Claquete exemplificando a metáfora do poder dos filmes

Fer Gregory/Shutterstock Os filmes e livros trazem poderosas metáforas com muitos ensinamentos

Em minhas formações eu uso constantemente as metáforas para aproximar e levar as pessoas a sentirem o que eu quero transmitir. Vejo um poder muito grande na arte de contar histórias, principalmente quando algo tão complexo se torna simples, por meio das metáforas, que nada mais é que deixar lúdico e familiar os assuntos difíceis de serem explicados, e usando a ilustração como objeto facilitador para se tornar compreensível o sentido da informação que desejamos passar, para que as pessoas entendem com maior facilidade.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

O Poder das Metáforas

A metáfora é uma figura de linguagem, e vem do grego “metaphorein” que traduzindo para o português expressa “transferência para outro lugar”. Quando transferimos o sentido de uma palavra para outro cenário, chamamos de metáfora, damos um determinado significado para ela por meio da comparação “é ser, sem ser” é como falar “Meu coração é um balde despejado” ou “Quem é bom com um martelo acha que tudo é prego” ou ainda “Em terra de cego quem tem um olho é rei”.

Os filmes e os livros usam muito bem o sentido figurado da metáfora para esclarecer assuntos que dariam um trabalho danado para serem aceitos e entendidos pelo público. Os autores costumam usar as metáforas para atrair a atenção tanto pela poesia agressiva até a mais delicada, o interessante é que as pessoas no geral acabem se identificando com o que leem ou assistem.

“Palavra puxa palavra…”

Eu fico pensando se ao certo é a arte imita a vida ou a vida imita a arte. Já pensou nisso antes? Qual será o motivo que tanto nos identificamos com as histórias contadas, com as metáforas que nos são apresentadas durante a nossa vida. Machado de Assis dizia: “Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução, alguns dizem mesmo que assim é que a natureza compôs as suas espécies.”.

PSC

A criatividade de recontar histórias, dando ilustrando com palavras novas, é o dom de comunicar e expressar os argumentos sem imposição, apenas com exemplos que podem fazer sentido a diversas realidades da humanidade. A metáfora tem o poder de sensibilizar e levar o ser humano a viver uma realidade com mais sentido e fundamento, levando-os a enxergar os fatos, e a si mesmos, com uma sensibilidade orientada para reflexão. Elas são poderosas aliadas no processo de autoconhecimento e cura interior.

Milton Erickson, psiquiatra americano, aplicava o poder das metáforas para deslocar seus pacientes de um ponto superficial a um ponto profundo de contato interior, levando-os a se conhecerem verdadeiramente, e usando esta ferramenta, para conectarem os comportamentos com os padrões emocionais com o único propósito de aperfeiçoá-los. Nos atendimentos que fazia usava as metáforas como aliadas no processo de mudança das pessoas.

Segundo os especialistas: Lakoff, professor de Linguística na Universidade da Califórnia, e Johnson, professor de Filosofia na Universidade de Oregon, o nosso sistema conceitual é metafórico, quando os neurônios despertam e fazem conexão de imagens, são estimuladas associações através do pensamento, tudo por meio da percepção física. A sinapse é o ponto de encontro entre os neurônios, é quando as conexões na mente e na alma são acionadas.

As palavras escolhidas transmitem sentimentos, e o corpo transporta os sinais da mente; logo, se a mente não está saudável o corpo também se mostra adoecido e vice e versa. Definimos nossa realidade cotidiana por meio de conceitos metafóricos, é muito interessante perceber que nos filmes e livros as palavras são dotadas de sentimentos e a comunicação representativa dá novos sentidos aos fatos da vida.

É grandioso o poder da comunicação através das metáforas, os grandes mestres usavam as atividades das metáforas para transmitir seus maiores ensinamentos e até hoje os melhores comunicadores usam essa técnica para atrair a atenção para passar adiante seus conhecimentos.

Dicas de Filmes e Livros Que São Verdadeiras Aulas de Coaching

Quantas vezes você já chorou assistindo a um filme ou se emocionou com a leitura de um livro? Eu vou confessar que em muitos filmes eu choro quando assisto e muitos livros já me tiraram o sono de tanto que me fizeram refletir sobre fatos que considero importantes, e se acontece isso com você também, pode ficar tranquilo, você é um ser normal, acontece com as maiorias das pessoas.

A nossa mente lógica não julga se a história é verdadeira ou falsa, apenas recebe a informação faz as conexões neurais que causam emoções e sentimentos, buscam as memórias e fazem as associações com maior facilidade.

No Coaching um das ações para gerar insight e reflexão continua, é a prática de assistir filmes, eu chamo de Cinecoaching, essa tarefa auxilia muito o coachee a iniciar um movimento de mudança, porque a partir das histórias e metáforas captadas, as percepções dos fatos da vida vão tomando outros significados, outras imagens são concebidas e os acontecimentos começam a ser aceitos de maneira mais amigável. Eu tenho uma lista imensa de filmes poderosos que dariam ótimas sessões de Coaching.

Tanto os filmes como os livros são capazes de acelerar as mudanças positivas das nossas atitudes, da nossa visão de mundo e até mesmo a nossa conduta. Eles têm o poder de transmitir mensagens como se fossem verdadeiras lições de vida, nos mostram pontos de vistas diferentes em relação à vida, e nos ajudam a seguir motivados e confiantes em diversas situações.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Dicas de filmes:

À Procura da Felicidade; Gabby Douglas; Mãos Talentosas; Gravidade; Histórias Cruzadas; O Vencedor; O Homem que Mudou o jogo; As Aventuras de PI; A vida é bela...

Dicas de livros:

As 7 Leis Espirituais do Sucesso (Deepak Chopra); Crenças e Arquétipos – José Roberto Marques;  A Metamorfose  – Franz Kafka; Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill; Bíblia Sagrada.

Aproveite estas dicas poderosas e, ao assistir estes filmes e ler estes livros, busque compreender o que há por trás de cada metáfora e trazer algum aprendizado e crescimento. Com certeza, todos eles são fontes de reflexão e ajudam em nosso processo evolutivo.