Alcançar o crescimento pessoal é algo que precisamos trabalhar praticamente a nossa vida toda, para que, dessa maneira, tenhamos a oportunidade de evoluir constantemente e conquistar os sonhos, metas e objetivos, capazes de nos tornar pessoas ainda mais felizes e realizadas em nossa jornada. 

Acontece, que nem todos entendem ou enxergam esta necessidade de evolução e acabam ficando um longo período de suas vidas na zona de conforto. Existem também aqueles que até têm o desejo de evoluir, porém não sabem ao certo por onde começar ou o que devem fazer para investir em seu próprio crescimento pessoal. 

É pensando em todos estes perfis de pessoas que neste artigo vou falar um pouco sobre o que de fato é crescimento pessoal, os benefícios de seu desenvolvimento e como você pode alcançá-lo diariamente em sua vida. Venha comigo nesta leitura e confira:

O que é crescimento pessoal?

Crescimento pessoal é um caminho fundamental para desenvolver competências e habilidades, no sentido de administrar as decisões, ações e reações, que guiam a vida em direção aos objetivos, metas e sonhos. É a permissão de acesso ao nosso potencial infinito.

Ao falar em crescimento pessoal, estou falando de algo que está relacionado àquilo que queremos conquistar em nossa vida, para nos sentirmos mais cada vez mais realizados, não só enquanto indivíduos, mas também enquanto profissionais. 

Neste sentido, é possível dizer que estamos em busca de crescimento pessoal quando queremos conquistar uma promoção no trabalho, montar o próprio negócio, comprar a casa própria, um novo carro, evoluir espiritualmente, nos tornarmos pessoas melhores, contribuir para a construção de um mundo também melhor e por aí vai. 

PSC Renascimento

Para tudo isso é necessário ter bastante resiliência e força de vontade, pois nem sempre o caminho será o mais fácil de todos, podendo ele exigir bastante de você e das pessoas que estão ao seu redor.  

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento! Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Como alcançar o crescimento pessoal?

Conforme pudemos perceber ao investirmos em crescimento pessoal, estaremos investindo também em nossa própria felicidade. Mas para isso, é preciso entender também que adversidades e desafios podem surgir ao longo da jornada e que a persistência deve ser utilizada como um dos recursos, para vencer os problemas e conseguir chegar ao objetivo, efetivamente e na prática.

Confira, a seguir, preceitos que auxiliam efetivamente o seu autodesenvolvimento e te ajudam a alcançar o crescimento pessoal:

Autoconhecimento

Autoconhecimento é liberdade: é o desprendimento da necessidade de intervenções externas, o domínio das próprias emoções, a tomada de consciência sobre as ações e reações. Autoconhecimento é a condição que nos permite sermos líderes de nós mesmos, assumindo o controle de nossas vidas.

É, também, a melhor maneira de definir caminhos e alcançar os resultados desejados. Este é um tipo de conhecimento que te leva a entender intimamente suas verdadeiras motivações, crenças e valores, e de que forma estes elementos influenciam nos fracassos e êxitos.

Trata-se, basicamente, de um processo que te auxilia, efetivamente, a entrar em contato com você mesmo, para que, dessa maneira, você conheça os principais recursos que possui, e que vão te ajudar na conquista de seus objetivos, e quais você precisa desenvolver, para realizar as ações em direção às suas metas. 

Relacionamentos

Os relacionamentos estão entre os fatores que mais impactam no crescimento de uma pessoa. Isso porque, a cada contato você tem a oportunidade de se conectar com outros indivíduos e suas histórias. Esta troca de experiências ensina muito sobre as pessoas e sobre você mesmo, permitindo o aprimoramento do discernimento e aquisição de sabedoria.

Lembre-se sempre que todos nós somos interdependes em nossas diferenças e semelhanças. Por isso, a qualidade das relações é determinante para impulsionar ou limitar o processo evolutivo individual e coletivo. Estabeleça relações construtivas e significativas, priorizando conexões agregadoras e, dessa maneira, você terá ainda mais chances de alcançar patamares mais elevados em sua trajetória.

Administração do tempo

O “aqui e agora” é o único tempo em que existimos. O tempo é um bem extremamente valioso em sua vida. Portanto, utilize-o com sabedoria, empreendendo-o apenas nas coisas que são favoráveis para seu crescimento e bem-estar. Organize-se e estabeleça planos que melhor preencham o seu dia a dia, com atividades essenciais e que te coloquem cada vez mais próximo do alcance do seu objetivo.

Planejamento

E já que falei sobre administração de tempo, algo que é inerente a este fator e também ao crescimento pessoal é o planejamento. A partir do momento que você desenvolve o seu autoconhecimento, você passa a ter uma clareza maior sobre os objetivos que deseja alcançar, para sentir que está crescendo e evoluindo.

Assim, ao ter tudo isso claro em sua mente, fica mais fácil dar início ao processo de planejamento, ou seja, de colocar no papel o que você precisa efetivamente realizar, para começar a dar vida aos seus sonhos e, em um curto espaço de tempo, torná-los realidade. 

Pegue caneta e papel e comece agora mesmo a traçar a caminho que precisará percorrer em direção aos seus sonhos!

Aperfeiçoamento

Para trabalhar o crescimento pessoal é preciso aperfeiçoar suas habilidades, competências e, principalmente, o seu conhecimento. Busque por cursos, palestras, artigos, livros, enfim, estudos, que vão contribuir para que você se prepare ainda mais e estimule o seu cérebro constantemente, porque ao investir nisso, fica cada vez mais fácil encontrar as melhores soluções e caminhos, que te deixem mais perto do alcance de suas metas. 

Mindset positivo

Outro fator de extrema importância, que vai contribuir para o seu crescimento pessoal é o desenvolvimento e estímulo constante de um mindset cada vez mais positivo. Isso quer dizer, que independentemente do contexto em que você se encontra, da situação que esteja enfrentando, é preciso ter pensamentos e falas mais otimistas, pois isso fará com que você vá cada vez mais longe em sua jornada. 

Ter este hábito é de extrema importância neste processo, pois quem cultiva pensamentos positivos não se deixa abater e também não desiste facilmente durante a caminhada, que, como eu disse no início, é repleta de altos e baixos, e precisa contar com a nossa capacidade de acreditar que tudo vai dar certo, de uma forma ou de outra, para que assim as conquistas sejam verdadeiramente reais. 

Flexibilidade

Por fim, em todo processo de crescimento pessoal é essencial que sejamos flexíveis, pois ele vem acompanhado de muitas mudanças, que são praticamente inevitáveis. Muitas vezes é preciso mudar posturas, hábitos, comportamentos, atitudes, pensamentos, entre outros elementos, que facilitarão ainda mais esta caminhada. 

O que acontece é que as pessoas querem o crescimento, mas não estão dispostas a mudar, por simplesmente não terem recursos para lidar com tais mudanças, algo que deixa a situação complicada, sem que haja necessidade. 

Se você se encaixa neste perfil, é preciso revê-lo o mais rápido possível, pois sem flexibilidade, dificilmente você conseguirá conquistar este crescimento que tanto almeja.

A evolução é um estilo de vida, uma busca constante, contínua e atemporal! Assim, a minha dica é que você movimente-se, colocando as dicas que compartilhei aqui em prática, e esteja sempre buscando o crescimento pessoal, para a sua própria evolução!

Agora me conte: o que você faz para investir em seu crescimento pessoal? Quais métodos você utiliza e coloca em seu dia a dia? Deixe a sua opinião nos comentários, lembrando-se sempre de compartilhar este conteúdo, com seus amigos, em suas redes sociais. 

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/home