coaching é um método amplamente utilizado por empresas e pessoas que buscam o desenvolvimento humano em sua plenitude. Esse método proporciona equilíbrio, por meio do aprimoramento de diferentes aspectos da vida, no sentido físico, emocional, comportamental ou espiritual.

Nesse sentido, uma vertente em crescimento no mundo do coaching é o coaching espiritual. Essa modalidade se utiliza de princípios espirituais para ajudar as pessoas a despertarem as melhores versões de si mesmas, alcançando a plenitude e a felicidade. Neste artigo, vamos compreender melhor o conceito de coaching espiritual e como o processo funciona. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o coaching espiritual?

O coaching espiritual é uma modalidade voltada para o exercício espiritual, independentemente da religião. O seu objetivo é fortalecer e direcionar a prática da espiritualidade. Esse processo está intimamente ligado ao autoconhecimento — o caminho mais efetivo para se conectar com o “eu” verdadeiro e despertar energias positivas, serenidade e paz interior.

Não se trata de catequese ou de qualquer outro ritual religioso. O indivíduo pode passar por esse processo dentro das suas crenças religiosas, mas, mesmo que não siga uma religião específica, pode desenvolver a sua espiritualidade mesmo assim. Há pessoas que nunca se perguntaram sobre as suas crenças espirituais que investem nesse tipo de coaching justamente para “se encontrarem” em algum lugar.

Acreditar na espiritualidade significa crer que há entre o Céu e a Terra coisas que não vemos ou que a ciência ainda não foi capaz de explicar, mas que interferem nas nossas vidas de alguma maneira. É também um meio de encontrar algum sentido para a vida, de lidar melhor com a morte e até mesmo de desenvolver valores e princípios pessoais que façam do indivíduo um ser humano melhor.

Qual é a importância desse processo?

Você conhece a si mesmo? Conhece a sua vida, mas ainda não aprendeu qual o seu papel, o seu propósito? Sabe quais são os seus sonhos? O coaching espiritual começa com uma conversa, que permite que você, o coachee, fale sobre quem você é e de que você gosta. O seu coach vai fazer perguntas que vão aprofundar e descobrir quem você realmente é.

PSC

Mesmo uma pergunta tão simples como: “O que você pensou quando acordou hoje pela manhã?”, pode iniciar o processo que o leva a redescobrir a sua identidade. Para redescobrir a sua paixão, você precisará decifrar quais foram os obstáculos que impediram você de descobrir. Talvez a dificuldade em se descobrir ocorra porque você está procurando no lugar errado.

O seu coach pode ter que preencher um questionário que revela quais são os seus objetivos. A orientação de coaching de vida espiritual pode mapear o caminho para descobrir o que você realmente quer fazer para encontrar o lugar certo. Nesse sentido, não estamos falando de escolhas tão práticas e objetivas, como uma meta financeira ou uma profissão, mas de significados mais profundos, sobre a vida como um todo.

Às vezes, nós somos os obstáculos nos nossos próprios caminhos. Se os maus hábitos estão atrapalhando o novo você ou se você está sobrecarregado pelo pensamento de redefinir a sua vida, você sabe que está em uma rotina. Um treinador de vida espiritual pode ajudá-lo a descobrir o caminho de que precisa para sair dessa rotina. Encontre o treinador certo, descubra o novo caminho e decifre o seu verdadeiro eu, aquele que esteve dormente dentro de você por muito tempo.

Como o coaching espiritual pode ajudá-lo na realização dos seus sonhos?

Várias são as razões pelas quais a contratação de um coach de vida espiritual pode fazer a diferença na capacidade de uma pessoa realizar um sonho ao longo da vida. Se você está passando por uma mudança e não tem certeza de qual direção tomar, um coach espiritual pode ser de grande ajuda para você.

Não se frustre por não ser capaz de alcançar os seus objetivos. Em vez disso, procure ajuda com o coaching espiritual para se posicionar. Um coach de vida espiritual, que fornece orientação individual, pode conectá-lo ao seu potencial oculto.  O seu coach pode ajudar você a encontrar a confiança de que você precisa para ir além em sua vida e buscar a realização dos seus sonhos.

Passar pela experiência de uma demissão do emprego, por exemplo, pode parecer assustador, entretanto, pode ser também uma porta que se abre para novas oportunidades. A segurança de um trabalho é algo em que todos confiamos, mas e se esse trabalho estivesse causando estresse, afetando a sua saúde física e fazendo você se sentir improdutivo ou preso? O profissional de coaching espiritual pode ajudar a guiar você para o discernimento, ressignificando as experiências da vida.

Além disso, tempos de transição podem ser muito estressantes. Às vezes, as pessoas a quem mais amamos podem criar atritos nas nossas vidas, quando oferecem conselhos que, embora bem intencionados, não vão ao encontro do que precisamos ou queremos escutar. Um coach espiritual pode ajudá-lo, pois não é uma ameaça às mudanças de que necessita fazer.

Por mais que as nossas famílias e amigos cuidem de nós e do nosso futuro, eles querem que permaneçamos em segurança. Todavia, às vezes, a mudança significa risco. Ter um treinador de vida espiritual para mapear as mudanças pode ajudar a aliviar as tensões nos nossos círculos familiares e de amigos e também a lidar melhor com os riscos que estamos dispostos a correr.

Qual é a relação entre o coaching espiritual e o sucesso?

O estado de harmonia (consigo mesmo, com o próximo e com o universo) estimula a clareza de pensamento e o senso de discernimento, propiciando comportamentos e tomadas de decisão mais eficazes e favoráveis para a evolução contínua.

Em casa, com os amigos ou no trabalho, quando uma pessoa sabe lidar com os seus próprios sentimentos e emoções, ela se torna capaz de gerir melhor as reações diante de diversas situações. Assim, é possível manter uma vida equilibrada, controlada e com atitudes saudáveis e benéficas em todos os sentidos.

Um indivíduo emocionalmente inteligente, que está bem direcionado nas suas escolhas e atitudes, favorece substancialmente a concretização dos seus projetos. Esse é o caminho para o sucesso pessoal e profissional. Assim, o coaching espiritual ajuda as pessoas a alcançarem esse bem-estar, uma vez que estarão vivendo de acordo com valores, princípios e atitudes compatíveis com a sua fé.

Mais do que isso, a prática espiritual fortalece as suas potencialidades, tornando-o mais forte para superar as próprias limitações e enfrentar os obstáculos. Por isso, se você deseja desenvolver essa força que nasce da sua espiritualidade, não hesite em entrar em contato com o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching!

E você, querida pessoa, como vivencia a sua espiritualidade? Como ela beneficia a sua vida? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!