Profissionais felizes, em pé, sorrindo após realizar uma sessão de Coaching em grupo

Phovoir/Shutterstock O Coaching em Grupo acelera o desenvolvimento dos profissionais e das pessoas que desejam ir além e obter grandes resultados em equipe

Para melhor compreender o que é o Coaching em grupo vamos entender primeiramente o que é “Coaching”.  Coaching é um processo com início, meio e fim, definido em comum acordo entre coach (profissional) e o coachee (cliente), na qual o coach apoia o cliente a realizar suas metas, por meio do desenvolvimento e aprimoramento de competências, como também do reconhecimento e superação de adversidade.

O Coaching em grupo é uma metodologia dentro de um conjunto abundante de ferramentas e processos, com uma vantagem poderosa de aglutinar pessoas e gerar grandes resultados. Neste processo a pessoa é encorajada a acreditar mais em suas capacidades e no poder coletivo.

Por isso, esta ferramenta de desenvolvimento tem um impacto muito positivo no processo de mudança uma vez que gera comprometimento da pessoa com os demais participantes e consigo mesma, para que sinta-se como uma peça fundamental dentro do processo de crescimento conjunto.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Quando tratamos de Coaching em grupo, seja dentro ou fora de uma organização, à gestão de mudanças e o processo de transformação; acontecem partir do momento que cada pessoa compreende seu papel e apropria dentro do sistema em que se encontra. Portanto, quanto maior o nível de pertencimento, maior a participação e maiores os resultados.

Benefícios do Coaching em Grupo

PSC

O Coaching em grupo desenvolve capacidades coletivas, habilidades e competências que incorporam novas ideias, experiências e percepção, proporcionando um melhor equilíbrio entre diferentes personalidades que passam a contribuir com seus conhecimentos em prol do mesmo objetivo.

O processo que passa pelo coletivo, não deixa de contribuir nas questões individuais, com a associação e analise das potencialidades que cada membro do grupo possui, levando-os a impulsionar e quebrar qualquer tipo de bloqueio e crenças que possa ter, permitindo-os ser uma pessoa mais confiante, resoluto e positivo.

O conjunto de habilidades dentro de um mesmo ambiente de cocriação, onde há diferentes personalidades, em prol de um bem comum, juntamente com o processo do Coaching aplicado da maneira ajustada, contribui efetivamente as necessidades e as objeções que serão resolvidas. A aglutinação de ideias gera um nível de energia elevado que atinge cérebro permitindo novas ligações de trilhas neurais.

Assim, o grupo se programa para grandes mudanças, visando desenvolver uma estratégia apropriada e aplicável, diminuindo o espaço entre o estado atua e o desejado por meio de prática efetiva.  O Coaching em grupo se faz presente no momento em que, as melhorias individuais, encontram-se diretamente ligadas às necessidades do bem comum.

No processo de Coaching em grupo há a necessidade de definir uma visão comum e compartilhá-la, inspirar e engajar as pessoas, mas principalmente, personificar um modelo, um comportamento de mudança que agregue e favoreça o grupo. Para isso, criar um avatar, como uma representação simbólica e clara, ajuda no processo de mudança e, consequentemente, a que o grupo atinja seus objetivos.

Quando o coach estrategicamente usa a metodologia de Coaching dentro do grupo, causa um efeito da consciência e inteligência coletiva, para que deste modo, todos descubram valores fundamentais para o crescimento de cada pessoa do grupo.

Onde pode ser aplicado?

O Coaching em grupo pode ser aplicado em empresas que precisam desenvolver estratégias de mudanças através do comportamento e do comprometimento de seus colaboradores. Em grupos familiares, ajudando no aumento do vínculo e afinidade familiar, reconhecendo a essência e personalidade de cada um, em busca de um relacionamento com mais equilíbrio e harmonia.

Em grupos de amigos, ajudando-se mutualmente dentro do processo coletivo, descobrindo o que há de comum e aumentando o nível da possibilidade de estar junto em busca de objetivos partilhados. Independente do tipo de grupo que o Coaching é aplicado, o objetivo é o mesmo: gerar comprometimento, pertencimento, analisar e aperfeiçoar os potenciais e habilidades de cada membro do grupo.

Vantagens do Coaching em Grupo

Dentro do processo do Coaching em grupo as vantagens são inúmeras:

  • Aumento da integração entre as pessoas/profissionais/líderes;
  • Aumento de confiança de cada membro da equipe;
  • Criação de uma inteligência coletiva;
  • Aprimorar as competências individuais e coletivas;
  • Resolver dificuldades interpessoais;
  • Quebra de crenças limitantes;
  • Desenvolver um ambiente aberto a cocriação;
  • Solucionar problemas em conjunto;
  • Fortalecer as forças individuais e transformar o grupo em uma energia maior;
  • Estabelecer vínculos;
  • Oportunidade de conhecer melhor o outro e expandir sua visão;
  • Descoberta de interesses em comum;

A atividade/tarefas/ações inserida dentro do contexto em grupo agrega um valor máximo, porque de certa maneira a contribuição de cada pessoa é primordial para que o processo aconteça, o vinculo e o pertencimento conduz a alavancar os resultados e gerar grande impacto positivo dentro da proposta a ser alcançada.

Metodologia F.A.S.E.R

A metodologia F.A.S.E.R desenvolvida por mim, é composta de 5 etapas e pode ser aplicada no processo do Coaching em grupo para aprimorar técnica ajudando a alinhar o caminho de mudança e o objetivo desejado.

Foco

Nessa fase a analise das objeções é o principal fator a ser percebido e compartilhado no grupo, ouvir o que cada um tem a dizer, suas visões, crenças, valores, previsão de futuro, em que acredita. Aqui, o grupo tem que estar completamente focado no processo. Desde modo, consideram-se os indicadores negativos que causam os bloqueios e medos que os prendem a alguma crença limitante o que pode impedir que o processo siga em seu potencial máximo.

Nesta fase o papel do coach é abrir possibilidades de ações, que possam ser aplicadas, causando o impacto no grupo de tal modo a saírem da zona de conforto por suas próprias percepções. O primeiro passo é colocar na mesa o movimento do processo, sempre dentro de uma estratégia aproximativa e aplicável. Nada pode ser imposto ou insustentável, o importante é sentirem-se mobilizados e capazes de agir.

O coach mostra como o processo de Coaching em grupo facilitará o caminho para o objetivo definido, com soluções acelerativas. Mostrando a conexão com a melhor parte de si, compartilhada e aglutinada ao grupo, gerando um alto nível de energia e conhecimento.

Ação

A promoção das capacidades dentro do Coaching em grupo é um ponto crucial, nesta fase é de extrema importância mostrar que a transferência de conhecimento é essencial para os novos e poderosos insights. A exploração de ideias na cocriação de informações, dentro do coletivo, implementa a inteligência do grupo, mudando o mindset para outro nível. Só existe aprendizado e mudança se houver ação. A ação é disparada pelas tarefas no processo de Coaching.

A clareza dos papéis de cada um do grupo nesta fase é imprescindível, essa ação proporciona comprometimento dentro do processo. E como o Coaching é a arte de fazer acordo, definem-se quais serão os acordos para uma melhor convivência preservando o bom relacionamento e a evitar conflitos.

Supervisão

A supervisão dentro do Coaching em grupo se aplica como o objetivo será alcançado, quais são os meios de acesso para atingir o que o grupo almeja.  Há várias ferramentas que podem ser acrescentadas para acompanhar o processo, lembrando: o que não pode ser medido, não pode ser melhorado. A conexão entre as pessoas, o sentimento e as sensações e quais são ferramentas que iram usar para medir a evolução.

O método SMART é uma ferramenta que pode contribuir muito na definição da meta e durante o processo com análise mensuráveis caso alguma parte da estratégia precise tomar outro rumo.

S- Específica (specific)

M– Mensurável

A – Atingível

R – Relevante

T – Temporizável

Road Map

Outra ferramenta maravilhosa é a Road Map – Planejamento de metas – ela possibilita acompanhar o processo do Coaching em grupo. É fundamental para que o grupo visualize o objetivo, e fique claro para todos aonde estão colocando e movendo suas forças. O Road Map é uma linha do tempo, onde pode-se visualizar graficamente, o passa a passo que serão necessários, desde o ponto atual, até alcançar o estado desejado.

A complexidade do Road Map sempre depende da conclusão do grupo, eles podem decidir, se preferem, algo mais detalhado ou simples, isso fica a opção do grupo em escolher qual maneira se sente mais a vontade em organizar os passos em relação ao que desejam alcançar. Ah, é bom lembrar que o Road Map parte do principio do fim do processo, para isso é preciso ter um objetivo claro para todos os envolvidos do grupo.

Evolução

A harmonia do grupo precisa ser orquestrada e, dentro do processo de Coaching, o Coach precisa ter uma visão clara com qual perfil está trabalhando, o funcional ou o disfuncional. O processo só fornece resultado extraordinário se o grupo evoluir de maneira contínua. Ousar fazer diferente.

Grupo Funcional

Os funcionais buscam atuar de maneira construtiva apoiando os objetivos do grupo, olhando para as melhoras e o desempenho da equipe, gostam de trabalhar em conjunto, são proativos. Aplicam suas habilidades nos papeis mais adequados às suas características. O senso de cooperação é intenso, são entusiastas e focados.

Grupo Disfuncional

Comporta-se com superficialidade, há maior choque de personalidade, o que pode causar desafio ao processo, até mesmo chegando a não execução das tarefas. A clareza dos papéis não é definida com relação as suas maiores habilidades, isso dificulta e gera baixo de nível de energia, causando um efeito negativo no desempenho do grupo.

Não há divisão e responsabilidades das tarefas, deste modo a culpa, ataque e acusações começam a aparecer no processo.  O desafio do Coach é estar preparado para gerenciar os conflitos e voltar aos acordos iniciais.

Resultado

Coaching só é Coaching se tiver resultados. Desenvolver e aprimorar os sonhos e projetos por meio do Coaching em grupo vai além de obter os resultados extraordinários, pois representa continuar desempenhando novos processos de mudanças em cada pessoa que participou do processo.

Isso é o que ajuda a que se tornem mais colaborativos e efetivos, e mostrar que é a motivação e o empenho que os levarão ao crescimento contínuo, seja pessoal ou profissional. Portanto, a experiência de aplicar o Coaching em grupo traz resultado tanto para o cliente, como principalmente para o coach que desenvolve capacidade de ser um verdadeiro Leader Coach.

Dinâmica em Grupo

A ferramenta da dinâmica em grupo dentro no processo de Coaching é indispensável para contribuir na conexão entre as pessoas, ajudando a quebrar aquele gelo inicial do grupo e, muito mais que isso, ela possibilita a interação de modo lúdico, nela é possível observar e conhecer o perfil do grupo que vai trabalhar.

Em muitos momentos a dinâmica é uma aliada do Coach, através do comportamento e interação do grupo é possível saber quais os objetivos pessoais e qual a disposição que se encontra para contribuir nas metas das organizações.

O Coaching em grupo e a aplicação da dinâmica causam reflexão e discussão, possibilita o conhecimento individual e coletivo e, ainda, a contribuição para a elaboração e execução de pequenas tarefas dentro da sessão, mas que pode ser poderosa para todas as áreas, sejam pessoais, profissionais e processuais, dentro ou fora da organização.

Tipos de Técnicas de Dinâmica

Técnica quebra gelo –

Essa técnica ajuda reviver a criança interior, por ser um momento de brincadeira de movimentos descontraídos, algo lúdico, ajuda a tirar a tensão deixando-os mais a vontade com ambiente e com o grupo.

Técnicas de apresentação –

Permite explorar e observar as relações interpessoais e o comportamento pessoal e do grupo, através de exercícios específicos. Essa técnica cria um diálogo interno e profundo sobre suas atitudes, dos encontros e desencontros, da comunicação e interação.

Técnica de animação ou relaxamento –

Contribui para um encontro maior para si e para o que está ao seu redor, facilitando a aproximação entre pessoas, acalmando o clima impessoal, usa-se para romper o ambiente apático ou quando precisa retomar uma atividade.

Técnica de capacitação –

Essa técnica amplia a capacidade da comunicação e, ajuda o Coach a orientar o processo, de maneira mais clara conforme o objetivo a ser alcançado. Desperta a percepção do grupo a realidade que a escutar e observar o que os rodeiam.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Técnica de avaliação Situacional –

Leva o grupo a assumir diversos papéis em situações diferentes. Essa experiência estimula a troca de ideias, auxiliando o grupo na participação em debate. Levantar dados e informações de seus interesses.

Técnica do Role Playing –

Baseia-se na encenação de um problema ou situação que busca desenvolver a capacidade de relacionamento com outras pessoas. Evidencia padrões e o controle social do grupo.

Falar de Coaching em grupo é falar de sonhos, metas e expectativas, ela é uma ferramenta poderosa que permite cocriar a partir do melhor parte que cada pessoa possui. Toda competência e habilidade colocada em seu papel congruente eleva o poder do grupo, aglutina e potencializa os insights proporcionando mudança em um nível positivo de comprometimento e maior produtividade.