As emoções que cada um carrega dentro de si têm uma grande influência na forma como se comporta. Nesse sentido, uma pessoa que está com os seus sentimentos em desequilíbrio e que não os conhece, provavelmente se sentirá confusa para tomar decisões e agir. Se você deseja entender o que é equilíbrio emocional e saber como conseguir alcançá-lo, é só continuar acompanhando este artigo.

O Que é Equilíbrio Emocional e Qual é a Sua Importância?

O comportamento humano acontece de duas maneiras diferentes. A primeira é a ação, que geralmente é tomada de maneira pensada, quando se tem a oportunidade de refletir antes de tomar uma decisão. Já a segunda maneira é a reação, que se refere à forma com a qual um indivíduo lida com situações inesperadas. É exatamente nesses momentos, em que se é pego de surpresa, que o equilíbrio emocional se mostra necessário.

Como você reage quando alguém faz um comentário negativo ao seu respeito ou algo que não esperava acontece? Se irrita ou releva e deixa aquilo para lá? Ao observar esse tipo de reação em seu comportamento é possível identificar quais são os pontos que precisa trabalhar para encontrar o equilíbrio e desenvolver a sua inteligência emocional. Assim, terá serenidade para lidar com as coisas que lhe acontecem e impedir que certos tipos de situações te desestabilizem e comprometam o seu bem-estar.

7 Passos Para Ter Mais Equilíbrio Emocional

Em uma escala de 0 a 10, o quanto se considera uma pessoa equilibrada emocionalmente? Independente da sua resposta, saiba que sempre é possível melhorar e trabalhar essa questão em seu interior. Afinal, o equilíbrio emocional é conquistado através de uma busca constante, que deve acontecer por toda a vida. Dessa forma, aprenderá a lidar com os mais diferentes tipos de situações e saberá reagir positivamente a elas.

Confira, a seguir, 7 passos que irão te ajudar a ter mais equilíbrio emocional. Ao colocá-los em prática terá uma vida muito mais tranquila e feliz, pois irá eliminar chateações desnecessárias e que não levam ninguém a lugar algum.

1 – Comece a Se Auto-observar

O primeiro passo para ter mais equilíbrio emocional é identificar os pontos que precisam ser trabalhados em seu comportamento. Nesse sentido, comece a observar as reações que tem frente a situações inesperadas, como quando alguém diz algo que não gosta ou quando leva uma fechada no trânsito, por exemplo. Pense em coisas que ocorrem no seu cotidiano e que acredita que poderia aprender a lidar de maneira mais positiva. Lembre-se que o intuito desse exercício não é se julgar, mas sim identificar para melhorar.

2 – Veja o Que Pode Fazer Diferente

PSC

Se continuar reagindo ao inesperado da mesma maneira de sempre, provavelmente continuará tendo os mesmos resultados. Por isso, após identificar os pontos a serem melhorados, veja o que pode mudar em seu comportamento para que as suas reações intempestivas sejam transformadas em respostas, ou seja, ações guiadas pela serenidade e pelo autocontrole. Ouse fazer diferente e o poder da transformação e da evolução lhe será dado.

3 – Tire um Tempo Para Se Acalmar

Sempre que sentir que a raiva está tomando conta de você e que irá ter reações negativas a algum tipo de estímulo externo, tire um tempo para se acalmar. Não há uma fórmula pronta para isso, pois cada um tem a sua maneira de se tranquilizar, entretanto, os exercícios de respiração podem ser usados por todos e de uma forma bastante simples. Basta que vá até um lugar tranquilo, como o banheiro da empresa em que trabalha, por exemplo, e respire profundamente durante alguns minutos.

4 – Concentre-se no Momento Presente

Muitas das reações negativas que se tem estão relacionadas a uma mistura de emoções que combinam o presente com lembranças do passado e pensamentos ansiosos em relação ao futuro. Dessa forma, quando algo te chateia, logo se lembra de uma situação parecida que ocorreu no passado, e acaba criando fantasias que transformam algo simples em uma verdadeira tragédia. Portanto, é importante que aprenda a se concentrar no aqui e agora, que é o momento em que realmente pode agir e fazer a diferença.

5 – Faça da Gratidão um Hábito Diário

Adotar o hábito de ser grato diariamente é um passo importante para ter mais equilíbrio emocional porque faz com que tire o foco das ausências para valorizar as presenças. Uma pessoa que sente gratidão pela sua vida, de uma maneira geral, não dará tanta atenção para coisas pequenas, evitando que elas a afetem e comprometam o seu bem-estar. Por isso, todos os dias antes de dormir, pense em pelo menos três motivos que tem para agradecer. Com o tempo verá o quanto esse exercício irá te ajudar a adotar uma postura positiva e mais equilibrada.

6 – Adote Hábitos Saudáveis

Corpo e mente estão completamente conectados, por isso, quando há algo de errado com um, isso irá automaticamente se refletir no outro. Nesse sentido, procure adotar hábitos que façam bem para você de uma maneira geral, como se alimentar de forma saudável, praticar atividades físicas, dormir bem, evitar guardar mágoas e ressentimentos, cercar-se de pessoas positivas, ter uma rotina organizada, enfim, evitar qualquer tipo de excesso que possa prejudicar a sua qualidade de vida.

7 – Aceite os Seus Sentimentos

Ao buscar o equilíbrio emocional não espere nunca mais sentir raiva, medo ou qualquer outra emoção que, à primeira vista, pareça ruim. Lembre-se sempre do significado da palavra equilíbrio, que é exatamente a estabilidade, ou seja, uma compensação entre os sentimentos positivos e os negativos. Então, a intenção não é a de suprimir emoções, mas sim de aceitá-las, aprender a lidar com elas e utilizá-las ao seu favor, para que tome boas decisões e seja feliz.

Cuidar do seu bem-estar emocional irá te ajudar a desfrutar com mais qualidade de cada dia de sua vida. Quando uma pessoa está emocionalmente equilibrada, ela se torna mais produtiva, motivada, toma decisões com mais sabedoria e chega cada vez mais perto de se tornar a melhor versão de si mesma. Por isso, busque sempre o equilíbrio, em todos os âmbitos da sua vida!