promove seu bairro, sua cidade, sua região e faz crescer tanto as suas chances como as chances deste local de expandir e ter mais empregos e renda.
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Características de um empreendedor de sucesso
Se transformar em um grande empreendedor não é tarefa tão simples assim, ou seja, você não irá dormir hoje e acordar amanhã com o sucesso à sua volta. Conheça algumas características que esses profissionais costumam ter e se você quer se tornar um empreendedor, preste atenção nessas dicas valiosas:
Aprenda com o NÃO
Não importa quantas respostas negativas e recusas os empreendedores bem sucedidos recebam, eles estão sempre preparados para encontrar uma alternativa. É esse tipo de postura que é fundamental para o mundo dos negócios para transformar uma ideia em um negócio lucrativo. O medo do fracasso é um dos motivos pelos quais muitos empreendedores desistem do negócio e vai ficando enfraquecido. Empresário de sucesso enxerga o fracasso como uma experiência positiva – algo para aprender e superar no futuro. Todos os empresários cometem erros ao longo do caminho para o sucesso. Mas o que mais importa é que você encare seus fracassos e assuma a total responsabilidade pelas derrotas e avance rapidamente.
Aprenda com os melhores
Mesmo os melhores empresários do nosso tempo trabalharam com outros especialistas na sua área antes de começarem sozinhos. Encontrar um mentor adequado é uma ótima maneira de aprender mais sobre o seu segmento e, mais importante, as várias facetas de administrar seu próprio negócio. Seu mentor pode até ter cometido alguns erros no negócio, mas errar os torna a pessoa perfeita para aprender, dando a você a chance de entender onde eles deram errado.
Seja ambicioso
Administrar um negócio de sucesso não é uma viagem do ego para empreendedores de sucesso. O desejo deles é crescer e fornecer um produto ou serviço melhor para seus clientes, o que os mantém com fome e ambiciosos. O momento em que um empreendedor para de querer aprender coisas novas é o momento em que a complacência se instala, permitindo que os outros o superem e deixem ele para trás.
Não pare no tempo; evolua sempre
Qualquer empreendedor de sucesso exige agilidade nos negócios, com a capacidade de aprender e se adaptar a novos métodos, processos ou tecnologias que possam tornar seus negócios mais fortes e eficientes. As necessidades do mercado sempre foram dinâmicas: tanto os negócios quanto o mundo dos consumidores estão em constante mudança e o que funcionou durante anos, mesmo meses atrás, pode não funcionar amanhã. Empresários de sucesso nunca se orgulham demais de aceitar quando há novas oportunidades para melhorar sua oferta e melhor satisfazer as necessidades de seus clientes e do mercado como um todo. Um produto desenvolvido estritamente para suas próprias necessidades seria classificado mais como um hobby; no entanto, um produto desenvolvido para o mercado deve ser projetado para satisfazer as necessidades em evolução do mercado.
Cultive relacionamentos comerciais de longo prazo
Network é um canal muito importante na relação de negócios. As empresas preferem trabalhar com empresas de que gostam e confiam. Sua capacidade de cultivar relacionamentos de trabalho de longo prazo com empreendedores afins dentro do seu setor será um dos fatores-chave para o sucesso a longo prazo do negócio. A maioria dos empreendedores concordaria que é muito mais fácil proteger o trabalho de clientes conquistados do que investir tempo e dinheiro para garantir novos clientes. As relações de negócios também incluem acesso ao financiamento. Todo empresário quer a melhor oportunidade de ver a proposta de seus negócios se tornar uma empresa estabelecida. Isso significa que os empreendedores precisam se tornar altamente investíveis. Ao cultivar relacionamentos com investidores anjo e semente, capitalistas de risco, investidores privados e até mesmo bancos, você pode colocar as engrenagens em movimento para assegurar o importante financiamento do empreendedor.
Inspire as pessoas ao seu redor
Mesmo os empresários mais ricos e experientes não podem ser bons em tudo! Todos os empreendedores exigem uma equipe de pessoas ao seu redor que complementem suas habilidades. A verdadeira habilidade não é apenas contratar a melhor equipe possível para apoiá-lo, mas sim contratar pessoas que compartilham sua visão e paixão. Inspirando e investindo em sua equipe, não só eles terão sucesso, mas também o próprio negócio.
Confie no seu instinto, não apenas na sua planilha!
Às vezes, os empresários podem ser considerados culpados por estarem comprometidos com suas planilhas e dados. No entanto, no mundo real dos negócios, nunca é tão preto e branco quanto isso! Em alguns casos, seu instinto e coração ainda são o melhor guia para a tomada de decisões. Em última análise, ninguém sabe tanto sobre o seu negócio como você!
O Papel do Empreendedor na Crise
Num momento como o atual, onde milhões de profissionais brasileiros perderam o emprego, o empreendedorismo ganha destaque não apenas como uma alternativa ao desemprego, mas especialmente, como o impulso que faltava para estas pessoas tirarem seus sonhos do papel e realizar sua vontade de empreender.
Neste sentido, segundo uma recente pesquisa realizada pela Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o número de empresas abertas, no primeiro trimestre, de 2016, subiu 6,4% em relação ao ano anterior. Isso demonstra, na prática, como o empreendedorismo no Brasil cresce mesmo na crise e ajuda a impulsionar nossa economia e a geração de empregos.
De acordo com o levantamento, quem elevou estes números foram os microempreendedores individuais (MEIs) que juntos, abriram 76,7% das novas empresas no país. Estes dados só confiram uma frase do bilionário e visionário empresário brasileiro, Jorge Paulo Lemann – Os empreendedores salvarão o Brasil! Aliás, já estão salvando!
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