Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo buscam a realização dos seus sonhos. Trabalham, estudam e dedicam parte do seu tempo para descobrir o caminho para o sucesso. Nas relações afetivas, na construção de uma carreira ou na concretização de um desejo particular, todas estão focadas em conseguir algo maior.

Entretanto, para conquistar aquilo que almejamos, é preciso sabedoria, determinação, otimismo, força e ação. Mais do que isso, é fundamental acreditar em si mesmo. Assim, a autoconfiança é uma poderosa ferramenta para alcançarmos grandes resultados. Avaliar a si mesmo, refletir e identificar o que precisa ser aperfeiçoado também são atitudes essenciais para aqueles que percorrem esse caminho.

Neste artigo, vamos compreender a importância da confiança em si mesmo e como desenvolvê-la. Siga em frente e tenha uma excelente leitura!

Enfrente e supere os seus desafios

Durante o percurso, sempre há desafios que devem ser enfrentados. É importante arriscar, ousar vencê-los e encarar os erros como fontes de aprendizado. Na vida, as derrotas são impulsos para a evolução. Algumas dicas clássicas; como definir metas realistas, tomar iniciativas, dar os primeiros passos, estabelecer um foco, ter motivação no trabalho, conviver bem em sociedade e ousar ir além; podem influenciar de forma positiva essa trajetória.

O importante é acreditar. Tudo é possível para aquele que persiste, confia e faz diferente. Portanto, tenha humildade, seja honesto e ame o próximo. Não é preciso ser perfeito. Preserve a sua essência e, assim, você alcançará resultados extraordinários.

Você sabe aonde quer chegar? E qual caminho o levará aos resultados almejados?

3 passos para desenvolver a autoconfiança

PSC

Todo mundo tem medos. Eles fazem parte da vida e têm o objetivo de nos preparar para desafios. Preparar, não desistir.

Você já viu pessoas que parecem simplesmente não ter medo? Elas se arriscam, falam o que pensam, correm atrás dos seus objetivos e parecem ser extremamente corajosas. Isso não tem nada a ver com genética ou dons especiais. Tudo é uma questão de autoconfiança — a confiança que você deposita em si mesmo ao longo da vida. Afinal de contas, como impressionar os outros se você não convence nem a si mesmo? Essas pessoas têm medo, sim, mas isso não as impede de agir.

Assim como a falta de autoestima, a autoconfiança em baixa também leva pessoas a desistirem do que desejam, em diferentes áreas da vida. Esse problema, porém, tem solução. Descubra como, por meio dos 3 passos a seguir.

1. Pare de se comparar com outras pessoas

Um dos fatores que mais “roubam” a coragem e a autoconfiança é o parâmetro que estabelecemos para avaliar as nossas decisões e desempenhos — a comparação. Cada indivíduo é único e tem as suas forças e as suas limitações. Ninguém é ótimo em tudo.

Às vezes, surge aquele pensamento: “como meu colega consegue estudar, ser promovido no trabalho, ir à academia e cuidar da família?”. A verdade é que essa é a sua visão sobre esse colega, e nem sempre as aparências correspondem à realidade. Se tiver que “competir” com alguém, procure ser uma versão melhor de quem você foi ontem, mas não embarque nas comparações com os outros.

2. Estimule-se

Quantas vezes você já se dedicou tanto a uma determinada tarefa e não recebeu uma mínima demonstração de gratidão ou aceitação — e, ao contrário, recebeu uma série de críticas? Acontece com todo mundo.

O problema é que, frequentemente, esperamos aprovação de outras pessoas e nos esquecemos de estimular a nós mesmos. Pessoas inseguras são frequentemente perfeccionistas e não compreendem que errar faz parte da trajetória do sucesso.

O erro, porém, é uma demonstração de que você tentou e é também um aprendizado para o futuro. Assim, seja flexível e procure lembrar-se daquilo que deu certo, dos elogios que recebeu. Faça uma lista com essas situações e com as qualidades que você admira em si mesmo. Às vezes, as pessoas são tão duras consigo mesmas que se esquecem dos seus próprios pontos fortes, focando apenas nos aspectos negativos.

3. Exponha-se aos desafios, mas prepare-se para eles

Só se perde um medo enfrentando-o. Não se pode dizer que é fácil, porém, a sensação recompensadora de superação faz o esforço valer a pena. Por isso, não desista, se errar. Porém, esteja sempre bem preparado.

Estudar antes de uma prova, ensaiar antes de uma apresentação, empenhar-se antes de entregar qualquer trabalho, enfim, preparar-se é a mais eficaz maneira de amenizar a insegurança e obter sucesso. De resto, é preciso controlar as emoções e partir para cima. Como diz Augusto Cury: “Não tenha medo do caminho, tenha medo de não caminhar”.

Ouse pensar fora da caixa e fazer diferente

Quantas vezes escutamos as pessoas dizendo que o outro teve “sorte na vida” e que para ele tudo é difícil. Colocam a culpa na crise mundial, na falta de oportunidade, no chefe mal-humorado, na esposa, na infância pobre etc. Enfim, longe de julgamentos, colocam a culpa sempre em alguma situação ou pessoa.

Parece mais eficiente colocar as circunstâncias da própria vida na mão do outro, mas na realidade não é.  Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve. Tomar consciência e responsabilidade pela própria vida é o primeiro passo para atingir metas e objetivos.

A atitude de lamentação é típica do ser humano, mas somos capazes de mudar os nossos paradigmas. O escritor Dr. Spencer Johnson, do best-seller “Quem Mexeu no meu Queijo?”, descreve 3 atitudes diferentes das pessoas: o flexível, que percebe antecipadamente que a crise vai chegar; a pessoa que espera a crise para ver o que vai fazer e a pessoa que leva um tombo e fica se lamentado e culpando a vida.

O que você decide para você? Já sabe aonde quer chegar? O que está fazendo para conquistar os seus sonhos?

Busque ter objetivos e um plano de ação, pois isso lhe trará motivação para fazer diferente, para ir além, para alçar voos nunca antes imaginados. As metas nos impulsionam, pois dão sentido e direção para as nossas vidas. E lembre-se sempre: Metas desafiantes criam o medo do fracasso, e a ausência de metas garante o fracasso. Inspire-se, desenvolva a sua autoconfiança e descubra o seu poder infinito!

E como vai a sua autoconfiança, ser de luz? Como você pode fortalecê-la? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!