Quando pensamos em algum inteligente, a imagem clássica é a de alguém que explica muito bem conceitos complexos ou que tem facilidade com cálculos, não é mesmo? Bem, por mais que esse seja um estereótipo comum, a verdade é que a inteligência de uma pessoa pode se manifestar de diferentes formas.

O psicólogo Howard Gardner realizou estudos para compreender o desenvolvimento das mentes humanas e, com base nesse trabalho, chegou à conclusão de que existem 7 diferentes tipos de inteligência: linguística, lógica, motora, espacial, musical, interpessoal e intrapessoal.

Neste artigo, vamos compreender um pouco mais sobre esse último tipo: a inteligência intrapessoal. Quais são as características desse tipo de inteligência? Será que ela é bastante desenvolvida na sua mente? Para descobrir as respostas, é só seguir em frente. Tenha uma ótima leitura!

Inteligência intrapessoal x inteligência interpessoal

Esses dois tipos de inteligência apresentam nomes parecidos, mas características diferentes. Isso não quer dizer que sejam opostos ou que a pessoa que tem um desses tipos bem desenvolvido é fraca no outro. É possível desenvolver adequadamente os dois. Apenas para facilitar a compreensão dos conceitos, podemos explicá-los juntos, comparando a lógica que os sustenta.

A inteligência intrapessoal consiste numa elevada capacidade de compreender a si mesmo, identificando com certa facilidade as suas próprias motivações, intenções, emoções, pensamentos e atitudes. As pessoas que a desenvolvem geralmente têm muito conhecimento e interesse pela mente humana. Por serem mais introspectivas, as pessoas com essa inteligência desenvolvida geralmente demonstram aptidão para a psicologia, a psiquiatria, a filosofia, a literatura e a teologia.

A inteligência interpessoal, por sua vez, se refere às pessoas com elevada capacidade de compreender o outro e de lidar adequadamente com ele, o que se dá por meio da empatia, do bom relacionamento interpessoal, da comunicação clara e de alguma habilidade persuasiva. Políticos, professores, vendedores e líderes em geral costumam ter desenvolvida essa inteligência.

Principais características das pessoas com elevada inteligência intrapessoal

PSC

Agora que você já compreende com mais clareza o que é a inteligência intrapessoal, em comparação com a interpessoal, é hora de saber quais são as principais características dos indivíduos que a têm bem desenvolvida. Será que é o seu caso? Confira a lista a seguir!

  • Autoconhecimento elevado e tendência à introspecção;
  • Reflexões intensas sobre a existência humana e o sentido da vida;
  • Tomadas de decisão mais lentas e analíticas, porém, mais eficazes;
  • Compreensão mais clara sobre os seus próprios padrões de pensamentos e sentimentos, o que ajuda no processo de desenvolvimento pessoal;
  • Sensibilidade, discrição e elevado poder de observação;
  • Facilidade em desenvolver e manter o foco e a concentração para executar atividades e solucionar problemas;
  • Independência, ambição e disciplina para conquistar os seus objetivos;
  • Existência de princípios éticos e morais, isto é, de valores que orientam a conduta;
  • Habilidade para descrever os seus pensamentos e sentimentos, bem como para reconhecer os seus pontos fortes e pontos de desenvolvimento;
  • Prática constante do autocuidado emocional, a fim de lidar com os sentimentos com sabedoria e equilíbrio.

Meios para desenvolver esse tipo de inteligência

A inteligência intrapessoal é a que se desenvolve quando conhecemos mais a nós mesmos e os nossos padrões de pensamentos e emoções. Não é à toa que tantos psicólogos, escritores e filósofos a tenham desenvolvido tanto. Quer conferir alguns exemplos de pessoas com esse tipo de inteligência desenvolvido? Machado de Assis, Ernest Hemingway e Friedrich Nietzsche são alguns deles.

A grande vantagem desse tipo de inteligência é desenvolver o autoconhecimento, a ponto de neutralizar os pontos mais fracos e potencializar os pontos fortes, o que ajuda o indivíduo a alcançar os seus objetivos nas diferentes áreas da vida. Demais, não é mesmo? Por isso, separamos algumas dicas para que você possa desenvolver melhor esse tipo de inteligência tão importante. Confira!

  • Analise os seus pensamentos e os seus sentimentos: procure identificar as suas ideias e emoções, relacionando-as aos momentos vividos. Tente dar nomes aos seus sentimentos e apurar as suas causas. Isso o ajudará a compreender melhor quem você é;
  • Faça terapia e/ou coaching: para auxiliá-lo na análise que citamos acima, as sessões de psicoterapia e/ou de coaching podem ser bastante úteis. O psicólogo/coach poderá fazer questionamentos que o ajudarão a refletir sobre hábitos que você nunca tinha parado para refletir. É um mergulho no autoconhecimento;
  • Conheça as suas forças e pontos de desenvolvimento: faça uma lista com os seus pontos fortes e com os seus pontos não tão fortes. Quanto mais você os conhecer, mais será capaz de tomar decisões eficazes na sua vida;
  • Reflita sobre os seus valores e objetivos: quais são as suas metas para as diferentes áreas da vida? Quais são os princípios éticos e morais que você segue para alcançar essas metas? Reveja os seus valores e prioridades, pois eles tendem a mudar de tempos em tempos;
  • Realize atividades que promovem a introspecção: ficar um tempo sozinho, orar, meditar, fazer uma caminhada, escrever um diário, praticar um esporte individual, fazer ioga, cuidar das plantas e animais, realizar atividades artísticas e até mesmo conversar sobre si com alguém são atitudes que ampliam esse contato consigo mesmo, desenvolvendo o autoconhecimento e a inteligência intrapessoal;
  • Escreva um diário: o registro dos seus principais pensamentos, sentimentos e atitudes ao longo do dia também pode ajudá-lo a compreender melhor o seu ser.

Somos seres complexos

A teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner defende que há 7 tipos de inteligência humana. Todos nós temos esses 7 tipos dentro das nossas mentes, porém, alguns são mais desenvolvidos, outros menos. Essa é a graça do mundo: pessoas com diferentes saberes e competências se complementam e ajudam umas às outras. Se todos soubessem fazer as mesmas coisas, a vida seria mais difícil, não é mesmo?

Aqui no blog, temos um super artigo que explica todos os tipos de inteligência, inclusive a inteligência intrapessoal. Leia-o e identifique quais desses tipos são mais desenvolvidos em seu ser. Além do mais, lembre-se de que, com as experiências de vida e com o auxílio do coaching, todos nós podemos desenvolver essas inteligências, se assim desejarmos. O importante é sempre conhecer a si mesmo e procurar despertar a sua melhor versão, dia após dia.

E você, querida pessoa, conseguiu se identificar com algumas das características da inteligência intrapessoal? Quais? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!