Você já ouviu falar nos stories do Instagram e do Facebook, não é mesmo? Esse recurso que tanto tem se popularizado permite a publicação de conteúdos mais efêmeros, como fotos e vídeos curtos do seu dia a dia, que só ficam disponíveis por 24 horas. Por isso, postar stories é um trabalho que envolve habilidade para mostrar o seu cotidiano e também para interagir com as pessoas.

Infelizmente, muitos empreendedores praticamente ignoram esse recurso, pois alegam que não têm tempo para produzir. No entanto, é importante ressaltar que, hoje em dia, as pessoas acompanham os stories tanto ou mais do que o próprio feed. Além disso, por ser uma comunicação mais “passageira”, ela não demanda tantos recursos. Basta uma boa câmera do celular, e está feito.

Se você não souber o que postar em seus stories, fique tranquilo, pois separamos, neste artigo, algumas sugestões do que pode ser feito. Boa leitura!

1. Mostre a sua rotina matinal

Você já percebeu que existem alguns influenciadores que dão bom dia aos seus seguidores deitados na cama, sem maquiagem, quando acabaram de acordar? Bem, se você não estiver nesse grau de confiança, não se preocupe em fazer isso. Mas é bacana dar bom dia a quem segue a sua página e mostrar um pouco da sua rotina matinal.

O que você faz pela manhã? Medita? Toma café? Pratica atividade física? Dirige até o trabalho? Interage com os seus colegas? Mostre quem você é e o que você faz nesse momento. Lembre-se de que o período da manhã é ideal, por exemplo, para que você mostre imagens e vídeos com frases inspiradoras e mensagens motivacionais para o novo dia que se inicia. Seja uma referência de entusiasmo e energia para quem o segue. Comece o dia com alto astral, levando força e garra ao seu público.

2. Abra a caixinha de perguntas

Depois de mostrar um pouquinho da sua rotina pela manhã, abra uma caixinha de perguntas para que os seguidores tirem as suas dúvidas. Você pode deixar um tema livre, mas saiba que, geralmente, as pessoas interagem mais quando você dá a elas um direcionamento ou um tema definido.

PSC

Sendo assim, faça stories explicando o tema e estimulando as pessoas a participarem. Diga aproximadamente quando as perguntas recebidas serão respondidas, de modo que os seguidores consigam planejar a sua rotina para assistir a você comentando aquilo que eles enviaram.

Uma dica bacana é, se você estiver começando as suas atividades nas redes, enviar perguntas interessantes para si mesmo. Quando os seus seguidores perceberem que você está mesmo tirando as dúvidas das pessoas, isso será um grande estímulo para que eles também participem. Incentive a interação e dê tempo para receber muitas perguntas.

3. Divulgue depoimentos e resultados

Outro tópico que você pode abordar em seus stories são os depoimentos bacanas que as pessoas enviam em seus comentários, caixas de perguntas e no próprio chat. Selecione aquelas mensagens que mais elogiam os seus conteúdos, os seus produtos, os seus serviços, a sua empresa, enfim, tudo aquilo que serve para fortalecer a sua imagem junto ao público, tendo como base a opinião dos seus próprios clientes.

Além disso, publique você também os seus próprios resultados, por exemplo:

  • “Hoje alcancei a marca de 5000 seguidores!”;
  • “Aniversário de 5 anos da nossa academia!”;
  • “Batemos um recorde de vendas no mês de abril, com crescimento de 20%”;
  • “No mês de junho, abrimos novas filiais em Campinas e em Sorocaba!”;
  • “Essa é a nossa cliente Viviane, que, desde que entrou na nossa academia, já perdeu 12 kg!”.

Desde que haja autorização dos envolvidos, é bacana compartilhar esses resultados positivos!

4. Faça testes, enquetes e desafios

Na internet, as pessoas adoram ser desafiadas. Por isso, se você já tem alguns conteúdos publicados, vale a pena fazer um teste com os seus seguidores, com diversas questões de múltipla escolha. Assim, eles conseguirão mensurar o quanto têm aprendido com você.

Outra coisa que todo mundo adora fazer é opinar. Dessa forma, abuse das enquetes para conhecer mais a fundo o comportamento do seu público e para descobrir quais são as preferências das pessoas em diversos tópicos.

Além do mais, lembre-se também de mencionar e interagir com outras páginas, pois isso permite que o público de uma página conheça a outra, o que beneficia todos os envolvidos. As correntes de desafios são muito bacanas e podem unir você a outras páginas, promovendo crescimento.

5. Apresente os bastidores do seu dia a dia

Nos stories, como citamos, você não precisa parecer “perfeitinho”, nem mesmo ter as mesmas preocupações estéticas que o feed demanda. As pessoas gostam de humanização, o inclui conhecer os bastidores do ser humano que está por trás de todo aquele conteúdo.

Por isso, você pode e deve fazer stories com os seus momentos inusitados, como esperando para pegar um táxi, fazendo reformas na sua empresa, tomando um cafezinho no meio da tarde, brincando com o animalzinho de estimação, vendo o pôr do sol, enfim, fazendo qualquer coisa mesmo, inclusive na sua vida pessoal. Isso aquece a curiosidade do público.

Esses posts que mostram atitudes rotineiras parecem bobos, mas a verdade é que eles aproximam o público de você. Eles mostram o lado “gente como a gente” dos empreendedores, influenciadores e até mesmo celebridades, favorecendo uma conexão mais intensa.

6. Responda às perguntas dos seus seguidores

Ao fim do dia — pode ser já no meio da noite, antes de dormir —, você deve cumprir o que prometeu e responder aos questionamentos que os seus seguidores enviaram. Se, por algum motivo, não for possível responder naquele momento, dê uma satisfação ao seu público, explicando o que houve. Além disso, dê uma previsão de quando poderá, enfim, responder às perguntas, o que não deve superar 24 horas de atraso, de preferência.

Na hora de tirar as dúvidas da sua comunidade, a dica é alternar entre as respostas com textos e as respostas por vídeo. Essa alternância torna o processo mais dinâmico e divertido, sem cansar o seguidor e sem parecer monótono. Para concluir, despeça-se dos seus seguidores, não se esquecendo de dizer que amanhã vai ter mais e que você vai aguardar a companhia e a interação de todos.

Os seis itens acima são sugestões do que podemos fazer em um dia de stories. No entanto, entenda que, mesmo com muito planejamento, cada dia tem os seus imprevistos, que podem representar boas oportunidades de posts, como um evento, uma notícia interessante em seu nicho, e por aí vai. A dica é conhecer os recursos que os stories disponibilizam e promover variações entre eles, mantendo o dinamismo do seu conteúdo nesse espaço.

E você, querida pessoa, o que gosta de ver nos stories das pessoas que você segue? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!