Hoje em dia, é bastante comum vermos especialistas em gestão e recursos humanos falando sobre a importância da contratação de colaboradores considerando a cultura da empresa. É exatamente esse o objetivo do Fit Cultural, um tipo de teste que visa avaliar candidatos adequados ao que a companhia busca.

De acordo com a Harvard Business Review, o Fit Cultural, ou adequação cultural, mede a probabilidade de que um indivíduo seja capaz de se adaptar às principais crenças, atitudes e comportamentos que constituem uma organização.

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer os benefícios desse teste? Continue a leitura e confira!

O que é Fit Cultural?

A cultura de uma empresa dá o direcionamento para a forma como toda a equipe irá se comportar. Assim, a última coisa que uma companhia deve fazer é desperdiçar tempo e recursos contratando profissionais que não concordam com os seus valores organizacionais.

Os processos seletivos, de modo geral, envolvem uma série de custos para uma empresa. Dessa forma, é preciso que sejam muito bem planejados para que tragam resultados satisfatórios e evitem gerar a necessidade de realizar novas seleções em pouco tempo.

O Fit Cultural busca exatamente analisar os candidatos considerando aspectos culturais da organização. Em muitos casos, vale mais a pena contratar um profissional adequado culturalmente, mas não tão experiente, do que outro com um excelente currículo, mas que possui valores conflitantes.

PSC

Como bem disse Peter Schulz, que foi CEO da Porsche, o melhor a fazer é contratar pelo caráter, pois as habilidades poderão ser treinadas depois. Realmente, é muito mais fácil oferecer treinamentos técnicos do que em relação à valores e à cultura organizacional.

Imagine, por exemplo, uma empresa com um forte apelo à causa ambiental, que realiza processos sustentáveis e participa de ações ecológicas. Não faz sentido contratar um profissional que não se importa com essas questões e que tem hábitos nocivos ao meio ambiente.

O que o Fit Cultural avalia?

Quando a empresa determina exatamente o perfil que está buscando, o resultado pode ser um processo seletivo um tanto quanto restrito, que acaba discriminando certos perfis. Quando se trata de Fit Cultural, não há qualquer tipo de discrimação e sim de adequação à cultura.

O que é considerado são pontos comportamentais e experiências anteriores. Esses detalhes, além de serem abordados na entrevista, são observados nas dinâmicas em grupo. Assim, é possível considerar tanto o que o candidato diz de si mesmo quanto o que ele mostra através do seu comportamento nas atividades.

Benefícios do Fit Cultural

Considerar o Fit Cultural nas contratações pode gerar uma série de benefícios para as empresas e os seus colaboradores, acompanhe!

Mais sucesso nas contratações

Uma contratação sempre envolve o risco de o candidato selecionado não ser realmente o ideal para a vaga. Contudo, quanto mais direcionado for o processo seletivo, maiores são as chances de sucesso.

Em muitos casos, os profissionais são qualificados, mas, após contratados, acabam se mostrando avessos à cultura da empresa. Assim, o teste de Fit Cultural visa reduzir ainda mais as chances de contratações equivocadas.

Diminuição da rotatividade de pessoal

A rotatividade é um problema em muitas empresas, pois gera custos para o pagamento de direitos, realização de novos processos seletivos e ainda prejudica o entrosamento da equipe. Com a análise do Fit Cultural é possível reter os talentos e evitar pedidos de demissão frequentes.

Fortalecimento do trabalho em equipe

Embora em uma equipe as pessoas sejam naturalmente diferentes, é necessário que certos valores sejam compartilhados por todos. Quanto esse aspecto é analisado nas entrevistas, são selecionados profissionais com afinidades capazes de fortalecer o entrosamento e o trabalho em equipe.

Redução de custos

Já mencionamos que a realização de muitos processos seletivos gera custos para as empresas. Assim, quanto mais bem sucedidos as seleções são, menos edições precisam ser realizadas, resultados em menos despesas.

Aumento da produtividade e desempenho

Profissionais entrosados e que trabalham bem juntos se tornam muito mais produtivos. Além disso, os resultados se tornam bem mais positivos, pois as atividades são realizadas com entusiasmo.

Como realizar um teste de Fit Cultural?

Agora que já sabe o que é Fit Cultural e quais são os seus benefícios, confira dicas de como realizar esse teste nos processos seletivos da sua empresa.

Defina o Fit Cultural para a vaga

Em primeiro lugar, é preciso definir qual será o Fit Cultural para a vaga em questão. Mesmo que haja um perfil geral, considerando a cultura organizacional, cada cargo tem as suas necessidades.

Enquanto algumas funções requerem profissionais mais concentrados, outras necessitam de maior desenvoltura e facilidade no relacionamento interpessoal. Essa definição fará com que o processo seletivo ocorra de maneira mais bem direcionada e tenha etapas objetivas.

É importante criar um documento com a descrição do Fit Cultural geral e para cada cargo específico. Assim, poderá realizar consultas sempre que necessário e se guiar durante as entrevistas.

Apresente os valores da empresa

Ao longo do processo seletivo, é importante apresentar os valores da empresa aos candidatos, até mesmo para que eles verifiquem se estão de acordo. Às vezes, pode acontecer de alguns perceberem que a oportunidade não era exatamente o que imaginavam e falar isso claramente ou demonstrar através de suas atitudes.

Faça perguntas direcionadas

As perguntas feitas na entrevista devem ser formuladas pensando no Fit Cultural previamente definido. Confira alguns exemplos:

  • O que você sabe a respeito da empresa e por que deseja trabalhar conosco?
  • Quais são as principais habilidades que possui que acredita que possam contribuir para a função?
  • Como seria o seu dia de trabalho ideal no cargo?
  • Quais são as habilidades que deseja adquirir ao longo do próximo ano?
  • Qual foi o maior desafio que já enfrentou em sua trajetória profissional? O que fez para superá-lo?
  • Como costuma lidar quando comete um erro?
  • Acredita que tenha um melhor desempenho trabalhando sozinho ou em equipe?

Já tinha ouvido falar a respeito do Fit Cultural? Como acha que esse teste pode auxiliar a sua empresa nas contratações? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo com os seus amigos que possam se interessar por esse assunto!