Ao longo de nossa vida profissional, a cada ação que realizamos em nosso dia a dia, seja no trabalho ou mesmo nos ambientes pessoais, nós deixamos, de alguma forma, a nossa identidade, uma espécie de marca, que fará com que as pessoas ao nosso redor nos identifiquem com maior facilidade. 

Desenvolver esta identidade é algo que, nós, enquanto profissionais, acabamos fazendo de forma inconsciente, ou seja, não chegamos a pensar, de maneira específica e estratégica, como queremos que as pessoas nos vejam e como queremos deixar a nossa marca nos ambientes pelos quais transitamos. 

Neste sentido, este artigo tem como objetivo, não só falar sobre o conceito de identidade profissional, mas também mostrar a sua importância e como você pode desenvolvê-la, de forma estratégica, para atingir patamares cada vez mais elevados, tanto em sua carreira, quanto em sua vida pessoal

Continue nos acompanhando neste poderosa leitura e confira!

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e baixe meu ebook!

Entendendo o que é identidade profissional

A identidade profissional é um conjunto de características próprias e exclusivas, que fazem com que um indivíduo seja diferente dos demais. Estas características são moldadas de acordo com as relações sociais, profissionais e contextos cotidianos, que vão definindo a identidade ao longo do tempo.

PSC

Trata-se de um conceito que dá  foco aos atributos que consideramos importantes e ideais para nos representar. Este é um tipo de identidade que indica quem somos profissionalmente, não estando necessariamente atrelada somente à ocupação profissional ou à área de atuação, mas à maneira como gostaríamos de ser percebidos e à imagem que queremos passar.

Uma identidade profissional bem estruturada auxilia no alcance da notoriedade e credibilidade de um indivíduo perante o meio em que está inserido, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de sua carreira.

Qual a importância da identidade profissional?

Conforme você pôde acompanhar até aqui, a importância da identidade profissional está no fato de que ela, ao ser bem elaborada e estruturada, acaba por se tornar uma espécie de bússola, que vai direcionar as ações de um indivíduo nas mais diferentes fases de sua vida. 

Um exemplo disso se dá quando terminamos o ensino médio, por exemplo. Nesse momento de nossa vida a identidade profissional vai nos ajudar a decidir se vamos iniciar um curso de graduação, se vamos direto para o mercado de trabalho, ou se seguiremos os dois caminhos simultaneamente. 

Outro momento em que a identidade profissional surge como direcionadora é quando estamos em dúvida sobre os rumos que daremos para a nossa carreira no futuro, ou seja, quando refletimos sobre continuar na área em que atuamos ou se mudamos para algo novo. 

Diante de questões como estas, que são completamente normais na vida de todo e qualquer ser humano, a identidade profissional se torna essencial porque é ela nos dará as ferramentas de que precisamos para tomar as decisões que estejam mais alinhadas com o nosso perfil profissional, bem como com os nossos objetivos pessoais e de carreira.

Assim, entendemos que será por meio deste conceito que conseguiremos alcançar o destaque que tanto buscamos em nossa vida profissional e também na pessoal, obtendo, para isso, os atributos necessários, que nos levarão ao alcance de patamares verdadeiramente elevados em nossa vida como um todo. 

Dicas para construir uma identidade profissional de destaque

Conheça preceitos fundamentais para construção de sua identidade profissional, um fator estratégico que auxilia fortemente a impulsionar sua carreira:

Autoconhecimento

Antes de desenvolver sua identidade profissional, é necessário primeiro olhar para si mesmo e se conhecer. Isso porque a construção deste conceito representativo está muito além de sua formação acadêmica ou profissão que exerce.

É preciso se compreender suas aptidões, atribuições, características, competências e habilidades. A partir deste esclarecimento, é possível ter uma percepção mais ampla e precisa de si mesmo, orientando melhor seus objetivos e planos de carreira.

Visão, missão e valores

As chances de alcançar o sucesso aumentam substancialmente quando você sabe claramente quem você é e quem deseja ser, bem como o motivo, quando e como pode chegar a este estado desejado.

O estabelecimento da visão, missão e valores ajudam a definir estratégias efetivas para orientação das ações necessárias durante sua trajetória profissional.

  • Missão: Razão, motivo de sua existência no mercado em que atua;
  • Visão: Declaração, expressão das metas e objetivos almejados;
  • Valores: Crenças e princípios que regem suas atitudes e comportamentos.

Marketing pessoal

O marketing pessoal é uma eficiente ferramenta, utilizada para promover o fortalecimento da imagem do profissional, de modo que seja reconhecido e valorizado pelo meio do qual faz parte. Esta estratégia leva em conta a ideia de que “quem não é visto, não é lembrado”.

Este é um método que vai muito além das aparências, e é um meio efetivo de fazer-se notado por suas competências, habilidades e qualidades. Trata-se de um modo de apresentar cuidadosamente seus diferenciais em cada ambiente e situação, favorecendo a abertura de portas e oportunidades.

Agora conte-nos, você já conhecia o conceito de identidade profissional? Já têm a sua bem desenvolvida? Deixe nos comentários, para que possamos trocar ideias e experiências sobre este assunto e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos, para que eles também saibam o que é essencial para a construção de uma carreira e vida pessoal de sucesso!