O autoconhecimento é o quanto uma pessoa conhece a si mesma. Quanto mais conhecimento ela tem de si, mas feliz ela tende a ser em todas as áreas da própria vida. Isso ocorre por um simples motivo: quanto mais uma pessoa sabe quem ela é, mais ela é certeira na hora de fazer as suas escolhas e, consequentemente, mais satisfeita ela fica.

Isso proporciona qualidade de vida, ou seja, felicidade e realização. Neste artigo, reunimos 8 efeitos que o autoconhecimento tem sobre a maneira como conduzimos a vida. Preparado para conhecê-los? Então, siga em frente e continue a leitura!

1. Identificar as suas forças pessoais

O autoconhecimento nos leva a identificar as nossas forças pessoais. Quando examinamos quem somos, nos deparamos com uma série de aspectos positivos, que consistem nos nossos dons, talentos, conhecimentos, habilidades, sentimentos, atitudes e competências.

Muitas vezes, percebemos que os bons resultados que alcançamos na vida só foram possíveis por conta dessas características que nos diferenciam e nos fortalecem. Um indivíduo que reconhece os seus pontos fortes encontra ânimo, motivação e autoestima — tanto para sair em busca dos seus objetivos quanto para superar os momentos de dificuldade. Isso nos torna muito mais fortes e felizes.

2. Reconhecer os seus pontos de melhoria

Por mais que uma pessoa seja muito feliz com quem ela é, isso não bloqueia o seu senso crítico e nem a torna cega diante das próprias imperfeições. Isso revela o outro lado do autoconhecimento, que é justamente o de nos levar à identificação dos aspectos em que precisamos melhorar.

Isso nos torna mais humildes e com os pés no chão, sem que nos aventuremos em atividades para as quais ainda não estamos preparados. Consequentemente, as pessoas se tornam mais organizadas, planejadas, cuidadosas e estudiosas. Identificar um ponto de melhoria não deve ser motivo de desânimo. Pelo contrário, deve nos estimular a aprender com quem sabe mais, a obter conhecimento e a desenvolver novas habilidades.

3. Fazer escolhas compatíveis com quem você é

PSC

Dos dois itens acima, surge o terceiro: a capacidade de fazer escolhas com mais eficácia. O autoconhecimento faz com que as pessoas descubram não apenas as suas forças e os seus pontos de desenvolvimento, como também os seus interesses e paixões.

Assim, elas fazem escolhas mais felizes na vida pessoal e na vida profissional, de acordo com as suas competências e com aquilo que desejam para si. Em contrapartida, alguém sem autoconhecimento pode achar que deseja algo, quando na verdade quer seguir outro caminho. Conhecer a si mesmo desfaz essas “confusões”.

4. Melhorar os seus relacionamentos

Conforme citamos anteriormente, o autoconhecimento tem o poder de despertar autoestima diante das forças e humildade diante das fraquezas. Esse equilíbrio dá a nós mesmos uma noção exata de quem somos, o que nos ajuda a defender os nossos interesses, mas, ao mesmo tempo, a respeitar a liberdade e os direitos do outro.

Como consequência direta disso, tornamo-nos indivíduos empáticos, altruístas, inteligentes e cooperativos. Isso faz com que você seja um melhor pai, filho, irmão, amigo, colega de trabalho, vizinho, funcionário, chefe, líder, enfim, todos os papéis que você exerce no seu dia a dia, aprimorando o seu relacionamento com quem o cerca.

5. Ajudar a definir as suas metas

Quanto mais uma pessoa desenvolve o seu autoconhecimento, mais ela sabe o que ela quer para a sua vida e aquilo que ela não quer. Com base nisso, ela se torna capaz de definir objetivos claros e específicos para todas as áreas da sua vida, que sejam compatíveis com o significado de felicidade que existe para ela.

Além da definição dessas metas, esse indivíduo que conhece a si mesmo também será capaz de traçar melhor o plano para alcançá-las. Conhecendo bem as habilidades que ele já tem e as que ainda precisa desenvolver, ele certamente saberá por onde começar, o que é muito importante.

6. Encontrar sucesso profissional e prosperidade

Na vida pessoal, fica fácil compreender que quem conhece a si mesmo consegue conduzir um estilo de vida mais próximo da sua felicidade. Contudo, isso também é visível na vida profissional, que é o meio pelo qual as pessoas colocam os seus talentos a serviço da sociedade.

Assim, uma pessoa com elevado autoconhecimento consegue encontrar a sua vocação e exercê-la. No entanto, quem não tem esse tipo de conhecimento pode acabar seguindo por caminhos que não geram essa mesma sensação de autorrealização. É o caso de alguém que até prospera financeiramente, mas não é feliz naquilo que faz todo dia. O autoconhecimento evita que esse tipo de equívoco ocorra, gerando arrependimentos.

7. Amenizar a importância atribuída à opinião do outro

Aquilo que o outro pensa sobre nós só terá algum tipo de impacto se nós, em algum nível, de fato acreditarmos naquilo que ele diz. Portanto, uma pessoa que conhece a si mesma e que está ciente das suas forças e fraquezas não vai se abalar com as críticas alheias, por mais “destrutivas” que sejam.

Em contrapartida, alguém que não conhece bem a si mesmo tende a ser mais inseguro e a depositar demasiada importância na aceitação do outro, o que pode gerar problemas de autoestima e até mesmo de identidade. Por isso, o autoconhecimento nos torna mais seguros e menos suscetíveis às manipulações de outras pessoas.

8. Saber dizer “não”

Não é pequeno o número de pessoas que alegam ter imensa dificuldade em dizer “não”. Na verdade, isso é um desdobramento do item anterior, em que as pessoas preocupam-se tanto com a aceitação do outro que acabam renunciando a si mesmas e aceitando fazer coisas que na verdade não queriam.

O autoconhecimento ajuda as pessoas a dizerem “não” para aquilo que não é compatível com os seus valores, desejos, interesses ou habilidades. Quem sabe bem o que quer também sabe o que não quer. Além disso, essas pessoas são seguras de si e compreendem que dizer “não” a alguém não é um ato de desrespeito.

Percebe agora como o autoconhecimento é libertador? Ele nos conduz a melhores relacionamentos, mais autoestima, melhores escolhas pessoais e profissionais e menos importância concedida ao que o outro pensa de nós. Portanto, a relação entre autoconhecimento, felicidade e qualidade de vida é direta e total! Como diz o presidente do IBC, José Roberto Marques: “Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo”.

E você, ser de luz, tem dedicado algum tempo da sua vida a conhecer melhor a si mesmo? De que maneira tem feito isso? Quais resultados já obteve como fruto do autoconhecimento? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!