Desde a infância e a adolescência, cada pessoa procura compreender a sua identidade, ou seja, quem ela é no mundo e o que a torna única e diferente de todas as outras pessoas. Assim, a identidade de um indivíduo é resultado da sua personalidade, das suas experiências de vida, da sua formação, da cultura em que vive, dos conhecimentos que recebe, das crenças que manifesta, entre outros diversos fatores.

Nesse aspecto, citamos a identidade pessoal. No entanto, também existe a chamada identidade profissional, que nada mais é do que a maneira como aplicamos a nossa identidade geral ao trabalho. Ela também é resultado das nossas escolhas, competências, traços de personalidade e objetivos, mas canalizando todos esses elementos à carreira.

Na sequência, você vai compreender melhor o significado da identidade profissional, a sua importância e os elementos que a constituem. Tenha uma ótima leitura!

Entendendo o conceito

A identidade profissional é um conjunto das características que definem como uma pessoa é em seu contexto de trabalho. Dedicado, autêntico, criativo, líder, dinâmico, calmo, atencioso, empreendedor, proativo, automotivado, bagunceiro, falastrão, desatento, reativo, bom ouvinte, colega, gestor, comunicador — todos esses são alguns dos predicados que são usados para definir quem somos na nossa carreira.

Esses adjetivos não surgem à toa. Eles são resultados da própria personalidade do indivíduo, dos objetivos que definiu, da carreira que escolheu, dos conhecimentos que adquiriu e dos interesses e paixões que manifesta profissionalmente. É importante ressaltar, porém, que nada é definitivo. A identidade de uma pessoa pode passar por algumas alterações, seja em nível pessoal, seja na esfera profissional.

Além disso, é necessário enfatizar que, no mercado de trabalho, há espaço para todo mundo. Algumas atividades demandam determinados perfis, enquanto outras procuram indivíduos completamente diferentes. Portanto, não existe certo ou errado, mas apenas o que é mais ou menos compatível entre o indivíduo e a profissão escolhida.

Os 4 pilares da identidade profissional

PSC

A identidade profissional de uma pessoa é composta por 4 itens essenciais. Você é capaz de identificar os seus?

1. Interesses

O processo vocacional de uma pessoa compõe a sua identidade, o que não passa imune pelos seus interesses, desejos e paixões. A profissão é vista não apenas como uma maneira de obter sustento, mas também de concretizar um propósito e de cumprir uma missão de vida.

Assim, enquanto alguns amam os números, outros se encantam pelas palavras. Enquanto alguns têm a criatividade nas veias, outros se apaixonam por cuidar de outras pessoas. O fato é que os interesses e paixões podem surgir desde a infância ou em qualquer outra idade. O processo de autoconhecimento é o que nos leva a descobrir as atividades e ofícios que amamos.

2. Competências

As competências de uma pessoa são o resultado dos seus talentos naturais, conhecimentos adquiridos, habilidades e atitudes. Além do interesse e da paixão, uma identidade profissional também é composta por competências, isto é, por aquilo que a pessoa sabe fazer com excelência.

Qualquer pessoa pode identificar talentos natos, como algumas crianças já descobrem. Contudo, é somente a experiência prática, somada aos conhecimentos adquiridos que compõem essa identidade. Por isso existem as escolas, as faculdades, os cursos e as empresas. São todas oportunidades de desenvolvimento de competências técnicas.

3. Personalidade e perfil comportamental

Além das competências técnicas que cada profissão exige, também é preciso entender que a identidade do profissional é composta pela sua personalidade e pelo seu perfil comportamental.

Assim, um professor de matemática deverá, obviamente, ser alguém com bom raciocínio lógico e com profundos conhecimentos na área. No entanto, a arte de ensinar também demanda uma determinada postura: de responsabilidade, disciplina, paciência, energia, clareza de comunicação, criatividade e entusiasmo para estimular nos estudantes a motivação para aprender.

Dessa forma, todo profissional deve ter dentro de si não apenas o conhecimento técnico, mas também a sua personalidade e o seu comportamento individual.

4. Objetivos e perspectivas de crescimento

Por fim, como resultado dos itens anteriores, o indivíduo que conhece a si mesmo e a sua identidade profissional certamente será capaz de fazer escolhas. Retomando o exemplo do professor de matemática, ele pode traçar o seu caminho de diferentes maneiras: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, faculdades, aulas particulares, cursinhos pré-vestibular, elaboração de materiais didáticos, e por ai vai.

Os objetivos de uma pessoa revelam aonde ela quer chegar, ou seja, qual o destino que ela deseja dar aos seus interesses, competências e comportamentos. Como os objetivos de carreira de cada pessoa são únicos, eles também compõem a identidade profissional.

Formando a identidade profissional

Que tipo de profissional você é ou deseja ser? Saiba que a nossa identidade profissional está diretamente relacionada à nossa formação familiar, religiosa, cultural, educacional e social. Por isso, também levamos para o ambiente de trabalho os nossos comportamentos e crenças, sendo que eles espelham o nosso caráter, profissionalismo e o modo de pensar e agir.

Quando essas influências são positivas, podemos identificar profissionais comprometidos, respeitosos, autoconfiantes, apaixonados pelo que fazem e que se dedicam, verdadeiramente, à sua profissão. Do contrário, vemos indivíduos que tendem a agir de modo nocivo, criando sempre atritos com os colegas, desrespeitando os horários e prazos e fazendo o seu trabalho sem nenhum compromisso com os resultados e com as pessoas que dependem dele. É apenas uma fonte de salário.

Postura profissional: um convite à reflexão

Profissionais de destaque se tornam referência em suas respectivas áreas de atuação, conquistam respeito e tendem a enriquecer, mas isso não acontece por acaso.  Para chegar ao topo, é preciso foco, empenho, capacitação e aprimoramento contínuos, especialmente no desenvolvimento de habilidades emocionais e comportamentais.

Entretanto, não basta ser apenas bom, se todo o sucesso faz com que a pessoa se torne grosseira, cruel e inacessível. Nesse sentido, além de conhecimento técnico, é essencial que o profissional procure evoluir como ser humano, e desse modo, se torne alguém melhor.

Por isso, é muito importante salientar que para construir uma boa identidade profissional, a pessoa deve estar atenta aos seus comportamentos e atitudes, tanto dentro como fora da empresa em que trabalha. Lembre-se de que, a todo tempo, estamos sendo observados e que as nossas atitudes podem tanto facilitar como prejudicar o nosso sucesso na carreira.

Bons profissionais sabem disso e, por essa razão, investem na melhoria contínua dos seus relacionamentos interpessoais, da comunicação, dos processos de liderança e da gestão efetiva das tarefas e do tempo. Além disso, procuram colaborar com a qualidade do clima organizacional, sendo também mais criativos e empreendedores. Por isso mesmo, as próprias empresas procuram investir nos seus talentos.

E você, ser de luz, que tipo de profissional já é ou pretender ser? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!