Segey Nivens/Shutterstock As tenologias são importantes, mas uma abordagem mais pessoal ainda faz toda diferença no processo de vendas

Diminuir a distância entre as pessoas, com certeza, é uma das grandes estratégias para um poderoso processo de vendas. Entender isso é importante, pois cada vez mais estamos imersos no universo virtual e eletrônico.Por isso, é preciso estar atento para não comprometer a interação e a conexão entre vendedor e cliente. Os meios de comunicação off e online têm os seus diferenciais,  mas entendê-los é essencial para evitar a ilusão de estar conectado quando na verdade  você não está.

Em vendas o mais importante é ser real e não virtual, o relacionamento com seu cliente deve sempre ser caloroso, respeitoso, próximo e pessoal, o que não é possível em um relacionamento virtual. A base da relação de vendas contínua e próspera está na relação de confiança, que é muito mais verdadeira pessoalmente.

Vantagens e Desvantagens da Tecnologia

Com as facilidades que a tecnologia nos trouxe é muito comum acabarmos dependentes dos meios eletrônicos para nos comunicar. Com isso, acabamos simplificando a comunicação e definindo este como um caminho mais fácil.

Mas não se deixe enganar, esse tipo de relacionamento não significa que está tudo sob controle. É preciso ter muito cuidado com essas relações online, pois através delas não percebemos realmente às emoções humanas e todas as suas nuances.

É necessário estar atento aos caminhos para fazer uma negociação poderosa, pois se tudo estiver igualado, o cliente compra dos fornecedores que mais vantagens lhe oferecerem. Isso ocorre porque na compra virtual, salvo exceções, o cliente negocia apenas com ele mesmo e não precisa de uma pessoa para finalizar sua aquisição.

Com isso, se perde o contato com um vendedor real, onde é possível ouvir todas as sutilezas de um processo de vendas conduzido por uma pessoa. Neste contato pessoal é onde podemos perceber o brilho no olhar, os interesses e motivações do cliente. Também é onde o vendedor tem chances de mostrar seu potencial, negociar e oferecer o que o seu consumidor deseja.

Por e-mail é diferente, menos próximo, uma comunicação mais fria e formal. É como estar na sala de alguém, onde você pode perceber alguns detalhes sobre sua vida apenas observando os quadros nas paredes, os enfeites e fotos sobre a mesa entre outras coisas, mas apenas isso.

Conecte-se e Crie Relacionamentos com Seus Clientes

Quando você busca apenas meios eletrônicos para se comunicar com seu cliente, você perde muito por não estar completamente sintonizado com todos os aspectos que envolvem cada pessoa. Presencialmente você pode sentir, por exemplo: qual é o seu humor, ouvir com atenção suas necessidades e entender melhor o que o levou a precisar comprar este ou aquele produto ou serviço.

Este tipo de contato, muitas vezes impessoal, leva você a se esconder atrás de um ser “profissional”, onde mantém todos os seus relacionamentos abertos e controlados, falando apenas de negócios. E lembre-se sempre, de se lembrar, de nunca se esquecer: manter uma postura assim, não é o roteiro de grandeza em vendas.

Bons Relacionamentos = Vendas Extraordinárias

É a partir dos relacionamentos reais, deste olho no olho, doar e compartilhar que surge a grandeza do processo de vendas efetivo. Os vendedores de sucesso constroem amizades e não temem viver uma vida de forma amigável e interativa. Não se trata apenas de uma relação de negócios, com jogos frios e egoístas, é uma relação verdadeira e sem truques.

A confiança é à base de qualquer negócio e funciona mais que anúncios e preços promocionais. O que comprova isso é o fato de muitos clientes sempre comprarem do mesmo vendedor; que acaba virando o seu amigo e uma pessoal de confiança.

Por isso, ressalto a importância de manter essa relação próxima, para que você não se torne um estranho ou uma máquina de vendas para o seu cliente. Aproveite melhor as habilidades básicas necessárias para fazer uma amizade para conquistar o seu sucesso e torne-se um vendedor real e extraordinário.

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