De origem inglesa, a palavra coaching significa “treinamento”. Este termo surgiu na Hungria, e nomeava as carruagens que, juntamente com seus condutores, foram apelidadas de Coachers. Com o passar do tempo, o Coaching foi ganhando novos significados e passou a nomear os professores que ministravam aulas nas faculdades, em 1830.
Foi apenas no ano de 1950 que esta palavra foi realmente utilizada para definir a capacidade de desenvolver pessoas, passando a ser empregada da maneira como conhecemos hoje. Muito se fala no poder do Coaching e seus inúmeros benefícios, mas você realmente sabe o que é Coaching e como ele funciona na prática?
Entendendo o Coaching
O Coaching é a melhor e mais eficaz metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade. Trata-se de um poderoso processo que visa proporcionar mudanças rápidas e permanentes, além do alcance efetivo de grandes resultados em qualquer âmbito ou contexto, seja na vida pessoal ou na profissional.
O método reúne variadas técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências — como a Psicologia, Neurociência, Linguagem Ericksoniana, Administração, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Sociologia e muitas outras —, e tem como finalidade acelerar a conquista de objetivos, metas e sonhos de qualquer pessoa.
O Coaching, sem dúvida alguma, é a carreira que mais cresce no mundo e tem sido utilizada por milhares de empresas e instituições para capacitar, habilitar e potencializar pessoas, profissionais e organizações. Ao contrário do que muitos pensam, o Coaching pode ser aplicado em qualquer contexto e adaptado para qualquer situação em que se precise de uma mudança rápida e eficaz.
Para isso, o Coaching trabalha em o que chamamos de sessões: encontros que podem ser realizados a cada semana, mês ou quinzena, em que um profissional habilitado (chamado coach) aplica técnicas que levam o cliente (coachee) a sair de sua condição atual para chegar ao estado desejado no menor tempo possível.
Nestas sessões, o coach estimula e instiga o seu cliente a descobrir, dentro de si mesmo, tudo o que precisa para alcançar seus objetivos e sonhos. Tudo isso é conduzido por questionamentos e perguntas poderosas que levam o coachee à reflexão e, principalmente, ao ato da mudança.
Ao fim de cada sessão, o coach auxilia seu coachee a definir tarefas que deverão ser executadas durante o intervalo até o próximo encontro, com a finalidade de deixar as metas cada vez mais próximas de serem alcançadas. A definição das tarefas é fundamental, visto que são as ações em direção às mudanças desejadas que caracterizam o Coaching.
Qualquer pessoa, independentemente da carreia ou circunstância vivida, pode procurar o auxílio do Coaching. Apesar disso, existem algumas situações e dificuldades pessoais e profissionais que sinalizam a necessidade de procurar o Coaching. Confira algumas delas abaixo:
Problemas pessoais que podem ser melhorados com o Coaching:
– Problemas emocionais;
– Dificuldades de relacionamentos;
– Problemas financeiros;
– Problemas familiares e de saúde;
– Desmotivação e estresse;
– Dificuldades financeiras e espirituais.
Problemas profissionais que podem ser melhorados com o Coaching:
– Dificuldade em lidar com pessoas;
– Falta de capacitação profissional;
– Falta de engajamento e produtividade de equipes;
– Dificuldades de liderar pessoas e organizações.
Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!
Se você deseja aprimorar ainda mais suas habilidades, desenvolver novos talentos e conquistar tudo o que realmente deseja em sua vida pessoal, profissional, social, familiar, amorosa, espiritual, emocional e financeira, convido você a conhecer o Professional & Self Coaching – PSC, o melhor e mais completo programa em Coaching do país.
Este conteúdo foi interessante para você? Então lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.