Um líder pode ser facilmente identificado por meio de sua equipe de colaboradores e de seus resultados. Se a empresa dispõe de um líder mediano, a sua equipe de colaboradores terá resultados parecidos e pouco satisfatórios. Porém, se a organização tem um Leader Coach, os seus resultados com certeza serão extraordinários.

Esse tipo de líder sabe traçar estratégias de sucesso, estimular o potencial coletivo e individual dos colaboradores, além de ser capaz de gerar grandes realizações.

Esse é o grande diferencial das empresas de sucesso, o investimento em gestores, líderes e executivos realmente preparados para irem além. Cobrar resultados não é tudo o que um líder pode fazer, e muito menos tudo o que uma empresa precisa. Fundamental é ter a capacidade de liderar estimulando as competências, as habilidades e o aumento da performance do seu grupo de liderados.

Hoje, já não basta ser um líder, é preciso ter os diferenciais que realmente signifiquem agregar mais valor ao desenvolvimento dos profissionais e das organizações.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

O que é um Leader Coach?

Um Leader Coach não é um líder comum, ele é empreendedor, criativo, ousado e capaz de inspirar os seus colaboradores por meio de seus exemplos, sejam eles profissionais ou pessoais.

PSC

Ele tem ampla capacidade de tomar decisões com mais assertividade, pois é mais preparado para lidar com situações adversas, pressões e o estresse do dia a dia de uma empresa. Tem plena confiança de suas atribuições, mas também sabe ser flexível, pois conhece as qualidades de seus liderados. Por isso, ele sabe delegar tarefas e dar os feedbacks necessários para o crescimento de cada um e da empresa.

Além disso, um Leader Coach sabe construir um ambiente de trabalho que favorece os relacionamentos harmoniosos entre os colaboradores e estimula o respeito entre as pessoas e as equipes. Esses líderes além de estimular, delegar, inspirar e supervisionar, são responsáveis pelo desenvolvimento contínuo de seus liderados.

Para o sucesso das organizações no mundo globalizado, em que as mudanças gerenciais são constantes, é necessário que os líderes tornem-se “agentes de mudança” qualificados e, para isso, é fundamental que também sejam coaches.

Jack Welch, um dos CEOs mais respeitados e admirados do mundo dos negócios, já alertou sobre a importância dos líderes terem esse diferencial competitivo ao afirmar que: “No futuro todos os líderes serão coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado”.

Desenvolver essas competências de liderança torna-se cada vez mais fundamental, e o Coaching é o caminho para a expansão do desempenho dos líderes na arena corporativa. As vantagens de investir nesse processo são muitas, tanto para a empresa quanto para o profissional. Com certeza, ambos só têm a ganhar.

6 vantagens da presença de um leader coach nas empresas

1. Rápida identificação de pontos fortes e pontos de desenvolvimento

Um líder que também é coach não aparece de vez em quando para delegar tarefas e depois só aparece novamente no dia de cobrar. Ele é alguém presente no dia a dia das pessoas, prestando auxílio nas adversidades que vivenciam.

Além disso, esse tipo de líder tem olho clínico e constantemente avalia o desempenho dos seus colaboradores. Por sua formação diferenciada, ele é capaz de identificar em cada membro da equipe os pontos fortes (a serem evidenciados) e os pontos que ainda precisam de melhorias. Como esse processo é constante, a equipe toda sai fortalecida.

2. Feedbacks mais completos

É função de todo líder oferecer feedbacks, ou seja, dar um parecer sobre o desempenho de cada indivíduo. O leader coach sabe conduzir esse processo com maestria. Ele promove pequenas reuniões individuais com os seus liderados, relatando tudo aquilo que ficou abaixo das expectativas, dentro das expectativas e acima das expectativas.

Sem humilhar ou constranger, o líder educa, ensina e corrige com respeito e cordialidade. Da mesma forma, ele também sabe reconhecer um funcionário por seu bom desempenho, mantendo a sua motivação tanto nos bons momentos quanto nas dificuldades.

3. Metas estimulantes, mas realistas

Todo leader coach sabe formar equipes vencedoras. Isso ocorre porque ele sabe identificar pessoas com as habilidades necessárias em sua equipe, além de ser extremamente competente na arte de estimular as pessoas a desenvolverem novas competências.

Acreditando no potencial de cada membro da sua equipe, o leader coach sabe estipular metas ousadas, que estimulam cada um a dar o melhor de si. No entanto, ele mantém essas metas dentro dos limites do alcançável, a fim de evitar que as pessoas percam o contato com a realidade e acabem se frustrando.

4. Elevada motivação das equipes

Esse tipo de líder também tem notório saber na área da motivação. Motivar equipes significa fazer com que cada membro entenda o seu papel no grupo, com um grande senso de propósito. Assim, todos os envolvidos se sentem importantes e reconhecidos, cada um com suas habilidades técnicas.

Um líder que reconhece os méritos de cada indivíduo e que demonstra genuinamente que acredita no potencial de cada um é um líder com forte poder de motivação. Em consequência disso, toda a equipe trabalha com mais ânimo e autoconfiança, o que eleva as chances de obter grandes resultados.

5. Eficácia ao delegar tarefas

Como esse tipo de líder conhece muito bem cada um dos profissionais que trabalham com ele, é natural que ele saiba delegar tarefas de forma eficaz e eficiente. O leader coach sabe quais são as forças e pontos a se desenvolver em cada pessoa. Por isso, ele delega as atividades mais compatíveis com esse perfil, levando em consideração as capacidades que o indivíduo já tem, mas também as habilidades que ele ainda pode desenvolver, tomando a tarefa como um desafio.

Além disso, líderes competentes acompanham a evolução das suas equipes e, assim, conseguem atribuir tarefas cada vez mais complexas aos profissionais, respeitando o seu processo individual.

6. Construção de um clima organizacional positivo

Em consequência de todos os fatores citados, é fato que o leader coach tem um grande poder de construir um clima organizacional positivo. Líderes assim são muito presentes no cotidiano da equipe, não apenas para delegar tarefas, mas para tirar dúvidas, prestar auxílio, aconselhar, resolver conflitos, motivar e dar feedbacks construtivos.

Além disso, esse tipo de líder tem ânimo, carisma, clareza de comunicação e senso de justiça. Assim, ele é acessível, pois sabe ouvir e ser ouvido. Essa soma de fatores ajuda o profissional a construir um clima de harmonia em sua equipe.

Já deu para perceber que o leader coach é um perfil muito interessante para toda e qualquer empresa. Não é à toa que as organizações já têm procurado por profissionais com esse perfil há certo tempo. Aqui no IBC, oferecemos o Leader Coach Training, focado especificamente na formação de líderes de alta performance, com todas as características citadas. Se você deseja aperfeiçoar e ampliar os seus conhecimentos em gestão, formando equipes de alto desempenho, esse treinamento é para você!

E você, já é um leader coach? Na empresa em que você trabalha, esse perfil já é identificado, ou ainda ocorre aquele modelo tradicional de liderança? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos os seus colegas e com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo!