Balanced Scorecard é uma metodologia, desenvolvida em 1992, na Escola de Negócios de Harvard, pelos professores Robert Kaplan e David Norton, com o objetivo de proporcionar às empresas uma melhor gestão de seu desempenho. Ao longo dos anos, o modelo BCS se mostrou tão efetivo que também passou a ser utilizado como ferramenta de gestão estratégica, ampliando assim, sua atuação no desenvolvimento organizacional.
Monitorar o desempenho da organização é um dos princípios que devem reger o seu próprio crescimento, uma vez que as ações precisam ser medidas e avaliadas, para que os resultados sejam mensurados e as falhas corrigidas. Assim, o Balanced Scorecard traz uma dimensão sistêmica da empresa, apoiando todos os seus departamentos e profissionais a identificar seus pontos fortes e de melhoria.
O BCS compreende a implantação dos seguintes passos: definição da estratégia da empresa, do gerenciamento do negócio, dos serviços e da gestão da qualidade. Assim, os desempenhos financeiro, de marketing e da gestão de pessoas, por exemplo, são todos avaliados e contemplados pela gestão de desempenho, de modo que isso traga as ferramentas necessárias ao seu crescimento contínuo.
Como o Balanced Scorecard Ajuda as Empresas
Os indicadores do Balanced Scorecard são baseados na visão e na estratégia que a empresa define como a melhor para a sua gestão. Por isso, o BCS se baseia em quatro importantes critérios: finanças, consumidores, processos internos e aprendizagem.
Mensurar as finanças consiste em saber se a organização está utilizando boas práticas para fazer a gestão de seu capital e se está investindo em alcançar a saúde financeira que precisa para continuar a existir.
Quando o assunto são os clientes, o Balanced Scorecard avalia a eficácia e efetividade das ações de vendas e marketing, suas influências na decisão de compra e, como as estratégias da empresa estão surtindo efeito sobre os seus resultados.
Em se tratando de processos internos, também mede como os procedimentos, normas e regras são aplicadas, identifica aqueles que trazem bons resultados, como também avalia aqueles que precisam ser melhorados ou eliminados.
No que tange a aprendizagem, o BCS mede ainda se os programas de Treinamento e Desenvolvimento estão apresentando os resultados desejados e melhorando a competências técnicas, comportamentais e emocionais dos profissionais que fazem estes cursos de capacitação.
Por tudo isso, podemos concluir que o Balanced Scorecard é uma poderosa ferramenta de gestão estratégica e um diferencial a mais das organizações que desejam crescer e expandir sua atuação no mercado e diante de seus clientes. Invista nesta ideia e leve os benefícios do BCS para sua empresa.
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